Pesquisar no blog!




Mitos e superstições ainda perseguem a Sexta-Feira 13

4/13/2012

"Yo no creo en brujas pero que las hay, las hay"
Hoje é a segunda sexta-feira 13 das trés que o calendário reservou para 2012. Houve uma em janeiro e a outra está marcada para  julho. A data, para alguns, é considerada como um dia de azar ou, pelo menos, um dia em que se deve ter algumas precauções durante o dia;
Quando falamos em sexta-feira 13 a reação é comum e : polêmica, mesmo que seja para defender e contar  experiências ou até para tentar convencer de que tudo não passa de mito ou superstição adquiridos por  nossa cultura. Cruzar com gato preto, passar debaixo de uma escada ou quebrar espelho, são,  por exemplo, ações nefastas  numa sexta-feira 13.

O mito engloba várias teorias de como surgiu à lenda de que a sexta-feira 13 seria o dia mais azarento de todo ano. Algumas pessoas do passado levavam esse  dia tão a sério que nem saiam de suas casas. A crença de  parte da população relaciona o número 13 com azar. Em contrapartida, para os místicos esse dia está associado a evolução de todo ser e também é um dos dias mais poderosos, pois o número 13, somando as unidades que o compõe, é igual a 4 ( 1+3=4 ) e o número 4 significa o "tudo" existente na Terra, qual seja os quatro elementos: Água, fogo, terra e ar. Já no tarô a carta 13 significa morte. 

No Brasil, a data também é vista como um dia ruim graças a duas superstições diferentes. Uma relacionada ao número e a outra ao dia da semana. 
Os católicos afirmam que 13 era o número de presentes na Última Ceia (12 apóstolos e Jesus). E o 13º homem que chegou, Judas, teria traído Cristo. Com relação ao dia da semana, sexta-feira teria sido o dia da crucificação de Cristo, além do Dilúvio ter iniciado também nesse dia da semana. 

Acreditando-se ou não, a data é muito considerada e passou a ser usada, inclusive,   em comerciais de TV ou . em filmes de terror embasados na velha lenda da sexta-feira 13. 
Em um bate papo em rede social, verifiquei que a maioria das pessoas posicionou-se a acusar o dia como  azarado.. Muitos,contudo, acreditam não passar de lenda e que é uma sexta-feira como outra qualquer, igual a que se teve na semana passada. Prefiro, no entanto,  ser mais subjetivo, porque: eu não acredito nas bruxas, mas que elas existem, existem., 


nilsonazevedo@globo.com

4 comentários:

Eleitor de Eser Rocha disse...

O AZAR começou há quase oito anos quando Eser Rocha sofreu um grave acidente.
Mas a partir de Outubro deste ano dias melhores chegarão ao município de Xique-Xique.
XiqueXique não servirá mais de cobaia para políticos inexperientes, como aconteceu quando o nosso prefeito eleito ESER ROCHA não pode, pelo motivo que todos sabem, exercer o seu mandato, o que o povo de Xique-Xique até hoje lamenta.

13/4/12 09:18
Anônimo disse...

Ontem Gal quase apanhou na porta da prefeitura.

Não entendo como o prefeito de Xique-Xique só critica o governo federal e estadual.
Isso chega ser insano.
Todo município precisa de parceria entre os governos.
Polítíca é de 4 em 4 anos, um prefeito deve admisntrar para o seu povo pensando no seu povo.

13/4/12 09:59
ELEITOR DE GAL disse...

Conselho e água se dá a quem pede.
Gal não me pediu, mas eu na qualidade de eleitor dele
digo que já está no tempo dele contratar uns seguranças.
Os puxas-saco do prefeito são uns jagunços disfarçados,
tem até um jagunço do prefeito com sotaque de são paulo.
Pode Mariêta?

13/4/12 10:37
Anônimo disse...

Uma fonte informou-me que o Prefeito vai tentar na Justiça ser candidato a Reeleição, pois não considera o primeiro mandato, como dele e sim de Eser Rocha.So agora seria REeleição. Não PODE

13/4/12 20:29

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!