A falta de água atinge o distrito irrigado de Mirorós há cerca de 3 anos, mas em 2012 a situação piorou e tem tirado o sono dos produtores locais devido aos prejuízos causados. No último dia 1º de abril, quando as comportas da Barragem de Mirorós foram fechadas para o perímetro irrigado, uma perda de 70% da produção foi registrada. No local, o cultivo da banana é a principal atividade econômica, que é explorado por cerca de 200 pequenos produtores que sobrevivem da lavoura.
O gerente-executivo do distrito de Irrigação de Mirorós, Paulo Henrique Santos de Araújo, destaca que “hoje os produtores estão utilizando água de poços coletivos para irrigar suas plantações, mas estes poços não atendem à demanda e só conseguem irrigar cerca de 30% da área plantada – em torno de 1.580 hectares”.
Fonte: Bahia Notícias
10 comentários:
Se a água não dá nem para beber, por que discutir irrigação? Já faz um bom tempo que essa situação era previsível, sobretudo numa região onde a água sempre foi escassa.
17/4/12 07:15Já se faz necessário também uma discussão para mudar os meios de produção na região: agricultura irrigada, não dá mais!
Meu Deus perdoa os pecados desse povo, e manda chuva!!!!
17/4/12 08:47Não tenho conecimento sobre a forma de irrigação, mas com certeza a forma Israelense por gotejamento é a maneira mais inteligente de aproveitamento da pouca água que se temm na região. Se o método usado já for esse, que Deus tenha misericódia desse povo.
17/4/12 09:09Aqui o povo só pensa em festa e bacanal. Até na Sexta-Feira da Paixão houve festa.
17/4/12 09:34Aí a resposta .. SÊCA... e Diarréia vinda da água de Xique-Xique.
Isso ainda é pouco para esses ímpios que nunca se arrependem.
O povo de mirorós e Irecê, está passando por isso por falta de consciencia, pq esta barragem foi feita para somente levar água ao povo de lá e de irece,mais eles viram muita água e acharam que podia fazer irrigação, logo de banana que puxa muita água,então eles achavam que a água nunca iria acabar,mais de vinte anos se passaram olha o que aconteceu, o bananal está morrendo por falta dágua, quem sofre? o povo, por falta de sabedoria.
17/4/12 11:08O governo LULA irresponsavelmente iniciou a interminavel obra de transposição do são francisco para outros estados apenas pra dar um golpe eleitoral no nordeste. Se tivesse boas intenções não teria jogado este dinheiro fora e teria feita esta transposição para mirorós e outros perimetros irrigados baianos que é muito mais perto e proximo do rio são francisco onde tem ainda muitos areas do semiarido.
17/4/12 11:09o anônimo das 11:09 mostrou seu profundo conhecimento sobre o NADA HAVER!
17/4/12 12:51O rio é da integração nacional e não da integração de Irecê. O povo do Ceará e de Pernambuco também merecem a água do são francisco.
17/4/12 14:02Merecer até q merecem mas que venham para a beira do rio e não o rio e até eles, numa obra de enormr impacto ambiental e que já está se gastando o dobro do que foi divulgad inicialmente, enquanto q os ribeirinhos não tem agua encnada, rede de esgoto e td mais...
17/4/12 17:18Oh Deus, perdoe este pobre coitado, que de joelhos rezou um bocado, prá chuva cair de mancinho. Senhor, assim o senhor me perdoe ,será que a culpa foi,deste pobre que não sabe fazer oração...Adeus Mariana que eu já vou embora.
17/4/12 23:36Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!