Pesquisar no blog!




ATOS E FATOS DO PODER LEGISLATIVO

9/12/2010



Presentes todos os vereadores. Lida e aprovada a Ata da sessão anterior. Inicialmente foi feito um minuto de silêncio pelo falecimento de Ismael de Castro Laranjeira.

Numa questão de ordem o vereador Esermilson faz um requerimento verbal, tentando justificar a falta dos vereadores. Segundo o vereador foi uma coincidência “um ou outro faltar” (1) à sessão de 03/09/2010. O presidente informou que aquela sessão de 10/09, visava exatamente repor a sessão não realizada em 03/09. Resta agora saber quando será a reposição da sessão de 10/09.
Começa a leitura do material de expediente, com várias indicações, dentre as quais uma visando a contratação de um médico Urologista, para integrar o grupo de médicos municipais. Uma proposta para concessão do título de cidadão Xiquexiquense, ao Dr. João Silva Rocha Filho, diretor da UNEB, pela sua grande contribuição à educação em nosso município (2). Lido diversos pareceres das comissões. Indicação para a construção de um prédio escolar no povoado de Nova Utinga do vereador Eliecy Tarrão.

Cedida a palavra por 4 minutos ao vereador Nino Meira. Falou sobre a atual administração municipal, dizendo que na Barra, alguns povoados têm inveja da administração atual em Xiquexique. Dedicou o seu resto de tempo a reclamar das fotos suas, tiradas de costas, e publicadas no Blog do Zeca. Indignado, considerou uma afronta, uma covardia(3) da oposição.

O vereador Esermilson parabenizou o vereador Nino, por ser a primeira vez que vê o vereador Nino Meira usando a “ortografia” e gramática corretas(4).

O vereador Padeirinho criticou as fortes palavras do vereador Nino Meira. Replicando, o vereador Nino Meira tentou amenizar suas declarações.

Aparteando também, a vereadora Marisete também reclamou das fotos tiradas pelas costas, e que alguém fez um comentário desairoso à sua pessoa. Foi justa com o administrador do Blog do Zeca, isentando-o da culpa pelo comentário.

Por sua vez, o vereador Mirlan (5), que comparou a foto tomada pelas costas, como uma “imagem anônima” (sic) e tomou as dores de seus colegas. “Oposição se faz com responsabilidade”. “Não se faz oposição na pegada de um mouse nas madrugadas ...em microfones piratas”.
Passando à Ordem do Dia.

Moção de pesar pela morte de Ismael Laranjeiras, aprovada, e com a declaração de voto do vereador Eliecy, que teceu loas à família e ao próprio falecido.

Aprovado a concessão da comenda Raul Braga ao desembargador Robério Braga, de iniciativa do vereador Nino Meira.

Indicação do vereador Padeirinho, sugerindo ao prefeito a construção de uma lavanderia pública no bairro de Senhor do Bonfim e outra na Ponta da Ilha, visando gerar empregos para pessoas pobres que vivem de lavar roupas para terceiros, aprovadas.

Indicação do vereador Zezinho das Baterias, ao prefeito, sugerindo a perfuração de um poço artesiano na Ilha da Esperança, que na seca fica distante do rio, obrigando as pessoas a andar quilômetros para se abastecer de água.

Aparteando, o vereador Tantão instou que se termine o poço da ilha do Pestana, que foi suspenso por problemas na perfuração. O vereador Zezinho das Baterias informou que o poço já foi concluído com êxito, produzindo água com qualidade e quantidade.

O vereador Padeirinho observou que a PMXX deveria pensar em adquirir uma máquina perfuratriz, que pudesse cavar esses poços, e que desse prioridade aos povoados da caatinga, onde a falta d’água é mais comum. Na discussão, várias opiniões, como a do vereador Eliecy, dizendo que por lei, o poder público não se pode tirar água do rio, diretamente para o consumo humano, porque a água do ria está contaminada, daí a necessidade de poços artesianos, mesmo em povoados que estão à beira do rio.

