A Câmara analisa uma proposta do deputado José Carlos Araújo (PDT-BA) que proíbe o cônjuge ou parente do candidato a presidente da República, governador, prefeito ou senador de ser inscrito, na mesma chapa, como vice ou suplente.
Na prática, segundo o texto, não poderão ser eleitas chapas em que os titulares dos Executivos e seus vices sejam parentes ou cônjuges. A mesma regra valerá para os senadores e os seus respectivos suplentes.
Pela proposta, estarão proibidos de participar das chapas os parentes consanguíneos ou afins até o segundo grau ou por adoção. A ideia, segundo Araújo, é impedir que a vaga de presidente, governador, prefeito ou senador seja ocupada pelo cônjuge ou por um parente do titular no caso de vacância.
"As críticas a esses casos são frequentes, considerando que o mandato outorgado ao titular muitas vezes é estendido ao suplente, cônjuge ou parente e usado como instrumento de negociação, de acordo com conveniências pessoais. Há casos que chegam a ensejar a formação de clãs políticos familiares, uma forma de caracterização do nepotismo político viabilizado eleitoralmente", afirmou o deputado.
Para Araújo, o problema é "ainda mais reprovável" no caso do Senado, já que, segundo ele, o nome do suplente só é amplamente divulgado quando ele assume o cargo de senador. "Ou seja, o eleitor não sabe que, ao eleger um senador ou senadora, poderá estar na verdade conduzindo ao cargo a sua esposa, marido ou parente."
Folha
3 comentários:
Você que é um cara independente estou vendo boicotar meus comentários sobre a mais de 1 semana o hospital senhor do bonfim que está sem medicos ? Oxy fala a verdade 1 vez na vida, se eu comentasse qualquer coisa sobre o Julieta Viana sendo verdade ou não com certeza o comentário seria postado e até viraria matéria.
10/3/11 09:18Mulher morre em acidente na BA-052, próximo a Irecê
10/3/11 12:07FONTE: A Tarde On Line
Uma mulher morreu em um acidente de carro no início da manhã desta quinta-feira, 10, na BA-052, trecho entre os municípios de América Dourada e Irecê, no sertão baiano, a aproximadamente 480 km de Salvador.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE-BA), Neura Cristina da Silva, de idade ignorada, foi a única vítima da colisão entre veículos. Ainda não se sabe quais as circunstâncias do acidente, que aconteceu por volta das 7h30.
Essa notícia não deve agradar a família braga, pois assim não poderá colocar em uma chapa dois familiares.
10/3/11 12:19Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!