Pesquisar no blog!




Entidades de Irecê querem novo modelo de desenvolvimento regional

3/09/2012

Construção de um novo modelo de desenvolvimento da região de Irecê, que possibilite água para consumo humano e produção agrícola. Esta será a principal solicitação do Fórum Regional de Debates ao governador Jaques Wagner, no próximo sábado (10), durante sua visita a Irecê para autorizar obras. O Fórum de Debates é composto por várias entidades e instituições e tem como principal objetivo defender políticas públicas que promovam o desenvolvimento do Território de Irecê.
Nesta quinta-feira (8), uma comissão do Fórum se reuniu no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para elaborar uma carta com as reivindicações para o governador. A comissão foi formada em reunião na última terça-feira (6), ocorrida na Casa do Comércio. A crise na Barragem de Mirorós, que já afeta irrigantes da região e ameaça o abastecimento de água em 14 municípios, foi o principal assunto discutido.
A crise, afirma o Fórum de Debates, é fruto da negligência de governantes do Estado, nos últimos 30 anos, e reflexo de um modelo de desenvolvimento equivocado e grave. Na tentativa de evitar o risco de um colapso de água, está em construção a Adutora do São Francisco, que abastecerá os 14 municípios do Território com água do Rio São Francisco.
Diante da escassez de água e a seca prolongada, municípios decretaram situação de emergência. Com o alerta, o governador Wagner mostrou ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, a urgência na conclusão da terceira etapa da Adutora do São Francisco, pedindo que a licitação para o término da obra seja dispensada. A obra está orçada em cerca de R$ 178 milhões e a expectativa é que seja concluída até o final deste ano. Por Pascoal Ferreira
Irecê Repóerter 

6 comentários:

Anônimo disse...

è com o governador em Irecê muitas coias poderão ser resolvidas. Eu estarei lá pra conversar com ele.

9/3/12 09:28
Anônimo disse...

O senhor prefeito de Xique-Xique esteve presente nesta raunião?
É por isso que Xique-Xique fica pra trás.
Enquanto os outros buscam, aqui se briga inernamente sem sair do lugar.

9/3/12 09:28
Anônimo disse...

ninguem senta para conversar com o povo de xique xique sobre esta água que estão levando para irece. o debate é la e o são francisco é aki. vamos pedir explicações aos politicos. nos de xique xique estamos sendo tratados como cachorros sem dono. ninguem da ousadia. estão desviando o são francisco para a caatinga e aki na cidade não tem um forum de debates. que absurdo.

10/3/12 00:17
Anônimo disse...

O governador, hoje em Irece, encheu a bola de Dr. Ricardo. Que procurasse o vice igual a ele, para ganhar as eleiçõs com mais de 2.ooo votos. E que contasse com ele pra tudo.Adeus Mariana que eu já vou embora.

10/3/12 18:40
Anônimo disse...

Desde o anúncio da obra da adutora do São Francisco ,eu me pergunto: Teve um estudo prévio sobre as condições do rio para essa transposição? Será que só levar a água vai resolver a questão na região? Raciocine comigo, eles tem o rio jacaré, o rio foi desmatado, mal tratado e hoje perdeu toda a sua capacidade, eles vão ter o mesmo respeito por um rio que muitos deles nem conhecem? Perdão se estou sendo egoísta, pois a água é direito de todos,porém, se você que está lendo essas linhas der um "passeio" no Velho Chico verá que não precisa ser técnico para ver suas reais condições,claro, que eu não estou falando do volume, pois a poucos dias ele transbordava , mas o período seco é mais longo, vejam os outros aspectos como a quantidade de areia e o desmatamento, eu garanto ele não resistirá ,assim como vários outros rios não resistiram. Peço aos editores do A voz, que publiquem algum estudo feito antes ou algum projeto de revitalização que esteja sendo feito para a preservação do rio. Estou no aguardo.

13/3/12 09:42
liberdade disse...

Na minha ignorância qual as diciculdades maior de trazer mais água do Velho Chico, ou deixar milhares de sertanejos sem água. Qual a distância entre o Rio São Francisco e a barragem de Mirorós. No momento é de solução, eu acho que a melhor alternativa é fazer a transposição do Rio para a barragem, atende mais rápido as pessoas. Não estamos falando de irrigação, estamos falando de água para a sobrevivência de milhares de seres- humanos. Depois de morar por mais de 30 anos fora do meu Sertão, estou de regresso numa situação dessa. Ainda acredito nas ações do nosso Governador.

26/3/12 13:21

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!