Pesquisar no blog!




Segunda etapa do Água para Todos vai atender cerca de cinco milhões de baianos

9/20/2011

Os investimentos de R$ 3,7 bilhões destinados à segunda fase do Programa Água para Todos beneficiarão 4,785 milhões de baianos até 2014. São R$ 700 milhões a mais em relação à primeira, aplicados para o acesso à água de qualidade. Lançada, nesta segunda-feira (19), no Centro de Convenções de Salvador, esta etapa visa atender 2,5 milhões de pessoas com abastecimento de água, 2 milhões com esgotamento sanitário e 285 mil com saneamento integrado.

Nos primeiros anos (2007 a 2010) do Água para Todos foram beneficiadas 2,89 milhões de baianos com ligações de água e mais de um milhão com esgotamento sanitário, a maior parte na zona rural e no semiárido.

Antes da água encanada, a vida do casal Irlândia de Oliveira e Antônio Santana, moradores de Moita da Onça, na zona rural de Feira de Santana, não era fácil. Pais de dois filhos, eles acordavam bem cedo todos os dias só para puxar água de um poço. Agora, com água potável, as tarefas domésticas como lavar a louça e as roupas da família não dependem mais da longa caminhada. “Quando eu chego do trabalho, cansado, posso tomar banho sem precisar me preocupar em buscar água no poço. Também temos água boa para beber e cozinhar”.

De acordo com o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, a previsão é que na segunda fase sejam implantadas 445 mil ligações de água, construídos 1.600 sistemas de abastecimento de água, 100 mil cisternas e perfurar dois mil poços artesianos. Também serão implantadas 400 mil ligações de esgoto, construídos 12 novos sistemas de esgotamento sanitário e implantados 15 mil melhorias sanitárias domiciliares.

Durante a solenidade, o governador Jaques Wagner assinou também ordem de serviço para implantação de 150 poços artesianos em 100 municípios, 200 sistemas simplificados de água em 150 cidades, e a implantação do sistema de esgotamento sanitário de Itaberaba e Ipiau. “A meta principal é continuar atendendo à população baiana com água de qualidade principalmente na zona rural. Na primeira, atendemos dois milhões de baianos, e, nessa segunda, queremos atender ainda mais”.

 Secom

3 comentários:

Anônimo disse...

Aqui em XiqueXique, com a nossa (lá deles) SAAE a gente vai ter que puxar água do pôço.

20/9/11 06:21
Anônimo disse...

Moro no bairro polivalente e é coisa mais dificil é abrir a torneira e ela sair água...acho que vou pedir o guverno pra colocar umas cisterna no meu quintal...

20/9/11 19:11
XIQUE DUPLO disse...

o governo não é a sua mãe nem o seu pai,
vá você mesmo cavar o seu poço,seu caba da peste.
Depois vote em Everaldo da SAAE pra vereador.

25/9/11 22:19

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!