Pesquisar no blog!




Professores reivindicam verba do Fundeb. E em Xiquexique, como fica?

8/19/2011

Nota do AVOZ: leiam com atenção alguns trechos dessa noticia

Cerca de 12 mil alunos da rede municipal de ensino de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador) ficaram sem aulas nesta quinta-feira (18). A paralisação, que termina nesta sexta-feira (19) foi a forma que os professores encontraram para reivindicar o repasse do Fundo Nacional de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A categoria alega que está há três meses em negociação com a prefeitura, mas sem acordo[..]

[...] Todo ano os municípios recebem um valor chamado de Ajuste do Fundeb, que deve ter 60% destinado aos professores em sala de aula e 40% aos que estão trabalhando fora de sala e também para manutenção dos prédios. Alguns municípios fazem logo o rateio, dividindo entre todos os profissionais, mas a prefeitura de Santo Antonio não se pronunciou quanto aos contemplados deste valor”[...]

Nota do AVOZ: Se TODO ANO essa verba vem do MEC para ser um estímulo ao professores, por que ano passado a prefeitura de Xiquexique não fez o rateio de final de ano como nos anos anteriores? Caso o prefeito justifique que esse valor foi acrescentado ao aumento de salário, que porcentagem esse aumento representa no montante que foi (e será) repassado? Caso essa verba tenha sido utilizada na reforma de prédios, dificil é saber os valores utilizados devido ao não esclarecimento dos gastos, por parte do gestor público. Em qualquer situação não se sabe os valores que os professores tem direito e o que foi gasto com manutenção predial, tendo em vista que nada é esclarecido pelo prefeito.

Uma Breve consulta ao site do Ministério da Fazenda mostra que a prefeitura recebeu até o mês de julho 15,704,083,92 (quinze milhões, setecentos e quatro mil, oitenta e tres reais e noventa e dois centavos) do FUNDEB. Se forem comparados mês a mês desse ano e do ano de 2010, o repasse aumentou em todos eles.

E agora, como fica? Será que os profissionais receberão o que lhes é de direito, ou terão que acreditar em explicações vazias sem apresentações de números para comprovar o que tenta ser justificado? Normalmente apresenta-se apenas a porcentagem do aumento, mas nunca os repasses são mostrados e nem a porcentagem do que eles representam no aumento do salário do professor, ou na concessão das gratificações.

Fonte da matéria original: http://www.atarde.com.br/noticia.jsf?id=5756761

8 comentários:

Anônimo disse...

quem entende esse povo de xx. só gosta mesmo é de picuinha no jornal para comentar e fazer zuada. mas é assim mesmo, pq se os professores formadores de opinião e provaveis interessados não reclamam, quem vai querer fazer por eles? cada um no seu quadrado. só sei que muitos tão calados pq tão no cabresto. cabresto neles!

19/8/11 11:12
Anônimo disse...

em xique-xique a prefeitura investe 70% no salário dos professores! basta olhar na prestação de contas no site da prefeitura. só este ano mais de 100 professores mudaram de nível!!! e ganahram 25% de aumento salarial. graças a rede uneb paga pela prefeitura. hoje professor recebe salario em dia e aumento salarial todos os anos. por isso em xique-xique a verba do fundeb vai 70% para o pagamento de nós professores!!!!!!

19/8/11 11:43
Anônimo disse...

Môço.. Tu não fale assim não, pois tem um professor que é da diretoria do AVOZ. Não digo é nada.

19/8/11 11:52
Bocão disse...

Em Xique-Xique a pessoas não tem coragem de reivindicar seus direitos e por isso nada muda.
As classe organizadas têm força, mas eles se deixam conduzir e por medo de pressão e perseguição ficam calados.
Enquanto isso são tratados a pão e água.
O que o professor tem ganhado em Xique-Xique é somente o repasse do aumento salarial.
Os que elevam o seu nível, a prefeitura é obrigada a pagar melhor, pois é um direito do profissional.
Anos e anos o prefeito não paga o abono, talvez agora que será início de ano eleitora ele deve ser bonzinho com o dinheiro dos próprios professores.

19/8/11 12:28
Anônimo disse...

Professores não têm é nada para falar da prefeitura de XX, só a voz é que tem, se eles estão calados é porque está tudo bem, nunca na história de XX professores foram tão beneficiado.

19/8/11 15:33
Anônimo disse...

O nome disso é pressão e mordaça anônimo.
Você pensa que a prefeitura ta fazendo o que mesmo?
Trabalhamos e não somos valorizados.
Não só em Xique-Xique, mas aqui o sistema é bruto.
É gente de mais na folha sem fazer nada e nós que somos concursados pagamos o preço dos péssimos salários para sustentar os cabos eleitoras de vocês políticos.
Está bom assim, então venha ser professor.

19/8/11 15:43
Anônimo disse...

Gostaria muito mais não posso! pois já me aposentei e no meu tempo, que não faz muito tempo, foi na época que a oposição estava aí, e nós professores sofriamos muito sem vantagem alguma.Até o nossos salários tinhamos que rezar para receber com três meses atrasados. Hoje não, meu filho é professor e não tem nada a reclamar.

19/8/11 16:07
Anônimo disse...

bem ki disseram na materia que esse povo não da numeros. porcentagem disso porcentagem dakilo, mas isso é quanto mesmo? quem sabe? ninguem sabe!kuanto é que vem mesmo de verba? kuanto é mesmo dessa verba que é passada para o povo?rum

19/8/11 16:46

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!