Pesquisar no blog!




ATOS E FATOS DO PODER LEGISLATIVO - SESSÃO DE 18/11/2011

11/24/2011

*Como a sessão legislativa de 18/11/2011 foi muito extensa, fomos obrigados a dividi-la em 2 partes. A primeira, a votação e aprovação dos projetos e indicações, veja no LINK. A segunda, a dos pronunciamentos dos vereadores, segue abaixo resumida.

Encerrada a Ordem do Dia, foi concedido a cada vereador 10 minutos para falar de assunto de sua escolha.

O primeiro a subir à tribuna, o vereador Padeirinho, disse que aguardou durante o ano, uma oportunidade de falar. Começou felicitando D. Nair Braga, pelo seus 92 anos, parabenizando ao desembargador Eserval Rocha, pela sua recente eleição para a vice-presidência do Tribunal de Justiça. Saudou a comunidade negra, pela passagem do dia da Consciência Negra, e felicitou o convívio entre brancos e negros, em pé de igualdade. Criticou aos vereadores Eliecy, Mirlan, e Nino Meira, que votaram pelo arquivamento do seu projeto 011/2011, visando melhorar a transparência dos gastos públicos, sem nenhum custo adicional ao PMXX. O projeto sequer foi discutido, foi mandado para o arquivo pela CCJ. Citou uma reunião no PAPP, onde o prefeito teria reagido mal a uma observação de uma professora, sobre a reforma no GSB. Citou ainda recente audiência pública, que não foi conduzida de maneira muito democrática. Cobrou os nomes dos conselheiros municipais, membros dos Conselhos, objeto de uma solicitação aprovada pela CV, e que a PMXX não cumpre. Cobrou o destino de uma plantadeira da PMXX, um equipamento caro que até agora está desaparecido. Falou da importância do parlamento para a discussão dos assuntos municipais

O vereador Tantão se ausentou e não subiu à Tribuna.

O vereador Eliecy, agradeceu aos colegas vereadores, àqueles que não faltam às sessões, aos funcionários da Casa, elogiou a todos os vereadores, ao presidente da Câmara, ao prefeito municipal, que fizeram boas administrações, que em 2011 realizou grandes obras, apesar das dificuldades. As obras municipais estão aí às vistas do povo, mas que algumas pessoas não querem ver. Que o povo conhece o trabalho do prefeito, e mudou a “cara” da cidade. Disse que o projeto do vereador Padeirinho que foi arquivado, queria que as obras municipais publicassem um completo jornal, e que os dados dos custos delas podem ser encontrados no TCM, e que o vereador quer se promover. E citou obras da PMXX nos distritos de Iguira, Retiro da Picda, Boa Vista, etc... (O final da fala do vereador ficou inaudível, por um problema técnico)

(O mesmo problema técnico prejudicou a gravação do início da fala do vereador Nino Meira) O vereador Nino Meira criticou a imprensa, que segundo ele só fez “picuinhas”, e que a oposição só sabe falar em blogs e rádio, enrolando o povo. Que em Xiquexique não tem nenhuma obra dos governos estadual e federal. Disse que oposição não tem votos, nem moral para pedi-los. Que a oposição só quer desmanchar o que o prefeito constrói. Agradeceu ao presidente, aos colegas vereadores e aos funcionários da casa, pela transparência na condução dos trabalhos. Mencionou que a situação dele e do vereador Eliecy, não passa de uma manobra da oposição para prejudicá-los. Desejou a todos um feliz Natal e Ano Novo.

Na tribuna, o vereador Zezinho das Baterias, lamentou a ausência dos vereadores da oposição, que se retiraram do plenário. Disse sentir-se feliz pelo trabalho realizado este ano, com os demais colegas. Disse ainda que os vereadores da situação é que se preocupam com a saúde, com a educação do povo e com os torneios esportivos, com a agricultura, etc...Teceu elogios à atual administração municipal, desejou um feliz Natal e ano Novo a todos.

O vereador Mirlan começou por criticar os vereadores da oposição que se retiraram da sessão, numa atitude que considera deselegante e mal educada. Criticou o vereador Padeirinho, que teria se equivocado ou mentido nas declarações sobre o Centro de Cultura antigo do município, que foi destruído pelo prefeito Zé Magalhães. E previu que na audiência pública a ser realizada à noite, não teria a participação de nenhum membro da oposição. Elogiou a atual direção da Câmara, aos funcionários, vitais para o funcionamento do Parlamento, disse o vereador. Elogiou o presidente da Câmara, e o líder do prefeito, Eliecy. Falou de suas proposições, que não são divulgadas pela oposição. Criticou a obra incompleta do vereador Tantão, com relação à Rua 6. Elogiou a administração atual, pelas muitas obras realizadas, e disse ter certeza que os vereadores da situação não terão dificuldades de reeleger, como também será eleito o candidato a prefeito da situação. E desejou a todos um feliz Natal e Ano Novo. Falou 17 minutos.

Na sua fala, o vereador Joaquim Lopes Rabelo, saudou a todos os vereadores e público presente, criticou a ausência dos vereadores, especialmente ao vereador Padeirinho, e a Zeca de Custódio, que segundo ele fugiram do plenário, para não ouvir a verdade que dói e muito. E despejou suas acusações a todos, incluindo aí a Rádio Cactus, que segundo ele, é mais parecido com um carro de som em tempo de campanha, e que a Cactus jamais elogiou a um membro da situação. Parabenizou todos os vereadores, oposição e situação, por suas atuações, que contribuíram para manter o debate em alto nível. Agradeceu aos funcionários da Casa, sem os quais os vereadores “nada seriam” (sic) e elogiou o atual prefeito, porque só manda à CV, projetos em benefício do povo.
Disse que vai entrar na Justiça, contra Zeca de Custódio, com uma ação de “danos morais”. Falou que a câmara vai prestar contas de todas as obras, que vai comprar um carro novo, e que essa compra terá a correspondente Nota Fiscal, e que as contas da CV estão no SIGA, um sistema que mostra todas as contas mensais. Quem julga as contas da Câmara é TCM. Falou ainda que tem mais de 8 anos que não sabe a quantas andam as suas roças, vez que trabalha 24 horas por dia fazendo política. E continuou com “causos” e personagens desconhecidos, falando mal de todos da oposição. Falou que o vereador Tantão realmente tem gasto o seu dinheiro, e contou mais “causos” sobre a mesquinharia de um líder da oposição em uma visita a um distrito. Falou que os líderes da oposição só mentem. E profetizou que o atual prefeito vai ficar mais de 30 anos no poder. Falou 21 minutos.

2 comentários:

COPIXABA disse...

Cumpade Quinquinha é uma figura.
kkkkkkkkkkkk

24/11/11 09:48
retirense disse...

quero desafiar o vereador eliecy sobre as obras feita em retiro da picada pelo prefeito,ele só está fazendo as reformas dos colégio julio esteves gomes e dom thiago pq estava quase caindo,até as máquinas que ia arrumar a estrada compixaba a retiro,ou retiro a copixaba o vereador metiroso quiquinha ñ deixou ir até o retiro da picada,e os vereadores zezinho das bateria e o senhor vereador esermilson rocha que só sabe latir ñ interferiram para que tal melhorias chegasse até o destino final que era o retiro.esperamos que o calcamento previsto para começar agora em dezembro ou janeiro começe mesmo e tomara que o vereador mentiroso o quinquinha ñ vai desviar outra vez,o zeca ou outro blog poderar ir a retiro da picada confirmar o que eu estou dizendo...

24/11/11 10:46

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!