Pesquisar no blog!




Economista defende 12 horas semanais para jornada de trabalho no Brasil

3/06/2012


O economista e professor  da UNICAMP, Marcio Pochmann, diz que o Brasil está pronto para uma jornada de 12 horas semanais, ou seja: três dias, quatro horas por dia – sem nenhum prejuízo para as empresas.





A propósito dessa proposta que está sendo gestada no interior do governo federal, a de abrir a possibilidade de “empregos parciais” terem carteira assinada, lembrei de um argumento do professor Marcio Pochmann que tem efeito demolidor sobre a má ideia do governo.
Pochmann, de posse de diversos dados e à luz das novas tecnologias, diz que o Brasil está pronto para uma jornada de 12 horas semanais – três dias, quatro horas por dia – sem nenhum prejuízo para as empresas e sem a necessidade de cortar salários etc, ao contrário do que pressupõe esse projeto do governo.
Economista Marcio Pochmann
Ou seja, o mercado de trabalho abre, segundo o professor, a possibilidade de acolher a todos e ainda criar uma nova realidade, semelhante àquela imaginada por Marx e Engels (“fazer hoje uma coisa, amanhã outra, caçar de manhã, pescar à tarde, pastorear à noite, fazer crítica depois da refeição, e tudo isto a meu bel-prazer, sem por isso me tornar exclusivamente caçador, pescador ou crítico”).
A proposta do governo, se levada adiante, facilitaria ainda mais para que os empregadores manipulem o chamado exército de reserva, inclusive aumentando suas fileiras ao transformar o maior número possível de vagas de trabalho em “emprego parcial” ou temporário. E tudo isso com a vantagem de se eximir de culpa, através do truque barato, contido na proposta, de “dar carteira assinada para quem não tem”.

Fonte: Revista Forum

6 comentários:

Anônimo disse...

Tem é doido... como é que esta lei vai pegar? O Brasil precisa é que o povo treabalhe, principalmente os baianos

6/3/12 13:33
Anônimo disse...

Esse anonimo aí de cima, leu e não compreendeu.
Ou então ele nem mesmo leu e fica falando do que não sabe.

6/3/12 14:07
Anônimo disse...

Quem quer trabalhar na SAEE de Xique-Xique?
Para beber água no escritório de lá SAEE , precisa-se levar garrafas de água mineral.

6/3/12 19:54
Anônimo disse...

Dizem que o sr. Prefeito só bebe água mineral.Mas tem também quem diga que quando ele vai beber a água fornecida pela SAEE, ele manda ferver em forno microondas, filtra ,manda Everaldo , os secretários da prefeitura e os vereadores do lado dele provarem e depois de consultar o pai e o tio, bebe entrestecido a água da SAEE.

6/3/12 21:29
Anônimo disse...

Sobre assunto, já saiu neste blog publicado este comentário:
"Com a contaminação da água, todo mundo em xiquexique que beber esse líquido vai ficar liquidado. Não vou nem falar na caganeira que já está se alastrando. Precisamos denunciar isso no "Se liga no Bocão",e no "Big Brother". Vamos levar este assunto pra Lula, José Serra,Jaques Wagner, FHC, pra Obama e pra a presidenta Dilma".

6/3/12 21:48
Anônimo disse...

Eu sou estudante de política brasileira aqui nos Estados Unidos, para os íntimos: United States of America, all right? Se vocês quiserem me ajudar a ter mais conhecimento, me digam se nessa cidade XiqueXique o povo vota com consciência, isto é, sabendo em quem pode ser o melhor para Xique-Xique, Bahia, Brasil, Rio São Francisco

6/3/12 22:48

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!