Presentes todos os vereadores.
Lida a Ata da sessão anterior, que mereceu do vereador Padeirinho a observação de que, embora as sessões venham começando com atraso menor, a sessão anterior começou com 40 minutos de atraso, ou seja às 09:40 e não às 09:00 como escrito na ata. Depois a Ata foi aprovada
Começa a leitura do Material do Expediente:
Lido o ofício do líder do prefeito municipal solicitando urgência na tramitação do projeto de lei que cria os cargos na administração municipal, que serão objetos de concurso.
Lido o ofício do vereador Tantão, solicitando ao deputado Cacá Leão, ações junto ao governo do estado, no sentido de perfurar um poço artesiano no povoado de Vista Nova, no distrito de Iguira.
Numa outra questão de ordem o vereador Padeirinho sugeriu que o prefeito pense também em abertura de poços artesianos em bairros da área urbana, visando reduzir os problemas da falta d’água costumeira.
Moção de aplauso ao juiz da vara crime da Comarca de Xiquexique, em virtude do seu grande trabalho frente àquela Vara, proposta pelos 7 vereadores da situação.
Declara que o magistrado tem no seu currículo, vários trabalhos jurídicos, e tem angariado um grande reconhecimento por parte da população.
Lido o parecer sobre o projeto de Lei 04/2011, de 01/09/2011, que altera a Lei Municipal 679/2011, e cria no quadro permanente do magistério municipal, os cargos de professor e assistente de educação infantil.
Requerimento do vereador Padeirinho, ao prefeito municipal, solicitando que seja enviado à Câmara Municipal, a relação completa dos contratos dos veículos alugados à PMXX. O requerimento é respaldado pela Lei, e é o que permite que os vereadores possam fiscalizar a atuação do prefeito.
Indicação 023/2011, sugerindo ao prefeito que restaure e padronize os quebra-molas existentes na área urbana, de autoria do vereador Padeirinho.
Indicação 104/2011, de autoria dos vereadores Padeirinho e Tantão, solicitando ao prefeito gestões junto ao DETRAN no sentido de trazer a Xiquexique, uma banca examinadora a fim de habilitar motoristas e moto-taxistas, sem maiores custos para estes.
E começa a ORDEM DO DIA.
Discute-se o projeto de Lei que cria os cargos de professor e assistente de educação infantil. Aprovado
Moção de aplauso ao Juiz da Comarca, aprovado pelos vereadores da situação. Os vereadores da oposição saíram do plenário.
Aprovado em bloco, várias propostas do vereador Nino Meira.
Indicação ao prefeito que envie à Câmara o projeto de Lei sobre o plano de cargos e salários da Secretaria Municipal de Saúde, de autoria do vereador Padeirinho. O vereador Esermilson informou que não vai haver esse plano, pois a saúde está terceirizada e não será objeto de concurso. Falou ainda sobre as 400 vagas que serão objetos do concurso. O vereador Padeirinho observou que o prefeito atropelou a Câmara, terceirizando a saúde, sem pedir autorização e sem comunicar a Câmara. E informou ainda que a empresa contratada, a CECOSAP, esteve recentemente denunciada por fraude em cidade de Goiás. Considerou ainda que esse projeto visa enganar ao povo e principalmente a Promotoria Pública, onde o prefeito assinou um TAC-Termo de Ajuste de Conduta, em 2007, se comprometendo a fazer concursos inclusive na área da saúde, e até agora não o cumpriu. Lembrou Padeirinho, que o prefeito usa o contingente dos profissionais da saúde, como seus cabos eleitorais, na cata de votos para si e seus correligionários, o que é ilegal e imoral. O VEREADOR Esermilson argumentou que a PMXX fez o convênio com a empresa em questão, visando a economia de recursos. O vereador Mirlan esclareceu que na sessão extraordinária, teria sido autorizado a celebração de tal convênio. O vereador Padeirinho adicionou que votou no projeto da CECOSAP, mas que isso não implicava na não realização de concurso para os cargos da saúde, e mostrou uma relação do TCM-Tribunal de Contas do Município, com mais de 1000 contratados da PMXX que mesmo descontando os casos que não devem ou podem ser concursados, ainda sobraria espaço para muitas vagas, além das 400 anunciadas com estardalhaço, pela situação.
