No Brasil, o índice de analfabetismo funcional é medido entre as pessoas com mais de 20 anos que não completaram quatro anos de estudo formal. O conceito, porém, varia de acordo com o país . Na Polônia e no Canadá, por exemplo, é considerado analfabeto funcional a pessoa que possui menos de 8 anos de escolaridade.
Segundo a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, mais de 960 milhões de adultos são analfabetos, sendo que mais de 1/3 dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso e às novas tecnologias que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a adaptar-se às mudanças sociais e culturais.
De acordo com esta declaração, o analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados e em desenvolvimento. No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.
Mas como resolver essa situação? Como baixar esses números alarmantes? Sem dúvida nenhuma que a educação é o caminho. Alfabetizar mais crianças com melhor qualidade. Essa é a questão: qualidade e não quantidade.
E o resultado disso é a enorme quantidade de analfabetos funcionais com diploma. O nosso país deveria se esforçar em alfabetizar com qualidade. Não é aumentando para 9 anos o Ensino Fundamental que a qualidade do ensino irá melhorar.
Também não é ampliando o horário escolar que teremos o problema resolvido.
Se os alunos não forem incentivados à leitura, a atividades que trabalhem com inteligência, pensamento lógico e capacidade de relacionar temas diferentes, nenhum esforço do governo será válido.
Também não devemos nos esquecer dos professores. Melhoria nos cursos de formação dos docentes, remuneração adequada, capacitação continuada, etc. Dá trabalho, é verdade, mas o investimento na qualidade da educação é a única forma capaz de reverter esse quadro educacional brasileiro tão triste!
Com informações da UNESCO
24 comentários:
UM DOS PROBLEMAS AÍ ESTÁ, O GOVERNADOR COM OS PROFESSORES, DESTA MANEIRA QUE ELE ESTÁ AGINDO NÃO TEM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO BRASIL, ELE QUER QUE CREÇA IBOPE DE EDUCAÇÃO , MAS NA VERDA SÃO OS VERDADEIROS ANALFABETOS FUNCIONAIS DIPLOMADOS.
7/5/12 08:17Crescer IBOPE de educação? Estou ficando analfabeto real e funcional, pois não entendi o texto do anônimo aí de cima.
7/5/12 10:18É no verde, na verda ou na verdade o que ele quis dizer?
Engraçado, resolvem fazer uma campanha para reformar o hospital Julieta, enquanto isso os bragas patrocinam bebidas e foguetes em convenção, inaugurações e no dia-a-dia...entre outros gastos que não indica que existe carência de recursos... se existe um problema ou crise, que cortem certos gastos para amenizar os problemas existentes. Assim fez a presidenta Dilma no começo do mandato, o que possibilitou de dar um andamento mais seguro a sua gestão... acorda! Xique-Xique
7/5/12 10:30Com tanto analfabeto aqui em Xique-Xique, os governantes deitam e rolam aproveitando da ignorância do povo que vota neles. Tenho dito.
7/5/12 11:35Me admira vocês falarem de analfabeto funcional quando o dono do próprio blog é um.
7/5/12 12:48Qual o estudo de Gal tem?
Essa foi boa viu.
O anônimo aí de cima é uma anta. Um pobre de espírito que merece misericórdia. Fica falando, por pura INVEJA, dos outros mas não olha para a própria imbecilidade.
7/5/12 12:57Vejam como o Anta usa o pronome no início da frase. Ele diz:"Me admira" quando o certo é ADMIRA-ME. Quanto mais se reza mais imbecís aparecem.
Devido a Grande numero de visitantes do Blog AVOZ, pedimos a colaboração para a divulgação da petição pública que pede a troca do nome do Projeto Baixio de Irecê, para Projeto Baixio de Xique-Xique.
7/5/12 13:09Se possível o blog deixar um link para petição:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24145
Juntos poderemos fazer justiça. Abrace esta campanha você também!! contamos com todos que amam Xique-Xique.
Discordo totalmente dessa pessoa “mau”informada em relação aos estudos de Gal, sei que ele tem o ensino médio completo e é técnico profissional na área da informática; e além do mais é um grande leitor. Melhor do que muitos que dizem ter “nível superior” , mas que na verdade só compraram um diploma. Parabéns Gal, você é muito inteligente e sei que no tempo que concluiu o 2ºgrau a qualidade dos estudos eram bem melhores que hoje.
7/5/12 14:20Como não somos analfabetos, se o Governo do nosso Estado insiste em não pagar o que deve aos sofridos professores? assim fica difícil,os professores com esses salários miseráveis fingem que ensinam e, nós os alunos fingimos que aprendemos, e assim vamos levando á vida.Mas vocês entendem o que queremos dizer,mesmo sendo analfabetos funcionais.
7/5/12 14:35Os maiores analfabetos estão na câmara de vereadores, cada povo tem o governo que merece.
7/5/12 15:01A camara de vereadores está cheia deles.
7/5/12 15:08Então está na hora de mudarmos os nossos representantes na Câmara de Vereadores. Votemos nos candidatos que fazem oposição às forças do atraso que estão no poder, e "do venha a nós", há 8 anos.