O vereador Padeirinho lembrou que já tinha comentado esse assunto na CV. E a sessão foi encerrada, mas foi reaberta por insistência do vereador Esermilson Rocha, (6) que insistiu em falar de assuntos pessoais. E começou dizendo que a imprensa coloca fatos não verídicos. Que depois de ter lido a longa relação das obras municipais, “foi postado no Blog do Zeca” VPS-vereador puxa-saco. Insistiu que o prefeito, em Xiquexique, tem uma popularidade de maior que a de Lula”. Falou ainda que o “irresponsável do GG, lá do Tocantins, de maneira anônima, o chamou de Vereador Gazeteiro. Fez comentários ao critério adotado pelo Blog do Zeca, que “deleta os comentários que não lhe são favoráveis”. Aproveitou para informar que a ação judicial que o acusava de compra de voto em troca de uma bicicleta, foi julgada a seu favor. Informou ainda que vai entrar com uma ação solicitando uma indenização de R$ 100 mil contra o seu detrator. E finalmente a sessão foi encerrada.

COMENTÁRIOS DO BZ
(1) – O vereador Esermilson está usando de sofisma para dizer que a sessão legislativa de 03/09, não foi realizada por uma “coincidência”. Não acreditamos e nem concordamos, a menos que se queira convencer de que todos os faltantes, a maioria, que não permitiu o quorum para a realização da sessão de 03/09, tiveram exatamente a mesma razão, por uma enorme coincidência. Os vereadores, sabiam de sobra, que naquele dia iriam à feira, acompanhando o seu CHEFE. Ao menos que assumam que este foi o motivo e não tentem outra desculpa para iludir o povo.
(2) – A homenagem é merecida.
(3) – Quanto às colocações do vereador Nino Meira, queremos apenas dizer que: não tiramos as fotos, mas nos responsabilizamos pela sua publicação no Blog; se o “fotógrafo” teve medo de tirar as fotografias pela frente, o vereador deveria se perguntar qual a razão desse medo? Por que ou de que essa pessoa tem medo; aproveitamos a oportunidade para informar ao vereador, que muitas pessoas nesta cidade, morrem de medo dos poderosos como o vereador. Será que algume aí sabe o porque desse mdo? Como pessoa pública que é, o vereador Nino Meira, pode ser fotografado em público, por qualquer pessoa, de qualquer ângulo, por isso não entendemos e nem aceitamos a sua indignação; para concluir, gostaríamos de dizer ao vereador que, o povo do qual somos parte, é que tem direito de ficar indignado, pelo fato do vereador ter deixado de lado o seu trabalho, para o qual é remunerado com dinheiro público, para ter ido atender a um compromisso privado. Isso sim, é motivo de legítima indignação.
(4) Não entendemos porque o vereador Esermilson disse ser a primeira vez que vê o Vereador Nino Meira "falar ortográficamente” (sic) correto.
(5) Ao vereador Mirlan de Oliveira devemos declarar que até esta data desconhecíamos “imagem anônima”. Concordamos que qualquer atuação política, oposição ou situação, deva ser feita com responsabilidade e competência, e acima de tudo sem bajulações. É o que estamos tentando fazer. Quanto à hora em que trabalhamos, cada um escolhe o momento que lhe é mais interessante. Não temos chefes e nem satisfações a dar a ninguém. Somos livres. Não entendemos a referência à microfones piratas, pois os únicos que utilizamos são os da rádio Cactus, que é legal. Rádio pirata é aquela que atua fora da freqüência que lhe foi autorizada. Tenha mais responsabilidade vereador Mirlan.
(6) Quanto a fala final do vereador Esermilson, temos a dizer que a expresssão que colocamos no Blog do Zeca não é VPS, mas CPS-Cordão dos Puxa Saco. Não vamos defender o GG porque ele próprio sabe se defender, se é que isso vai lhe interessar. Quanto a estarmos deletando comentários, confirmamos essa prática, mas só o fazemos quando o comentário é anônimo e tenta desmerecer alguém. Se o vereador quiser postar alguma coisa, de modo perfeitamente identificado, de modo a assumir a inteira responsabilidade, o BZ desde já lhe abre todo espaço que deseje. E por último vereador, a credibilidade de um veículo de comunicação interativo, no caso o BZ, não está nas postagens, a maioria delas de baixa qualidade e anônimas. Seria o “rabo abanando o cachorro”. A credibilidade e a aceitação, está na parte oficial, escrita com esmero, com um português correto, com assuntos pertinentes, ilustrações interessantes, uma questão de competência e conhecimento. Aqui é o cachorro que abana o rabo. O senhor é apenas mais uma vivandeira, a desejar (sem sucesso) o nosso insucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!