Pesquisar no blog!




Você sabe quanto a prefeitura já recebeu e quanto gastou?

8/27/2010

Após seis anos de administração do atual prefeito, Reinaldo Braga Filho, na qual não sabemos com exatidão quanto, como e onde são empregados os valores recebidos pela administração municipal, vale levantar o seguinte questionamento: será que o xiquexiquense tem a noção exata dos valores recebidos e gastos pela prefeitura?

Antes é necessário colocar os valores na mesa: atualmente a prefeitura municipal recebe algo em torno de 4 milhões/mês, perfazendo um total de 32 milhões somente em 2010. Somando-se esses valores aos dos cinco anos anteriores, temos o seguinte: numa conta generosa suponhamos que a prefeitura recebesse 3 milhões/mês nos anos anteriores, rendendo 36 milhões por ano. Calculando os cinco anos anteriores, 180 milhões, com a renda do ano em curso, 32 milhões, temos que a prefeitura recebeu, na atual administração, 212 milhões de reais em quase seis anos.


Vamos agora levar em consideração as obras, lembrando que as suposições de valores serão generosas e sem levar em consideração as parcerias que existem em diversos casos, do governo federal e/ou estadual. Considerando-se as obras pequenas (reformas, escolas de pequeno porte, praças) num valor médio de 50 mil reais, mais as obras de médio porte (calçamento, postos de saúde) de até 200 mil reais, e finalizando com as obras de grande porte (creches, secretarias) com valores de 400 mil reais. Se nesses anos todos houve 100 obras, com 50% delas de pequeno porte, 40% de médio porte e 10% de grande porte, poderíamos chegar a algo em torno de 10 milhões de reais. Sendo ainda mais generosos com a atual administração, podemos dobrar esse número e considerar que a prefeitura já gastou 20 milhões de reais com obras, em números inflados e sem contar com verbas externas.


Portanto, de 20 milhões de reais em obras para um montante de 212 milhões de arrecadação, existe uma diferença enorme. Não se questiona aqui o que já foi feito, mas sim do que poderia ser feito com tanto dinheiro.


As obras são anunciadas aos quatro cantos, com grande publicidade e com direito a shows musicais para impressionar a população. Mas em nenhum momento é mencionado o valor de cada obra.


Qual a finalidade disso?


É justamente tirar a percepção do que é gasto em relação ao que é arrecadado. O importante é mostrar que foi feito, não importando o custo. Da mesma forma que satisfações não são dadas, questionamentos não são feitos e vemos pessoas aumentarem seu poder aquisitivo de forma impressionante. E para reforçar a sensação de bem estar, basta estar nas filas dos bancos em dia de pagamento da folha da prefeitura, onde vemos a satisfação de cada família ao sacar o seu salário.


O leitor pode achar a matéria acima sem sentido, pois ela pode demonstrar que os números são imprecisos e não correspondem a realidade. Ele tem razão, mas cabe questionar: como saber a realidade sem haver prestação de contas?

1 comentários:

Zeca de Custódio disse...

É para não revelar esses e outros valores que o prefeito não coloca os dados (receitas e despesas) da PMXX na internet, como já fazem vários prefeitos da região (Barra, Irecê, etc...). Aos poucos os números vão aparecendo e por mais que S. Excia. queira escondê-los, o povo vai acabar sabendo, um belo dia o REI vai se dar conta que está nu.
Aliás não entendemos porque o prefeito enfrenta a possibilidade do desgaste político, sonegando ou dificultando esta informação, se não tem nada a esconder. Ou será que tem muito a esconder, como dizem certas línguas ferinas?
Todas as vezes que se toca no assunto, o prefeito diz que os documentos estão na prefeitura, à disposição de qualquer cidadão. A gente pergunta: quem garante que vão nos mostrar TODOS os documentos?
Ou será que tem muito a esconder, como dizem certas línguas ferinas?
Com a palavra, quem de direito for.

27/8/10 08:09

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!