Pesquisar no blog!




CIRPA TRANSFERE 20 MIL ALÉVINOS PARA DESENVOLVIMENTO DA AQUÍCULTURA NA BAHIA

5/28/2010

Deu no XiqueSampa:

Como parte do termo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf, Bahia Pesca e Prefeitura Municipal de Xiquexique, foi realizada, nesta terça-feira, 26 de maio, a transferência de 20 mil alevinos da espécie tilápia, linhagem GIFT, do CIRPA - Centro de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xiquexique para a Bahia Pesca. O material genético foi produzido no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, em Alagoas, e transferido para o Centro Integrado de Xiquexique .


Com essa ação, será permitida a renovação dos plantéis das estações de piscicultura da Bahia Pesca, contribuindo para promover a difusão tecnológica aliada ao desenvolvimento da aquicultura no estado, que é atualmente o quarto produtor de tilápia no país e o segundo na região Nordeste .

Na solenidade de entrega dos peixes, houve a participação de representantes de órgãos estaduais, federais, municipais e filantrópicos, além de personalidades políticas de Xiquexique. Houve também palestra sobre as ações realizadas no primeiro ano de funcionamento do Centro Integrado de Xiquexique, em seguida visita às suas instalações .

Para funcionamento e operação do CIRPA, além da parceria com a Bahia Pesca, a Codevasf conta o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Xiquexique.

A espécie tilápia, linhagem GIFT, foi desenvolvida na Malásia e trazida ao Brasil, por iniciativa do governo federal através da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (atual Ministério da Pesca e Aquicultura), para a Universidade Estadual de Maringá, referência nos estudos relacionados à aquicultura.

A Codevasf trouxe espécimes da Universidade para os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Gorutuba, em Minas Gerais, e Itiúba, aonde vêm sendo realizados trabalhos de reprodução e produção. A tilápia GIFT apresenta alta rentabilidade para os produtores em razão do percentual de filé obtido. A Codevasf, a partir de ações de transferência como essa em parceria com a Bahia Pesca, objetiva melhorar a produção do pescado na região em que atua e reduzir a pressão sobre os estoques pesqueiros .

FONTE : JORGE PINHEIRO MEIRA .

2 comentários:

ANDERSON NOVAIS, JUAZEIRO BA . disse...

Recentemente várias espécieis foram doadas da Bahia Pesca para uma Psicultura em Ananideua no Pará, os alévinos foram trsnsportados por mais de 10 horas de viagem entre antre transporte terrestre e máritimo .

Parabéns a todos pela matéria.

28/5/10 13:31
Anônimo disse...

Mais uma vez Gal transcreve uma matéria com modificações da original.
No blog Xiquesampa o nome de Xique-Xique é com hífen e aqui foi mudado.
Isso não pode! É ilegal!
É transcrição.

29/5/10 07:22

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!