Pesquisar no blog!




Os mortos vivem

11/02/2011

A comemoração dos mortos, hoje denominada Dia de Finados, tem origem na antiga Gália, no território europeu.

É comum no dia de hoje a intensa visitação aos túmulos. E se observam cenas interessantes. Existem os que se sentam sobre os túmulos dos seus amados, e ali passam o dia.

Para lhes fazer companhia. Como se, em verdade, eles ali estivessem encerrados.

Outros lhes levam comidas e bebidas. Para que se alimentem. Como se o Espírito disso necessitasse.

Outros ainda gastam verdadeiras fortunas em flores raras e ornamentações vistosas. Decoram o túmulo como se devesse ser a morada do seu afeto.

Tais procedimentos podem condicionar o Espírito, se não for de categoria lúcida, consciente, mantendo-o ligado aos seus despojos, ao seu túmulo.

Como cristãos, aprendemos com Jesus que a morte não existe. Assim, nossos mortos não estão mortos, nem dormem.

Cumprem tarefas e distendem mãos auxiliadoras aos que permanecem no casulo carnal.

Prosseguem no seu auto-aprimoramento, construindo e reformulando o mundo íntimo, na disciplina das emoções.

E continuam a nos amar.

A mudança de estado vibratório não os furta aos sentimentos doces, cultivados na etapa terrena.

São pais e mães queridas, arrebatados pelo inesperado da desencarnação. Filhos, irmãos, esposos - seres amados.

O vazio da saudade alugou as dependências de nosso coração e a angústia transferiu residência para as vizinhanças de nossa alma.

É hora de nos curvarmos à majestade da Lei Divina e orarmos. A prece é perfume de flor que se eleva e funde abraços e beijos, a saudade e o amor.

Para os nossos afetos que partiram para o Mundo Espiritual, a melhor conduta é a lembrança das suas virtudes, dos seus atos bons, dos momentos de alegria juntos vividos.

A prece que lhes refrigera a alma e lhes fala dos nossos sentimentos.

Não há necessidade de se ter dinheiro para honrar com fervor cristão os nossos mortos. Nem absoluta necessidade de nossas presenças ao lado das suas tumbas. Eles não estão lá.

Espíritos libertos, vivem no Mundo Espiritual tanto quanto estão ao nosso lado, muitas vezes, nos dizendo da sua igual saudade e de seu amor.

* * *
Se desejas honrar teus mortos, transforma em pães e peças de vestuário para crianças e gestantes pobres as quantias amoedadas que gastarias na ornamentação dos túmulos e em flores exuberantes.

Oferta-as em nome e por teus amados.
Redação do Momento Espírita.

9 comentários:

Anônimo disse...

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
FICA CLARO QUE ESTA DATA É DE ORIGEM CATÓLICA, NA QUAL NÃO DAR DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL E SIM REGRESSO.

2/11/11 09:54
COVEIRO disse...

A oposiçãozinha fajuta de Xique-Xique já MORREU e não sabe!
Em 2012 vou jogar a última pá de cal na oposiçãozinha daqui.

2/11/11 10:08
Anônimo disse...

Vejam vocês quanta imbecilidade da situação, até com o dia dos finados faz poilitica. é crime previsto no Código Penal, a fala de respeito aos mortos. É curriola mesmo, Edilson Rocha, v, não tem moral para falar criticando. Veja e procure seu lugar..cara.

2/11/11 11:09
Anônimo disse...

Bom dia! Os postadores que usam esse meio comunicativo pra fazer deboche, ocupe este tempo com a leitura de um bom livro. Ao amanhecer ou acordar faça uma prece para aqueles que vc considera como seu inimigo, fazendo esse pedido vc que está sendo ajudado. Embora seja como todo dia 02 de Novembro comemora-se dia de finados, aproveita pra não acumular mais dívidas aqui neste plano terrestre, porque a vida continua e vc partirá quitado. Ame seu próximo, evite o orgulho, o egoísmo e tudo que pode causar o ódio, fique em paz e Deus os abençoe.

2/11/11 11:10
Anônimo disse...

