Durante os últimos seis anos a administração do prefeito Reinado Braga Filho frente à Prefeitura de Xiquexique, nunca deixou claro as receitas e tão poucos as despesas inerentes a pasta que ocupa. Sempre se queixando de pouca receita, chegou a colocar culpa na crise mundial pelas poucas ações no município nos dois anos subseqüentes a reeleição, justificando apenas verbalmente, sem clareza documental. Oposição e população sempre cobraram ao longo dos anos mais transparência, não somente da Prefeitura, como também da Câmara, SAAE e PAPP.
Complementando a Lei de Responsabilidade fiscal, foi criada a Lei 131/09, onde têm os municípios, a obrigatoriedade de criar o portal de transparência, com o objetivo de informar a sociedade sobre a execução orçamentária e financeira da União, Estados, Distrito Federal e municípios. A Lei estabeleceu prazo de um ano para que todas as cidades com mais de 100 mil habitantes implantassem o portal na internet, de dois anos para os municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e de quatro anos para os demais municípios.
Apesar de Xiquexique está entre os municípios com menos de 50 mil habitantes, tendo, portanto mais dois anos pela frente para cumprir a Lei, a prefeitura adiantou e na última sexta feira dia 27, colocou no ar o site do município com as contas públicas.
Em meio ao desgaste que vinha sofrendo, diante da população, pelas constantes cobranças pela falta de clareza nas contas do município, o alcaide resolveu depois de seis anos de obscuridade, mostrar a população através do site oficial da prefeitura, quanto entra e sai nos cofres do município.
É um avanço muito grande para a sociedade a transparência, apensar de, nas entre linhas das despesas, os valores gastos estarem totalizados, sem com isso deixar claro o destino final.
As contas, ao contrário do que o prefeito anunciou em entrevista, (leia aqui), que diz haver baixa na arrecadação do FPM, mostram que a prefeitura de Xiquexique nunca recebeu tantos recursos em sua história como recebe nesta administração. (Veja matéria sobre a arrecadação de Xiquexique).
O fato, é que, ganha a população com esta atitude tomada pela prefeitura municipal. Mesmo diante das contradições do prefeito e ainda das despesas não apresentarem suas nuances mais importantes, e talvez estas nunca venham a ser publicadas, é um avanço a iniciativa.
Para acessar o resumo da prestção de consta do mês de abril de 2011, clique no gráfico abaixo.
Site oficial da prefeitura de Xiquexique. http://www.xiquexique.ba.gov.br/
8 comentários:
A Voz, deixa de ser cínico. Quantas pessoas vocês acham que acessam para ler o blog? Realmente a prefeitura demorou para fazer o que era sua obrigação, mas agora vocês aparecerem para ser a bala que matou o tal do Getulio é demais, não acha?
30/5/11 08:29A nota não faz crítica ao site e a postura que teve o prefeito.
30/5/11 10:16O jornal reconhece a atitude do prefeito, mas não deixa de falar a verdade sobre a obscuridade, ou é mentira que o pefeito protelou todo estes anos.
Aqui não é página revista, o xiquesaopaulo nem o epaço aberto não meu chapa que diz que vocês querem e o que é conveniente.
A verdade é esta mesmo.
Querem propaganda paguem pra fazer, jornal é pra noticiar os fatos.
Ta certo o A Voz.
À bragueira do primeiro comentário responde-se;
30/5/11 10:23O A VOZ é atualmente o blog mais acessado de toda a região.
É a VOZ da verdade . Vcs bragueiros estão doentes de inveja!
Veja que o A VOZ já tem mais de 170 mil acessos em menos de um ano.
Vamos derrotar ainda mais vcs nas urnas.
As postagens das 10:16 e das 10:23 são da mesma pessoa, adivinha quem? Vou dá uma dica: Já foi candidato a prefeito de Xiquexique e teve 252 votos, renunciou a presidência do PT, é irmão de Eduardo de Gui, é irmão de Everaldo de Gui, é irmão de Zezinho das Baterias, é rejeitado no seu próprio grupo. Quem?