Os vereadores Nino Meira, Eliecy e Mirlan ainda argumentaram a favor do prefeito, usando argumentos diversos. E o projeto foi rejeitado. Declarando seu voto, o vereador Padeirinho lamentou a posição dos vereadores da situação, que classificou de ser contra os interesses do povo do município.
Várias outras proposições votadas em bloco, e a sessão foi encerrada.
BZ-A partir dessa edição, comentaremos as sessões da Câmara de Vereadores como matérias separadas ao longo da semana.
9 comentários:
zeca esta sessão foi muito sem graça, vc não comentou botando pra ferver neles.
19/9/11 08:13Equanto o nós nos lascamos sem saúde, sem água, sem emprego, sem educação, matando cachorro a grito, o prefeito gasta nosso dinheiro em SP patrocinando bandas passagens e cereveja.
19/9/11 10:14Essa é nossa Xique-Xique esse o nosso representante.
Isso que é dormir em berço explêndido, pois ninguém diz nada.
A farra em São Paulo teve tudo que os mundanos tem direito.
19/9/11 11:17Soube que teve muito namoro ( para não dizer a verdade)
teve gente que tava só no saricutico,distribuindo Xêro a migué.
Enquanto isso a SAAE fica cumendo a água potável de XiqXique.
Enqunto isso o povo fica aqui na merda
E eles lá em São Paulo saricutiando.
Me aguardem. Os comentários virão em forma de matérias, e serão publicados aos poucos ao longo da semana.
19/9/11 11:40Deixe de ser besta, Zeca.
19/9/11 12:52Vc não tem mais idade
pra ficar tirando onda de herói.
Meu caro Zeca, vamos jogar duro com esses cowboys fora da lei.
19/9/11 12:58A farra que eles fizeram em São Paulo,por conta da prefeitura de Xiquexique, merece ser apurada pelo Tribunal de Contas dos Municípios-TCM. Vou denunciar essa corja1 Me ajudem a angariar as provas. Gastaram mais de 500 mil reais na farra de São Paulo com dinheiro da prefeitura de XiqueXique.
E o pior de tudo, gastaram esse dinheiro apenas para fazer média com os xiquexiquenses que moram em São Paulo. Não é por outra razão que aqui falta tudo: falta água na tubulação, falta recursos para os hospitais, faltam bons administradores públicos, falta vergonha na cara de muita gente e falta honestidade em alguns dos poderosos da terra.
19/9/11 18:44Mas com certeza não é o grupo de vocês que tem isso tudo que afirma anonimo
19/9/11 19:2919.09.2011 às 07:38
19/9/11 22:26Deputado reúne dirigentes da oposição em Irecê
O deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) reuniu este final de semana, em Irecê, importantes lideranças políticas baianas numa grande festa política do PTN. Além do presidente nacional do PTN, José de Abreu e do presidente estadual, João Carlos Bacelar, estiveram presentes o presidente do PSDB, Antonio Imbassahy, o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, o presidente estadual do PPS, Aderval Araújo, os deputados estaduais coronel Gilberto Santana (PTN), Pedro Tavares (PMDB) e Reinaldo Braga (PR), líder da Oposição na Assembleia, além de prefeitos e lideranças políticas da região. O ato serviu para marcar a unidade das oposições ao prefeito Zé das Virgens (PT), uma vez que estiveram presentes cinco pré-candidatos, além da filiação de diversas pessoas ao PTN, entre eles o novo presidente municipal da legenda em Irecê, Branco Leite.
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!