Como se sabe, estamos na época do "defeso", período em que é proibido pescar. O Governo Federal paga um salário a cada pescador registrado na Colônia dos Pescadores, para que ele não fique sem o sustento de sua família. Nâo obstante, alguns recalcitrantes insistem em continuar a atividade de maneira escancarada.
Na tarde desta segunda feira, fiscais o IBAMA estiveram incógnitos no Mercado do Peixe, constataram as irregularidade e voltaram na manhã da terça, apreenderam certa quantidade de pescado, mesmo os que haviam sido recolhidos às geladeiras dos "boxes", que riveram seus cadeados e fechaduras rebentados pelos fiscais à procura do pescado.
Ao que tudo indica, não houve prisões de pescadores. A Colônia dos Pescadores não se pronunciou sobre o fato. Também não temos conhecimento de qualquer iniciativa da Colônia, no sentido de conscientizar os pescadores sobre a importância de respeitar o período do "defeso", sobre a pesca e comercialização de peixes de tamanho diminuto, conforme já relatamos anteriormente em nossa reportagem publicada aqui no BZ em 24/10/2010 e depois convertida em denúncia ao MPE-Ministério Público Estadual (Promotoria) pelo MPC-Movimento Pela Cidadania. Ao que parece, a Colônia se interessa apenas em cadastrar pescadores, alguns deles, segundo consta, nem tão pescadores assim, com finalidade de dar acesso ao benefício pago pelo governo federal, em troca do voto: barganhas eleitorais.
Quanto ao mercado, pode-se constatar pelas fotos tiradas ontem, que continua a mesma falta de higiene, o mesmo mau cheiro, o mesmo piso poroso, etc...]

Proliferam bares, mesas de sinuca, iniciativas de populares, gente batalhando para ganhar o seu legítimo sustento, mas tendo que conviver com aquela falta de higiene e mau cheiro, banalizando o desconforto e as condições sub-humanas. A troca do piso, por lajotas vitrificadas, que pudessem ser lavadas diariamente, usando-se um pouco de água sanitária, já seria o suficiente para evitar o mau cheiro.
5 comentários:
Quando a coisa é verdadeira parece que doi e ninguém vem fazer defesa e desviar o assunto.
9/2/12 17:58Isto é um mercado ou antro de urubús?
12/2/12 10:10á colinia de xiquexique ta precisando
13/2/12 23:32é de uma investigaçaõ pesada
póis sabe-se ki la ixiste é muita
malandragen ...
como se falam pela ciadade ki
la tem um esquena de seguro pesca...
È verdade. Esta precisando mesmo de uma investigação. Eu nunca vi em lugar nenhum isso. È um roubo nessa colõnia estao enrincando nas costas dos pescadores.
15/2/12 14:41E só estar proximo aos caixas eletronicos da CEF para se gravar as ameaças as quais os pescadores de verdade e os pescadores que não sabem colocar uma minhoca no anzol recebem para não esquecerem de pagar a pequena contribuição de 50% do que estão recebendo aos procuradores ou procuradoras da COLONIA e formular uma denuncia à PF
12/3/12 21:14Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!