Com relação ao material veiculado no horário político reservado à candidatura de oposição no dia 26/10, informamos que as obras do Projeto São Francisco jamais sofreram paralisação. As imagens apresentadas no referido programa político são antigas e tendenciosas.
É preciso primeiramente esclarecer que numa grande obra como a transposição do rio São Francisco, com mais de 700 km de canais, túneis, aquedutos e 9 grandes estações de bombeamento, encontrem-se frentes de obras em diversos estágios de execução e em consonância com o planejamento de avanço de obra, sendo absolutamente natural a coexistência de trechos de obras em fase de conclusão, outros em franco avanço e outros em etapas iniciais.
As imagens de obras “paralisadas” em um aqueduto referem-se à lote de obras que inclui canais. O Consórcio responsável concluiu os pilares e avança nas obras de canais, completando posteriormente a estrutura do aqueduto absolutamente dentro do planejamento da obra.
Hoje a obra emprega diretamente, como um todo, 7.721 trabalhadores. Não existe demissão em massa. Como em qualquer obra, as empresas contratadas para executá-la podem aumentar ou diminuir a quantidade de trabalhadores, em função de seus cronogramas de serviços. Importante enfatizar que grande parte dos trabalhadores que são natural e sazonalmente desmobilizados nas obras do Projeto São Francisco tem sido absorvidos pelas frentes de obras da Ferrovia Transnordestina, que avança na mesma região, próxima a Salgueiro/PE.
O Eixo Norte, em construção, não possui, como afirmado, 540 km e sim 426 km. Destes, estão em obras 380 km distribuídos em oito lotes. O avanço das obras do Eixo Norte é da ordem de 44% e não de 12%. A conclusão deste canal está prevista para dezembro de 2012.
Já o Eixo Leste tem todos os seus lotes em obras, já atingindo um avanço físico de 67% e não de 24%, conforme veiculado e será concluído entrando em operação em junho de 2011.
Quanto às máquinas paradas, é possível que, no universo de 3.155 máquinas e equipamentos, existam na obra algumas em manutenção ou até mesmo paradas no horário de descanso e de almoço dos operários.
Ministério da Integração Nacional
É preciso primeiramente esclarecer que numa grande obra como a transposição do rio São Francisco, com mais de 700 km de canais, túneis, aquedutos e 9 grandes estações de bombeamento, encontrem-se frentes de obras em diversos estágios de execução e em consonância com o planejamento de avanço de obra, sendo absolutamente natural a coexistência de trechos de obras em fase de conclusão, outros em franco avanço e outros em etapas iniciais.
As imagens de obras “paralisadas” em um aqueduto referem-se à lote de obras que inclui canais. O Consórcio responsável concluiu os pilares e avança nas obras de canais, completando posteriormente a estrutura do aqueduto absolutamente dentro do planejamento da obra.
Hoje a obra emprega diretamente, como um todo, 7.721 trabalhadores. Não existe demissão em massa. Como em qualquer obra, as empresas contratadas para executá-la podem aumentar ou diminuir a quantidade de trabalhadores, em função de seus cronogramas de serviços. Importante enfatizar que grande parte dos trabalhadores que são natural e sazonalmente desmobilizados nas obras do Projeto São Francisco tem sido absorvidos pelas frentes de obras da Ferrovia Transnordestina, que avança na mesma região, próxima a Salgueiro/PE.
O Eixo Norte, em construção, não possui, como afirmado, 540 km e sim 426 km. Destes, estão em obras 380 km distribuídos em oito lotes. O avanço das obras do Eixo Norte é da ordem de 44% e não de 12%. A conclusão deste canal está prevista para dezembro de 2012.
Já o Eixo Leste tem todos os seus lotes em obras, já atingindo um avanço físico de 67% e não de 24%, conforme veiculado e será concluído entrando em operação em junho de 2011.
Quanto às máquinas paradas, é possível que, no universo de 3.155 máquinas e equipamentos, existam na obra algumas em manutenção ou até mesmo paradas no horário de descanso e de almoço dos operários.
Ministério da Integração Nacional


2 comentários:
É um maravilhoso trabalho executado para beneficiar a todos os Brasileiros. Não só aos nossos irmãos nordestinos, por que eles são Brasileiros muito trabalhadores e dignos. Parte da água do rio São Francisco irá beneficiar muito na região da seca, que vem desde o Brasil Imperial. o Presidente Lula está de parabéns, é um verdadeiro Herói por ter tomado esta iniciativa. Enquanto os outros ó enrolam, satisfazendo o interesse de poucos, que exploram a Industria da seca. Cujo os quis não possui interesse nesta obra do milênio. Quanto a água existente no planeta Terra é a mesma que molhava os grandes Titãs os Dinossauros, o interessante que a água existente no planeta terra até aumenta, trazidas por corpos celestes (cometas, meteoritos). A Água nunca irá acabar, mas isso não significa que deveremos tomar cuidado com nossos aquíferos e mananciais e não contaminar o solo, tomar cuidado com os inseticidas para que os mesmos não contaminem nossos rios, aquíferos e mananciais pois o tratamento será muito caro. Os indivíduos também deveriam utilizar amais a água da chuva coletando em reservatórios residenciais, água da maquina de lavar roupa para descarga e deveriam receber intensivo do governo por isso. Mas voltando a transposição de uma pequena parte do velho chico, tomara que irá beneficiar produções familiares ai seremos todos beneficiados com a água virtual. E parabenizo a presidenta por estar tocando as obras com afinco o nome deste canal deveria ser Presidente Lula o Grande Brasileiro.
5/8/11 21:29Manoel Elias
Aluno da UNIABC SP
Bacharelado em Química
Esta é a obra do seculo.
8/8/11 13:14Postar um comentário
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