Pesquisar no blog!




ATOS E FATOS DO PODER LEGISLATIVO – SESSÃO DE 30/03/2012

4/03/2012


Lida e aprovada a ata da sessão anterior.

Ausente apenas o vereador José Pessoa de Carvalho, por motivo de saúde.

Começa a leitura do MATERIAL DO EXPEDIENTE.

Numa questão de ordem, o vereador Esermilson Rocha, na qualidade de líder do PMDB informou a todos que dia 28/04 o partido vai escolher o seu candidato a prefeito de Xiquexique, baseada em pesquisa popular, e portanto a escolha representaria a voz do povo. (1)

A seguir o vereador Mirlan disse que a democrática decisão do PMDB, era digna de nota, e que isso não ocorre na oposição, onde segundo ele, o candidato vem imposto de fora, de Salvador. (2)

O vereador Padeirinho discordou, dizendo que no PMDB e no grupo da situação não há democracia, e lá quem decide é o prefeito e o deputado Braga. Aos demais resta apenas a aceitação sem maiores discussão. Citou que tal comportamento vem criando problemas na situação, insatisfação de vereadores, que não têm a chance de subirem, etc...Disse ainda que o candidato já está previamente decidido, e se trata do D. Renan, independente de qualquer pesquisa.

O vereador Eliecy se declarou integrante do grupo do Deputado Reinaldo Baga, e discordou do vereador Padeirinho, classificando-o de precipitado. Disse que o prefeito e seu pai vão convocar todos os membros do partido e escolher o candidato.

O vereador Nino Meira também afirmou que a escolha é democrática por ser baseada em pesquisa.

O vereador Padeirinho exigiu que se mostre a pesquisa, mas ficou sem resposta, e insistiu que o nome apresentado pelo prefeito e seu pai, será o candidato referenciado por todos. Isso não é democracia.

Numa outra questão de ordem, o vereador Esermilson informou que em 28/04, só será lançado o candidato a prefeito. O cargo de vice prefeito ficará em aberto, para eventual composição política ou aliança com outros partidos.

O vereador Padeirinho observou que tal postura da situação, mostra que nenhum dos vereadores da situação tem chance de integrar a chapa e galgar o cargo de vice. Afirmou ainda que como integrante da oposição está aberta a conversar, sem que isso represente uma adesão.

O vereador Esermilson congratulou-se com o vereador Padeirinho, pela abertura demonstrada e ressaltou a importância da conversa e do diálogo

O vereador Tantão observou que a oposição tem 11 partidos, enquanto a a situação tem apenas 2 partidos e conclamou que a situação deveria indicar o vice-prefeito na chapa da oposição, que tem um candidato bem aceito, e a partir dessa união, trabalhar todos juntos pelo progresso de Xiquexique, um governo de união.

O vereador Eliecy retrucou que não aceitaria a sugestão do vereador Tantão, pois soa há uma maneira de ver Xiquexique continuar crescendo, a continuidade da atual administração r voltou a falar na pesquisa, que até agora não foi mostrada. (3)

O vereador Joaquim Lopes Rabelo observou que só pode ser brincadeira o que foi dito pelo vereador Tantão, pois o PMDB tem 7 vereadores, o prefeito, o vice prefeito e o vice-presidente da República, não pode aceitar nada menos que a cabeça de chapa. (5)

E entramos na ORDEM DO DIA

Aprovada em bloco várias indicações do vereador Mirlan.

Na indicação do disque ambulância, um serviço que deve funcionar 24 horas, nova discussão. O vereador Padeirinho mencionou a dificuldade de seconseguir uma ambulância, quando isso se faz necessário, e que é a favor do serviço 24 horas.

O vereador Esermilson disse que o serviço de ambulâncias públicas não tem defeitos e trabalha sem olhar a política. Afirmou que não se faz política com a saúde das pessoas.  Oxalá fosse assim!

O vereador Mirlan informou que ontem, a PMXXrecebeu mais uma ambulância, comprada com dinheiro público e que o empréstimo do Desenbahia órgão do governo do estado, não aprovou a documentação e o empréstimo apenas pelo fato ser o gestor do PMDB. Voltou a acusação de que o governo do estado continua perseguindo o gestor municipal. O vereador Padeirinho lembrou que recentemente chegou a Xiquexique uma ambulância para serviços odontológicos e que está sendo usada apenas para arrancar dentes da população.

O vereador Esermilson se queixou da perseguição do governo do Estado, e que isso é uma política menor. (4)

Discussões bem acaloradas, mas educadas, e até a vereadora Marizete, normalmente calada, reolveu se manifestar.

NOSSOS COMENTÁRIOS:

(1) Nem Esermilson nem Nino Meira nem Eliecy comprovou a existência da pesquisa, o que coloca em dúvida a existência da mesma.

(2) Mirlan deveria respeitar os outros partidos e não tem a menor autoridade para falar em democracia de grupo. Se não fosse trágico, seria terrivelmente cômico.

(3) Eliecy é daqueles que acham que os atuais gestores são os melhores da Bahia e do Brasil, e só eles são capazes de fazer uma boa administração para a cidade, o que nos parece uma afirmação absolutamente teórica , sem nenhum apoio da realidade.

(4) Beira o ridículo, o vereador Esermilson Rocha se queixar de perseguição. Não se deu conta que perseguição é uma tônica dessa administração municipal, que demite pessoas competentes, ou contrata incompetentes por razões meramente políticas.

(5) O vereador Quinquinha não admite a máxima de que em política tudo é possivel. Destoou do clima instaurado na Câmara.

De mais a mais, só a costumeira e indesculpável falta de educação da mesa diretora da Cãmara, Nino Meira, Mirlan Sampaio e Marisete Pereira, liderados pelo presidente Joaqui Lopes Rbelo, que insistem em não observar o regimento interno da Cãmara, criado e aprovado por eles mesmos.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Zeca seus esclarecimentos sobre esta casa da vergonha.
Assim ficamos sabendo o que acontecer por lá.

3/4/12 12:37

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!