Estamos chegando ao final do ano. É o momeno próprio de fazermos um BALANÇO, do que fizemos no ano que se finda. Vamos realmente sabermos se temos crédito ou débitos. O momento é de reflexão. Aproveitemos o dia de hoje, dia de finandos, para fazermos a contabilidade do nosso ATIVO, como também do PASSIVO. Voce GAL, foi felicissimo, com esta matéria, apesar dos desqualificados que confundem o carma da vida eterna com POLITICA PARTIDARIA. Estejamos, pois, todos com DEUS. E que DEUS dê vida eterna aos nossos inimigos...

2/11/11 11:30
Marilia Soares disse...

O dia de hoje deveria ser de reflexão.
Sabemos que os corpos se vão mas ficam as lembranças.
E devemos lembrar dos nosso entes queridos, não com tristeza e sim com a elegria por tudo que bom que fizeram e foram para nós.
O evangelho diz: Deixai os mortos cuidar dos mortos.
Acredito que Jesus tentou nos mostrar que o corpo de nada vale e que devemos nos preocupar com a vida.
E o texto mostra isso também o que achei bem oportuno, apensar de ser católico.

2/11/11 14:11
Pseudoanônimo disse...

O grão-vizir daquele reino em consonância com o Reizinho, determinou e não abre mão o horário de 'trabalho " dos diretores escolares, só diretores.
Matutino - 7:00 ás 12h30m.
Vespertino - 13:00 às 17h45m.
Noturno - 18:45 às 22h30m.

Obviamente quem quiser continuar trabalhando que siga á risca ou correrá o risco de ser riscado,
( perdoem-me o trocadilho).
As reuniões com aqueles poucos que ainda não se olharam no espelho, que estavam sendo feitas à portas POUCO fechadas, agora serão nas escolas, onde funcionários poderão se olhar e apontar o que lhes desagradam em seus superiores. PSICOLOGIA PURA! FREUD ACUDA! E se, alguém descordar que jogue a toalha, entregue o cargo e VIRE PIADA.
Se o município não tiver um bom índice no Ideb/ Prova Brasil, a culpa não é das centenas de alunos que foram desumanamente lançados nas séries seguintes sem saberem ler, porque REPROVAR ALUNO, não pode! A culpa será dos aplicadores da Prova Brasil, mal treinados pela coordenação local que, claro, não está sob a batuta do poderoso Grão-Vizir.
Naquele reino, diretor top de linha, tem que ser parente de algum amigo ou de um algum funcionário direto. Os demais são isso, "só resto", incompetentes, faltosos, ladrões, incapazes. Ah, não custa lembrar, eles só têm utilidade a cada 4 anos.
Parabéns Reizinho, continue seguindo os conselhos do sábio Grão-Vizir, em menos de um ano você colherá os doces frutos ofertados por eles, seus amigos e suas famílias.
" Cumprir com o prometido é algo nobre, agradecer é divino. Nós não somos completos, há algo maior e melhor do que somos e temos. "

2/11/11 18:48
Reinaldo Almeida disse...

Hoje li e compartilhei no facebook, uma mensagem postada por Medrado Cidade da Luz, na qual ele diz que o nobre frei Carlos, proferiu para que seus amigos do computador reflitam e pratiquem : " Os que se foram de nossa vista não morreram, apenas retornaram antes de nós, porém o pior é quem vive a morte em vida, sem dar-se conta de que cultivar o que é passado é sempre morrer para o que esta no presente, destroçando o que poderia ser um futuro de paz."
Não conheço o frei Carlos, nem tenho certeza de que realmente proferiu tal pensamento. Contudo achei a mensagem cheia de sabedoria, logo aproveito o espaço e a data em que reverenciamos nossos ante queridos que se foram, para posta a bela mensagem. E desejar a todos P A Z...

2/11/11 19:47
Anônimo disse...

Ainda que não seja verdade sobre a vida depois da morte fica meio sem sentido acabar tudo.
Mesmo sem saber, prefiro acreditar que tem algo a mais, pois é desesperador imaginar que morreu zerou.

2/11/11 23:52

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!