Os engenheiros do exército norte-americano visitaram, na última semana, as obras dos Eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Os norte-americanos surpreenderam-se com a dimensão dos trabalhos realizados no Projeto São Francisco. “Ficamos muito interessados na construção destes canais e como serão utilizados para o transporte de água. Levar água para um local onde ela não existe é também uma preocupação nos Estados Unidos da América. É muito importante esta integração que está sendo feita aqui entre obra e o meio ambiente”, ressaltou o Tenente General Robert L. Van Antwerp.
A comitiva estava composta por 24 pessoas, dentre elas Generais, Coronéis e Majores do Exército Brasileiro; Tenente General, Major General e Sargento Mohr do Corpo de Engenharia do exército americano, por representantes da ANTAQ e do Ministério da Integração Nacional. Eles sobrevoaram trechos da obra e visitaram os canais de aproximação, as Barragens Areias e Tucutu, a Vila Produtiva Rural de Uri e os dois Batalhões de Engenharia de Construção do exército brasileiro, nos Eixos Norte e Leste.
“É gratificante e essencial o empenho dispensado pelo ministro da Integração Nacional, João Santana, nesta grande obra”, destacaram os Generais do exército brasileiro Ítalo Fortes Avena, Jorge Ernesto Pinto Fraxe e Vicente Gonçalves Magalhães.
Na ocasião, o diretor do Projeto São Francisco, Frederico Fernandes, congratulou o exército brasileiro pelo compromisso e responsabilidade na execução das obras.
O Projeto São Francisco é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que garantiu mais de R$ 5 bilhões para suas obras, estudos, projetos e demais ações, que engloba a construção de dois canais: o Eixo Norte, com 402 quilômetros, e o Eixo Leste, com 220 quilômetros. A obra beneficiará uma população estimada de 12 milhões de habitantes, além de gerar emprego e promover a inclusão social.
Integração
A visita teve como objetivo conhecer as técnicas de engenharia utilizadas e a forma de gerenciamento dos recursos hídricos da obra. O encontro faz parte do protocolo que será firmado visando o intercâmbio de conhecimento e tecnologia entre o exército americano e o brasileiro. “Estamos fechando o maior acordo de cooperação de transferência de conhecimento em recursos hídricos. Será uma espécie de protocolo entre o exército brasileiro, o americano e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)”, explicou o General de exército brasileiro, Ítalo Fortes Avena.
“Esta visita é uma oportunidade de aprendizado para compartilharmos com os países que possuem questões e metas em comum, como a água e a gestão dos recursos hídricos”, afirmou o chefe do Corpo de Engenheiros do exército americano, Tenente General Robert L. Van Antwerp.
1 comentários:
ENQUANTO XIQUE XIQUE IRÁ BENEFICIAR A REGEIÃO E EM CONTRA PARTIDA NAUM SERÁ BENEFICIADO NEM COM UMA ESTRADA ATÉ O BAIXIO DE IRECÊ. CADA A OPOSIÇÃO? CADÊ A SITUAÇÃO? DEVEMOS FAZER UM ATO PUBLICO EM PROL PELO MENOS DESSE BENEFICIO. CAMINHADAS, COLOCAR NA TV, ASSEMBLEIA COM GOVERNADOR OU ATÉ MESMO INTERROMPER AS OBRAS COMO FORMA DE PROTESTO. XIQUE XIQUE MAIS UMA VEZ SAI PERDENDO. ACORA POVO ESTÁ CLARO Q SÓ REGREDIMOS. CADE A SOCIEDADE, MUITA GENTE NÃO SABE QUE A ESTRADA NÃO PASSARA POR XIQUE XIQUE VAMOS COLOCAR ISSO PARA A POPULAÇÃO. QUEREMOS UMA POSIÇÃO DO GOVERNO OPOSIÇÃO, AFINAL WAGNER E DILMA FORAM MUITO BEM VOTADOS AQUI.
7/12/10 12:24Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!