Divulgou-se nesta quinta o resultado de teste realizado no primeiro semestre para aferir a qualidade da alfabetização de crianças no Brasil. Revela: ao concluir o 3° ano do ensino fundamental, 43,9% dos alunos não têm o aprendizado de leitura exigido para essa etapa. Significa dizer que, ao final da primeira fase da vida escolar, mais de 40% dos alunos não conseguem, por exemplo, identificar o tema central de uma narrative simples. Avaliou-se também o nível de aprendizado de matemática. O resultado foi ainda pior: apenas 42,8% dos alunos atingiram o patamar de aprendizado tido como adequado. A maioria, 57,2%, não se mostrou capaz de resolver problemas envolvendo notas e moedas. Tampouco exibiu domínio satisfatório em operações de soma e subtração. O teste chama-se “Prova ABC” (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização). Foi aplicado em 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e privadas das capitais. Deve-se a iniciativa a uma parceria do movimento “Todos Pela Educação” o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Inep (MEC). Aqui e aqui, você encontra um detalhamento dos dados que expõem as deficiências do ensino fundamental brasileiro.
Politica Livre
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