Peço perdão a todos os amigos, reais e virtuais, mas a pesquisa cientifíca não pode ser obstruída e é em razão dessa pesquisa que vem sendo constatado que entrar no facebook todos os dias é uma aula de psicologia do auto-engano. Sem nenhum sarcasmo, estou me interessando bastante, no âmbito científico, pelo comportamento das pessoas no facebook e do quanto elas revelam aqui da maneira como lidam com suas dificuldades.
Aquele que vive crises no relacionamento ou que alimenta dúvidas sobre o que realmente sente pelo parceiro vai desandar em declarações públicas de amor a ele, postar exortações sobre como o amor é importante e supera todas as diferenças e dificuldades.
Aquele que sofre intensamente com o que os outros pensam dele vai postar frases de auto-exaltação salientando que não se importa com a opinião de ninguém, e que sua auto-estima independe do que pensam os demais.
Aquele que sofre por ter sido abandonado ou pelo medo de ser abandonado vai nos lembrar que os que se ausentam demais deixam de fazer falta... E nos ameaça dizendo que ele é um guerreiro que luta até o fim pelas pessoas, mas que quando ele desiste de alguém, é definitivo. Portanto, tome cuidado para não ser abandonado por ele! Pois, assim como a criança que tem medo do escuro grita alto para assustar os “fantasmas” que lhe estão assustando é quem tem medo de ser abandonado é quem abandona os outros antes para não lhes dar a chance de fazer o mesmo com ele, na esperança de assim salvar uma auto-estima que já não existe há muito tempo.
Aquele que tomou decisões equivocadas que lhe custarão o preço de muitos pesares a longo prazo posta frases que afirmam a importância de se estar satisfeito com as escolhas, pois quer se convencer de que não agiu por medo, comodismo ou conveniência, mas pela clara consciência daquilo que deseja e do que é melhor para ele.
Aquele que não consegue se livrar da vontade de trair o parceiro vai postar mensagens salientando que a fidelidade é mais do que não beijar outra pessoa, mas estar ao lado dele mesmo quando “não é preciso” - ou quando não se tem a menor vontade de estar ali.
Aquele que não consegue sair do lugar vai estar sempre afirmando o poder da força de vontade, da iniciativa, do “correr atrás” e da determinação. Quer se convencer de que, apesar da estagnação, todas as possibilidades estão abertas a ele, e que a chave de todas elas é o clique mágico de sua vontade... Ou então, tem também o caso daquele que ganhou tudo de mão beijada e que salienta os efeitos produtivos da força de vontade para convencer a si mesmo de que tudo o que tem é produto do suor de seu rosto.
Aquele que discrimina as pessoas em ‘preconceituosas’ e ‘não-preconceituosas’ vai postar frases e imagens diminuindo o valor e a inteligência dos "preconceituosos". Afinal de contas, somente pessoas baixas e de pouca inteligência saem por aí discriminando os outros.
E, last but not least, há o caso daquele que já se convenceu de que nada na vida pode lhe devolver a paz de espírito, e que enche o mural de seus amigos com odes de louvor a Deus na esperança de que quando estiverem mortos possam ser mais felizes do que agora, enquanto ainda estão vivos.
E não admira nem um pouco que todas estas frases exortativas e as imagens que as acompanham sejam tão simplórias, tão rasas e superficiais. Afinal de contas, o objetivo delas é exatamente prevenir que seu emissor pense demais sobre as questões tratadas por elas...
E assim as pessoas vão levando a vida no auto-engano, pois acreditam que no auto-engano e na auto-indulgência elas estão sendo nobres e caridosas. Assim como acreditam que são nobres e caridosas quando dizem a uma pessoa obesa que ela emagreceu, quando, na verdade, qualquer um, e principalmente a pessoa obesa em questão, é capaz de ver que ela está mais gorda do que nunca. Aguardo, consequentemente, que alguém conteste tudo o que aqui foi afirmado e torço que os seus fundamentos derrubem ou infirmem as assertivas ora lançadas.
Sem pretensões de amenizar os efeitos psicológicos ou de promover eufemismos que consolam, confesso que sou usuário do facebook desde o seu nascimento.
No Gabinete do Psicólogo
No Gabinete do Psicólogo
4 comentários:
o facebook de um grupo daqui de Xique-Xique só serve para fazer
19/4/12 10:46fofoca e politicagem. Dele TÔ fora!
peior é que existe no facebook do grupo de Xiquexique um elemento que tem inveja de um certo candidato a vereador e o chama de PT "enrustido". O elemento de tanta inveja chega a destilar veneno pelas ventas. Ele é tão puxa-saco dos que estão no poder que chega a dar nojo. O jeito é rezar e pedir ao Senhor do Bomfim a proteção contra este indivíduo louco.
19/4/12 11:25No horário do meio dia 70% dos que ouvem rádio, estão ligado na Cactus FM.
19/4/12 13:50Os da oposicão são quase todos, os da situação em grande maioria e os idiferente que neste horário também buscam ouvir a Cactus.
Gostava muito de ouvir a Cactus mas, depois de tudo que escuto lá, a gora estou fora! locutor se metendo na conversa dos ouvintes, como essa semana na terça-feira quando um rapaz falou que XX estava crescendo e o locutor querendo destorcer o que o rapaz falou fiquei pasma!você não gostar de um grupo político tudo bem mas, ficar cego e não vê nada ao seu redor aí é brincar com anossa inteligência. E quem é piquena no tamanho muito mais na audiência.
19/4/12 15:12Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!