30/5/11 12:46ARTISTA DE SUCESSO
30/5/11 14:43Estava eu fazendo uma levantamento das pessoas em Xique-Xique, aquelas que fazem parte do poder e os que estão fora dele, mas que de alguma forma tem ligação direta ou indireta com política de Xique-Xique.
Os empresários e profissionais liberais ligados a oposição têm emprego, comércio, casas, carros, etc e estão bem de vida, fruto do trabalho e profissionalismo, até que se mostre ao contrário.
Os que estão na situação, profissionais liberais, estes têm profissão e se não exercem a profissão fora do poder público, guardam a fantasia de que o poder é para sempre. A situação aparenta ser boa, mas como será depois do poder, uma vez que não construíram uma base e clientes fora do poder?
Os empresários, estes que vender grosso, estão bem, podem até ter algum prejuízo no fim do mandato com a perda da eleição, porem já tiveram lucros suficiente para não tirar-lhes o sossego.
E os outros que vivem de esmolas, os que vendem um kg daqui outro dali e recebem como gorjeta um tapinha nas costas do prefeito e deputado? Este são os testas ferro que servem apenas de escudo, perdendo o poder, perdem também muitos clientes pela antipatia causada em defesa dos seus mandatários.
E os empregados temporários? Estes sem profissão, acomodam-se e deixam o tempo passar apoiando a dinastia, acreditando também que nunca passará. Não se preparam, não cobram melhorias, concurso etc, pois vivem fazendo que trabalham, pois acreditam também que são pagos.
O que se percebe na realidade é que os mais espertos vão crescendo, com o ou sem o poder, enquanto a maioria apenas assiste o bonde passar, acenando com a mão em um adeus aos artistas de sucesso particulares ou públicos.
Pura verdade esta avaliação dos que sabem fazer uso do poder e os que não esperam por ele.
30/5/11 19:40Fica agora um monte de parasitas achando que é pra sempre o poder e desta forma imperra o andamento do progresso.
Xique-Xique viver no atraso e não é só o prefeito e sua família os culpados não, Magalhães fez a mesma coisa.
O único prefeito que teve visão administrativa e tratou a prfeitura como uma empresa foi Eser Rocha mas o povo não valoriza o que presta, gostam é de promessa e de migalhas.
Cada povo de fato tem p governante que é sua cara.
De que progresso voces estão falando? a pouco tempo esse pessoal estavam no poder e o que viamos discaso total lixo por todos os lados professores fazendo greve recebia o seus salários quando dava certo, sem uma obra na cidade, é isso que voces querem? Reinaldinho já trabalhou muito mais que Eser.
31/5/11 12:06Criticam o governo Magalhães mas todo que estavam a frente quando ele foi prefeito fazem parte do atual governo.
31/5/11 12:35E ai seu Antony o que o senhor diz mesmo?
Ninguém da oposição de hoje esteve no poder. O único que teve como vice foi Eduardo e mesmo assim rachou com Magalhães não fazendo parte da administração.
Carlos Santos foi prefeito era do lado de Reinaldo, Magalhães foi Reinaldo quem criou e até Padeirinho já foi do grupo do deputado.
Agora Lula, Eduardo, Ricardo, Gal, Tantão, Marcia, Bruno, o PT e tantos outros que fazem parte da oposição nuca tiveram no poder.
Este discurso furado é conversa de quem ta sentido a derrota.
Reinaldinho é bom pra pintar muro e fazer propaganda.
Xique-Xique ta uma podridão na saúde, educação, emprego, saae, papp, falta de clareza, perseguição, pressão, contratados, oligarquia e tantas outras coisas.
Critiquem Magalhães, mas o prefeito era Valney que está ai com vocês, como a maioria dos que administraram no governo Magalhães e hoje vocês criticam.
Que incoerência hem!
Antes de abrirem a boca olhem a vossa volta, vejam as atitudes de vocês.
"O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar os homens que tem à sua volta"
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!