Apresentar ações e resultados nas diversas cadeias produtivas da região de Irecê como a Olericultura, Bovinocultura, Apicultura, Agricultura - milho, mamona e sorgo -, Caprinocultura, Fruticultura, Piscicultura, Mandiocultura e Artesanato. Esse é o objetivo da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), durante a Feira da Agricultura Familiar que acontece hoje (07), às 8 horas, na praça central de Irecê e nas dependências do Ginásio de Esportes do município. A estimativa é que mil agricultores familiares participem do evento.
De acordo com o presidente da EBDA, Emerson Leal, a feira tem o intuito de apresentar aos agricultores familiares atividades agrícolas que se ajustem às peculiaridades de cada região, respeitando o meio ambiente. “A missão da empresa é a promoção do desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, viabilizando as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, e esse tipo de evento torna-se um grande catalisador dentro desse processo”, explicou o presidente.
Simultaneamente às atividades realizadas pela EBDA, acontecerão na feira palestras temáticas, emissão de documentos civis e trabalhistas, entrega de títulos de propriedade e de arcas das letras, renegociação de dívidas, apresentação do Programa Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), além de inaugurações e entregas de equipamentos, que estão entre as atrações do Dia da Agricultura.
Para o gerente regional da EBDA em Irecê, Joelson Matos, “a empresa em conjunto com as demais instituições, apresentarão ações exitosas dentro da política pública agrária, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, inclusive a formatação de propostas de aperfeiçoamento do Pronaf para o corrente ano”, explicou o gerente.
Os técnicos da empresa estarão à disposição dos visitantes repassando informações sobre as principais cadeias produtivas da região, entregando DAP`s aos agricultores familiares, como também expondo a fabricação de doces feitos com frutas nativas.
A feira também conta com os estandes do BNB (banco itinerante), CONAB, Prefeitura Municipal de Irecê, MDA, CODEVASF, FETAG/Sindicato, Grupo de Apoio e de Resistência Rural e Ambiental (GARRA), com produtos agroecológicos, além do stand de ações sociais com a emissão de documentos (Carteira de trabalho, CPF e emissão de bloco de notas).
Fonte: EBDA
Fonte: EBDA
8 comentários:
Que pena que nossa cidade não pode fazer isso. Banhada pelo São Francisco e passando uma vergonha dessas.
7/5/10 10:34Xique-Xique do já teve.
7/5/10 10:42Podem votar em reinaldo braga e reinaldinho que ele vão trazer, é porque eles tem pouco tempo no poder e ai não tempo fazer ainda.
O maior dos absurdos, é ver tanta terra improdutiva à margenas do São Franciso! É vergonhoso saber que não temos Secretaria da Agricultura e se existe é apenas no papel. Por outro lado, é notório o desinteresse dos nossos conterrâneos, acostumados a descansar eternamente em berço esplêndido.
7/5/10 10:59Todos comentários acima são de Geraldão, eu o conheço, sou vizinho dele, é uma pessoa frustada que nunca plantou um pé de maxixe e ainda se intitula de agricultor?
7/5/10 13:57Vai morar em Irecê Geraldão!
Os Geraldões daqui nunca se deram bem! Tou avisando!
impressionante como, quando não há argumentos, atacam a pessoa dos outros. Será que não aparece um da situação que saiba defender o seu lado com fatos e argumentos coerentes? ou é porque eles não existem?
7/5/10 14:05Essa referência de não ter plantado um pé de MAXIXE se refere ao braga, não tente mudar o rumo das coisas.
7/5/10 16:05Este cara que é vizinho de Geraldo é vidente, ele sabe quando Geraldo ta digitando. kkkkkkkkkkkkk
ATENÇÃO, NOVO ENDEREÇO DO BLOG DO ZECA
9/5/10 07:45www.blogdozeca100.blogspot.com
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!