7/5/12 16:02E eu achei que Gal tinha curso superior.
7/5/12 16:06Se não tem parabéns Gal, pois você colocar muita gente que se acha doudor no bolso.
Quem te critica não deve nem ter ligo o texto, pois diz que um analfabeto funcional não sabe colocar no papel suas idéias.
Você fala bem, escreve bem e uma pessoa muito ineligente e humana.
Mais dois prefeitos confirmaram o cancelamento dos festejos juninos, alegando os problemas enfrentados pela estiagem que já é considerada a pior dos últimos 47 anos.
7/5/12 16:33Depois de anunciarmos o cancelamento nas cidades de Várzea Nova eTapiramutá, conversamos com os prefeitos de Cafarnaum e Mulungu do Morro que também confirmaram a suspensão dos eventos, de acordo com Dr. Amauri Prefeito de Mulungu do Morro, a prefeitura já tinha contratado Amado Batista para o São Pedro., Ele informou que está vendo com o setor jurídico a possibilidade de o município ser ressarcido do dinheiro que já teria sido depositado na conta do artista. Dr. Ivanilton prefeito de Cafarnaum, disse que o município vem sofrendo grandes prejuízos com a estiagem e que realizar o evento ficou inviavel. As duas cidades decretaram estado de calamidade devido a seca e aguardam ajuda dos Governos Estadual e Federal para combater os efeitos da mesma. O longo período de estiagem tem ameaçado a realização das tradicionais festas de São João e São Pedro em diversos municípios baianos. Muitas cidades já anunciaram o cancelamento dos festejos, a exemplo de Tucano, Itabuna, Serrolândia, Várzea Nova, Miguel Calmon, Tapiramutá, Cafarnaum, Saúde e Mulungu do Morro, que seguiram a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para que as unidades federativas atingidas pela estiagem “adotem uma imperiosa necessidade de contenção de despesas”.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec) estima em 2,6 milhões o número de pessoas afetadas pela seca.
AINDA INDEFINIDA
Em contato com a Sra. Rose, primeira dama da cidade de América Dourada, fomos informados que a situação ainda está indefinida. Segundo ela, a prefeitura teria recebido uma orientação do TCM avisando que os municípios que teriam decretado situação de emergência, seriam rigorosamente fiscalizado na realização da festa, disse que o prefeito Agnaldo entrará em contato com o órgão para analisar a possibilidade de realizar uma festa menor baseado no investimento inferior ao do ano passado e que na próxima semana teremos o resultado oficial.
Não conseguimos contato com os prefeitos de Bonito e Utinga nesta sexta-feira.
Na próxima terça-feira traremos outras informações das demais cidades da região.
Gal bota no bolso muita gente.
7/5/12 17:09Morram de inveja.
Ou desespero.
É ataque pra todo lado.
Do lado da situação tem o prefeito que fala bem.
O resto não abre a boca pra nada.
Gal é quem fala do lado de ca e ainda tem um monte.
Sabe por que ele fala pela oposição?
POR QUE SABE O QUE DIZ É UM DOS MELHORES.
Agora morram.
Porque o pessoal da oposição não pedem para cancelar os são joão de Irecê e da Barra? lá a situação é pior que a de Xique-Xique.
7/5/12 17:30Nao tenho nada a ver com a escolaridade de Gal. Isso é uma questão pessoal dele. Mas, hoje na radio Cactus ele falou algo errado. Todos sabem que a Rua 06 é um Abel viário da estrada estadual 052. Tanto que Tantao e Joao Leão prometeram recapiar essa rua. Tanto que no dia da vinda do governador as máquinas do Estado jogaram um monte de barro lá. Portanto, Gal falou errado hoje bá radio. A culpa do problema da rua 06 é do Estado. Temos que falar a verdade.
7/5/12 18:09Você incomoda Gal. Como se fizesse diferença se você tem curso superior ou não.
7/5/12 18:52O exemplo do Lula mostra que não é preciso ser doutor para ter sucesso.
E você tem mostrado coragem, inteligência, independência e caráter.
Você é das poucas pessoas que nunca teve dois lados.
Terá uma vaga garantida na câmara para desespero de muitos.
Seu nome é bem quisto dentro do grupo e até é cogitado para vice mais uma vez.
Isso diz tudo. Siga em frente.
A Avenida Raul Braga é uma extensão da BA 052, via estadual importante. O Governo tem que recuperar esse asfalto com rapidez.
7/5/12 20:06E a BR que passa no centro de Barreiras, é do municipio ou do governo Federal. Vc sabe me explicar Gal?
7/5/12 21:31O Analfabeto Político
7/5/12 21:56Bertolt Brecht
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Anônimo das 18:09 ....e vc "escreveu" errado aqui.... é dito ANEL VIÁRIO e não Abel viário..... tbm diz-se "RECAPEAR" e não recapiar. Não quero ser indelicada apenas estou corrigindo a grafia errada.
7/5/12 22:25Estes dados estão atualizados? São os mesmos da Wikipédia :)
18/7/12 17:43prq nao fala a quantidade de analfabetos
18/8/12 17:46Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!