Pesquisar no blog!




Projeto Baixio: Um novo Oeste, a nova fronteira do agronegócio.

5/30/2010

A Revista Estados do Jornal Valor Econômico do mês de Maio/2010. Relata o compasso acelerado do Estado da Bahia, e o projeto Baixio do Irecê: Um novo Oeste, a nova fronteira do agronegócio.


Com edital de licitação previsto para Outubro, está sendo preparado pelo Governo Federal o maior projeto de irrigação a ser estruturado por meio de uma Parceria Pública-Privada, (PPP): o projto Baixio de Irecê, com 60 mil hectares para irrigação nos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu, na Bahia.

Foram cinco anos de estudos até se chegar ao modelo de concessão, pelo qual pretende-se levar alta tecnologia para o interior da Bahia e transformar Xique-Xique e Itaguaçu em um grade pólo de agrucultura irrigada.

O impacto social do projeto será imenso. A produção deve empregar até 60 mil trabalhadores rurais. O número de pessoas com carteira assinada pode crescer até 132,4%.

As culturas irrigadas, consequentemente, também trarão outras indústrias para a região. Fábricas de embalagens, unidades de suco congelado e concentrado devem se interressar em abrir negócios no Baixio de Irecê. Até 28,7 mil vagas de atividades econômicas diversas podem ser criadas. Por ano, os produtos finais gerados na região poderão atingir um valor de aproximadamente 1 bilhão de Reais,o que corresponde a mais de 60% do PIB do território de Irecê, formado por 20 municípios vizinhos.

Fonte Valor Econômico Estados, edição Maio/2010.

1 comentários:

Anônimo disse...

o destino mais uma vez nos empurra para a agricultura. até quando o atual prefeito continuará dando as costas para esse importante, e vital, setor da nossa economia? será que a inteção é fazer com que o povo esqueça a omissão que seu pai teve para com xique xique quando foi secretário estadual de agricultura? não consiguirá. durante muito tempo o dinheiro HONESTO ainda virá, em nossa cidade, da agricultura. se não nos prepararmos para esse destino natural, certamente perderemos mais uma vez o bonde da história e o baixio será ocupado por trabalhadores de outras cidades. é um erro dá as costas para a agricultura em xique xique. que pena.

30/5/10 16:14

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!