Depois de observadas imensas áreas de carnaúbas inexploradas na região da bacia do Rio São Francisco, dentre estas áreas Xiquexique, o governador Jaques Wagner, através da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) pretende regulamentar a produção de cera de carnaúba no estado e a posterior implantação de unidade industrial de processamento do pó extraído da palha desta nobre planta.
Assim, acontecerá dia de 06 de maio as 10:00 horas da manhã no povoado de Saco dos Bois no município de Xiquexique o encontro com representantes do governo do estado, sociedade civil, empresários locais e nacionais, membros de associações de agricultores familiares para debaterem sobre o projeto.
Assim, acontecerá dia de 06 de maio as 10:00 horas da manhã no povoado de Saco dos Bois no município de Xiquexique o encontro com representantes do governo do estado, sociedade civil, empresários locais e nacionais, membros de associações de agricultores familiares para debaterem sobre o projeto.

10 comentários:
Xique-Xiquenses, cuidado, não vão embarcar nesta canoa furada, isto é puro factóide e mentira deste governador promessa na campanha eleitoral. Depois das eleições tudo isto será esquecido. Cera de carnaúba não tem mais utilidade depois da evolução da petroquimica.
2/5/10 07:49Se for factóide, o primeiro a anuncia-lo foi o prefeito municipal de Xique-Xique, que em 24/3/10, postou no seu blog a matéria abaixo:
2/5/10 09:11"Carnaúba
Entre os dias 7 e 9 de Abril, a Prefeitura de Xique-Xique irá receber técnicos da Secretaria de Integração Regional do Governo do Estado que irão iniciar os trabalhos para a criação de uma cooperativa visando a instalação de uma usina de beneficiamento da palha da carnaúba.
Os técnicos irão coletar novos dados, mapear os carnaubais e conversar com proprietários de fazendas que possuem carnaúbas, ao longo da estrada Xique-Xique / Barra.
Segundo Dr. Herbert, assessor técnico da Secretaria, esses são os primeiros passos para que a nossa região possa utilizar o potencial dos carnaubais e gerar emprego e renda para a população.
Por Reinaldo Braga Filho em 24.3.10 14 comentários"
Naquele momento era UMA REALIDADE. Agora que trocamos de lado, passa ser factóide. Os tempos mudam e as opiniões também.
Se o povo admite isso de seu ALCAIDE, então merece essa oligarquia BRAGA, uma das mais perversas da Bahia, explorando o povo dessa cidade a mais de 30 anos.
Mude companheiro, para que a cidade possa mudar também.
A carnauba não esta em desuso, esixtem várias utilidades para ela!
2/5/10 09:51Seu emprego industrial abrange diversas áreas devido às características da cera, a qual após ser refinada, conforme as variadas classificações, é utilizada na fabricação de produtos farmacêuticos, cosméticos, filmes plásticos e fotográficos. Participando ainda, na composição de revestimentos, impermeabilizantes, lubrificantes, vernizes, na confecção de chips, tonners, códigos de barras e na industria alimentícia.
Da cera de carnaúba, à exemplo da cera existente nas folhas e no caule da cana de açúcar, da alfafa e da cera de abelha, entre outros, pode-se obter um álcool alifático ( Triacantanol-TRIA) que influencia o crescimento e produtividade de várias espécies hortícolas, frutíferas e ornamentais. Esta substância pode ser utilizada na área médica como poderoso inibidor da peroxidação dos lipídios, podendo exercer efeitos anti-inflamatórios. (http://www.seagri.ce.gov.br/carnauba.htm)
Vc que escreveu logo acima, tá beleza muito bonito muito bem escrito, muita quimica organica. Agora eu aposto o que vc quizer como isto é promessa de campanha e depois das eleições não se fala mais nisso. A unica resposta que podem dar será: A cera de xique-xique não tem estas caracteristicas que vc citou acima e pelo contrário nem vão analisar. O secretário desta secretaria chama-se Edmon Lucas, bom de conversa e nada de realizações.
2/5/10 11:12Estou defendendo a Carnauba, meu camarada das 11:12 h. Se o projeto será concretizado ou não, isso sinceramente eu não posso afirmar.
2/5/10 11:46Também, sou cetico, em relação as promessas dos nossos representantes, mas cabe a nós e aos nossos representantes(prefeito, vereadores e deputados) cobrarem o cumprimento dessas promessas. Espero, que tenha esclarecido minha posição em favor desse nobre vegetal que é a carnauba. Infelizmente nossos representantes não são tão nobres e deles pouco se pode extrair.
QUE PESSIMISMO, DEIXEM VIM AS COISAS VOCES TORCEM CONTRA ASUA PROPRIA CIDADE QUE COISA FEIA!
2/5/10 22:51Não, não torcemos contra nossa terra. Sonhamos com seu progresso, mas infelizmente já estamos cansados de promessas. Oxalá que essas promessas sejam concretizadas.
3/5/10 08:10se o deputado fosse creditado como o "pai da criança" acredito que algumas opiniões aqui seriam diferentes
3/5/10 12:02Se fosse projeto do deputado, aí sim, que não acreditaria mesmo!
4/5/10 11:09Realmente se fosse coisa do deputado, acabaria como a escola agrotécnica...
5/5/10 12:52Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!