O dia 1º de maio é conhecido como o Dia do Trabalhador, é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade norte-americana de Chicago dando origem à comemoração.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esse confronto se intensificou, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical instituiu no mesmo dia das manifestações dos trabalhadores como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalhador, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920.
No Brasil, a data começou a se consolidar em 1905 no governo de Rodrigues Alves. A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador foram dadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalhador, sendo considerado feriado em muitos deles.
No Brasil a data foi estabelecida como o Dia do Trabalhador em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, pequenas passeatas, festas comemorativas, shows, desfiles e apresentações teatrais ocorrem por todo o país.
Com Getúlio Vargas – que governou o Brasil como "chefe revolucionário" e notadamente como ditador por 15 anos e, ainda. como presidente eleito, por mais quatro – o 1º de maio ganhou status de dia oficial do "trabalho". Era nessa data que o ditador Getúlio Vargas anunciava as principais leis e iniciativas que atendiam as reivindicações dos trabalhadores como instituição e, depois, anunciava o reajuste anual do salário mínimo ou a redução de jornada de trabalho para oito horas. Vargas criou o Ministério do Trabalho, promoveu uma política de atrelamento dos sindicatos ao Estado, regulamentou o trabalho da mulher e do menor, promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo o direito a férias e aposentadoria.
Na Constituição de 1988, promulgada no contexto da redemocratização do Brasil após os anos de chumbo, representados pela desgraçada ditadura militar, composta do pior lixo gerador de militares tupiniquins, torturadores sádicos e aprendizes de Satanás, conseguiu-se uma série de avanços como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, etc.
A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano. Eis a razão pela qual devemos sempre comemorar o 1º de maio , o Dia do Trabalhador.
4 comentários:
Aqui em Xique-Xique não se paga nem 1 salário mínimo para trabalhadoras domésticas.
1/5/12 12:06Não se paga nem 1 salário para ser caseiro de sítio. Não se paga nem 1 salário mínimo em algum tipo de loja de construção de informática e de oficinas mecânicas.
Rapaz. eu estava até pensando em procurar um trabalho em Xique-Xique. Perdi com seca e falta de água no açude de mirorós toda minha safra de feijão e banana.
1/5/12 12:52Mas com essa noticia eu vou pro Brejo da Barra plantar mandioca.
Mesmo com tantos desempregados,os bares de Xique-Xique estão lotados.
1/5/12 13:28Quem sabe dizer aonde é que essa galera arranja dinheiro?
Pode faltar arroz e feijao na mesa do pobre mas o alcool ñ falta, qm + lucra c/ isso são as cervejarias e os alambikes.
1/5/12 15:43Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!