Pesquisar no blog!




O VEREADOR DA PICUINHA II

10/05/2011

Seguimos hoje analisando o que disse o vereador Nino Meira, em relação à situação hospitalar. O vereador falou muito e disse pouco, e não situou sua fala no tempo, o que a torna desconexa e ininteligível. (há que praticar muito, senhor vereador!).
Falou que a Barra teve sorte em ter uma unidade hospitalar do São Rafael onde a Prefeitura Municipal local arca com apenas 10% do custo total e que nessa mesma base, Xiquexique também poderia ter o mesmo.
Em primeiro lugar, não se trata de sorte da Barra, mas trabalho e planejamento do seu então prefeito Deonísio e sua equipe, que queriam apenas o melhor para seu município, e sabiam que o velho hospital do SESP, tinha seus dias contados. Vamos aos fatos:
A unidade hospitalar Ana Mariani, nasceu da cabeça de Frei Benjamim Capelli, que já vinha fazendo um trabalho assistencialista a pessoas portadoras do mal de Hansen (lepra), nso brejos e distritos da Barra. Foi ele que contactou a Monte Tabor, entidade mantenedora dos hospitais São Rafael e propôs a idéia de uma unidade hospitalar. As tratativas entre a Prefeitura Municipal da Barra, e o pessoal da Monte Tabor, começaram em 2005. Depois de alguns percalços, o contrato para a construção foi assinado em 04/10/2006 e o hospital foi inaugurado em 12/09/2007.
O atual diretor do hospital, Dr. Felizberto Camandaroba, era Secretário Municipal da Fazenda e do Planejamento, e foi deslocado depois para a Secretaria Municipal da Saúde, para conhecer melhor os problemas de saúde do município e aplicá-lo qundo diretor do Hospital. Tudo foi planejado. Nada ficou ao acaso, ou dependendo de “sorte”.
Enquanto a unidade da Barra estava sendo construída, Xiquexique já tinha como prefeito o senhor Reinaldo Braga Filho. Sabemos que é fácil falar, especialmente supor, mas se naquele momento, houvesse uma movimentação nossa para conseguir uma unidade semelhante a da Barra, teria sido muito provável termos tido êxito. Não o fizemos, afinal, o Julieta Viana, mesmo já apresentando dificuldades, ainda era uma excelente angariador de votos.
Quando o bispo dom Luiz e o diretor do hospital Dr. Felizberto, procuraram o prefeito de Xiquexique, em final de 2008, visando a construção de uma unidade hospitalar em Xiquexique, que servisse de complemento ao hospital Ana Mariani, o esquema de manutenção considerado era o tri-partite, ou seja 33% a ser custeado pelo São Rafael, outro tanto pelo SUS e parcela igual pela PMXX.
Considerou-se que a cidade não comportava 2 hospitais (uma das unidades, ou o Julieta Viana, ou o Senhor do bomfim, teria de ser desativado), porque isso divide o destino das AIH (Autorização de Internação Hospitalar) pagas pelo SUS, principal fonte de recursos para qualquer unidade hospitalar.
O pessoal do São Rafael preferia desenvolver o novo projeto dentro das instalações do Hospital Senhor do Bomfim, um prédio 50 anos mais novo que o do Julieta Viana. A opção de fazer o projeto no Julieta Viana, só existiu na cabeça do prefeito e seus partidários.
Isso não agradou ao gestor municipal, pois o Julieta Viana sempre foi conduzido pela família Braga, sendo um campo fértil para a arrecadação de votos para os políticos do grupo. Querer negar ou desconsiderar este conhecido fato, é subestimar a inteligência de todos, ou achar que não temos memória.
Há ainda que se considerar que naquele momento, o grupo político da situação era aliado do governador Wagner, que poderia ter sido acionado, ou pelo menos instado para que arcasse com parte dos 33% que  cabiam à PMXX. Nada foi feito e projeto morreu.
Agora, depois da complicada situação financeira desde 2008, porque vem passando a Europa,  de onde vem os recursos do São Rafael, não há a menor possibilidade ou disponibilidade para novos projetos. Nisso o vereador acertou.
Por tudo que foi dito acima, pode-se ver claramente que o grupo da situação é o único responsável pela situação de penúria do Julieta Viana, e o grande responsável por não termos em nossa cidade, uma unidade hospitalar moderna como a do Ana Mariani. Alguma dúvida?

8 comentários:

Anônimo disse...

Essa situação do HJV só tem um meio de resolver; Mudar o atual diretor e sua turma, sendo assim toda população de Xique-Xique, arregaça as mangas e pode até colaborar com o HJV. Eu não posso tirar o pão de casa pra engordar aqueles dependentes instalados naquela unidade a muitos anos colecionando fortuna, assim não dar. Muda a diretoria que nós saímos no comércio e salvamos esta unidade que já fez tanto por nossa Xiquexique e região.

5/10/11 09:12
Anônimo disse...

Os esclarecimentos sobre a o que acontece na câmara de vereadores de Xique-Xique são muito importantes, pois assim passamos a saber quem é quem nesta história.
Muito bom Zeca.

5/10/11 10:46
Anônimo disse...

Voces estão de PARABENS, com a nota do vereador picuinha II. Pau nele. QUER SBER OU PENSA QUE SABE DAS COISAS E NÃO SABE NADA.

5/10/11 12:03
Anônimo disse...

Há que praticar muito sr vereador. Kkkkkkkkkk

5/10/11 14:44
Anônimo disse...

Realmente é um absurdo a forma como a política interfere negativamente, e de forma direta, nos novos rumos que nossa Cidade insiste em tomar. Essa prática relatada no texto, lamentavelmente, é comum não apenas a nível municipal, mas também nacional e internacional.
Só temos a lamentar, lamentar e lamentar! Enquanto formos um povo dependente das benesses políticas, nada temos a fazer, a não ser desacreditar completamente no grupo político que sempre esteve à frente no nosso município, e que é, sem dúvida, o principal responsável pelo atraso e retrocesso em que vivemos.

5/10/11 18:01
Anônimo disse...

Já Iniciou em Barra o Mutirão de Oftalmologia deste mês de Outubro
Até o dia 08 serão atendidos aproximadamente 940 pacientes

Está acontecendo em Barra e vai até 08 de outubro, o já tradicional mutirão de oftalmologia no Hospital São Rafael/Ana Mariani.

Serão realizados aproximadamente 940 atendimentos, sendo 800 consultas e 138 cirurgias de catarata.

Como nos meses anteriores, este mutirão beneficiará pacientes de Barra e de mais 16 municípios.

Todos os procedimentos são oferecidos gratuitamente, pois são resultado de uma parceria de sucesso entre a Prefeitura da Barra, através da Secretaria de Saúde, e o Governo do Estado.

Governo da Barra Compromisso com o Desenvolvimento.

5/10/11 19:15
Anônimo disse...

Audiência Pública de Apresentação do Relatório Fiscal
Dia 30 de setembro. Participe!

A Prefeitura Municipal de Barra convida toda a comunidade, lideranças e instituições, para participarem da Audiência Pública de apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do segundo quadrimestre de 2011, em cumprimento da lei de Responsabilidade Fiscal.

A reunião acontecerá dia 30 de setembro, às 10h, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

No momento, o Prefeito Artur Silva Filho e sua equipe de governo estrarão à disposição para esclarecer eventuais questionamentos.

Participe e informe-se sobre a gestão do seu município. Exerça o seu papel de cidadão consciente.

5/10/11 19:16
Anônimo disse...

Esse mutirão é mais velho que andar pra trás desde de 1970.

9/10/11 09:49

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!