Pesquisar no blog!




Os marqueteiros políticos pedem passagem

5/12/2012


Humildade,honestidade,respeito e inteligência são atributos primaciais na formação de um candidato a cargo eletivo em qualquer esfera política (municipal, estadual ou federal). A honestidade é um  aspecto importante que envolve o político, pois essa virtude  mostra confiança aos eleitores. A honestidade é uma das virtudes mais exigidas pela população, sobretudo nos últimos anos, devido aos seguidos escândalos de mensalões, mensalinhos, CPIs e até mesmo o primus inter pares, senador Demóstenes Torres, que foi por algum tempo o paladino da ética e dos bons costumes no Senado.  

O respeito da população por um  candidato a cargo eletivo, sem dúvida, é a consequência de sua bagagem e experiência, além do seu trabalho desempenhado no seio da comunidade. Infere-se de um candidato respeitado pela população que seu trabalho cumprido anteriormente tenha sido aprovado por boa parte do eleitor em potencial.  

Um político inteligente é aquele que consegue superar os momentos de adversidades sempre que  é testado e  acionado, que é respeitado pelos seus opositores, que reúne uma excelente equipe para lhe assessorar e que consegue promover novos projetos que tragam benefícios à população, a partir de recursos coletados  pelas lideranças. 

Esses projetos podem ser obras bem executadas, políticas públicas em geral, boa aplicabilidade dos recursos públicos em inovações, investimentos em educação e saúde, valorização do quadro pessoal ou mesmo reestruturar todo município, não esquecendo dos distritos e da zona rural onde moram munícipes, seres humanos, eleitores. para o candidato e às vezes infelizmente para a população, tais virtudes podem ser imbuídas nos políticos, graças ao poder do Marketing Político. 

Candidatos, a exemplo dos exemplos como Lula, que tinham princípios que proporcionavam receio em boa parte do eleitorado. A comunicação social do inimitável Luis Inácio Lula da  Silva ia de encontro com o que a população almejava e ainda almeja para um presidente da república,  a roupa que Lula vestia, a meia , a cueca e o cinto eram impróprios para o povaréu manipulado e sua feição transparecia uma pessoa radical. A partir de uma assessoria em comunicação social eficiente, uma campanha de marketing político visando a imagem de Lula, então candidato, muito bem feita através de Duda Mendonça e mediante  auxílio de uma ótima base política, Lula conseguiu reverter perante a população o anterior quadro de radical que apresentava e passou a utilizar toda sua inteligência, carisma e humildade para conseguir chegar ao tão sonhado cargo de presidente da república. Lula foi um feliz produto do Marketing Político à época próspera que o Brasil viveu ao longo de seu mandato, mas há inúmeros casos que esta ciência conseguiu promover candidatos teoricamente inexpressivos em políticos com votação bastante expressiva, como o Palhaço Tiririca, deputado federal mais votado da história do país.

Os marqueteiros políticos  utilizaram do humor natural do então candidato Francisco Everaldo Oliveira Silva,  Tiririca, promovendo jingles a explorar o leiguismo do candidato associado ao seu humor irônico, inserindo os pequenos vídeos, inclusive, nas redes sociais, que foram as grandes responsáveis pelo sucesso de sua campanha, haja vista a candidatura ter sido apenas para São Paulo, mas todo o Brasil tomou conhecimento dos jingles exdrúxulos do candidato, mas apimentados de doses humorísticas. 


Conforme visto anteriormente, as mídias sociais têm participação cada vez mais ativa nas campanhas dos políticos, por conta de uma série de fatores, como baixo custo, alta capilaridade na distribuição da informação, aproximação do candidato ao público, especialmente a fatia jovem da população, entre outros fatores. Para corroborar essa afirmação de que a internet é um aliada poderosa ao candidato perante aos jovens, nas esferas municipal, estadual e federal, já se observa políticos utilizando várias ferramentas disponibilizadas pela web para se aproximarem-se dos cidadãos, de forma a potencializar suas virtudes e expor suas ideias e propostas. Ainda temos em Xiquexique  muito a avançar nesse quesito, mas a tendência é que os candidatos a vereador e prefeito venham a utilizar cada vez mais as mídias sociais, como o facebook e os blogs.  

Poderemos, consequentemente, tornar a nossa eleição ainda mais moderna, sem poluição sonora ou visual nas ruas, sem gastos excessivos  com excelentes materiais de divulgação,  atendendo-se principalmente as normas da legislação eleitoral..

nilsonazevedo.@globo.com

8 comentários:

Anônimo disse...

O pior problema dos políticos, é a falta de vergonha na cara....

12/5/12 09:02
Anônimo disse...

Os carros de som que fazem propaganda eleitoral aqui em Xique-Xique,
são uma vergonha. Os maiores poluidores sonoros do mundo e seu ninguém toma providências.

12/5/12 10:31
Anônimo disse...

Os de Gal são carros de som silenciosos?

12/5/12 11:00
Anônimo disse...

POLITICO HONESTO É DIFICIL,NA MINHA CONSCIENCIA PRA EU VER QUE X.XIQUE MUDASSE SÓ NS MAOS DESTAS PESSOAS: PASTOR PAULO, CLAUDECI CUNHA,PR.MARCOS.PR.RIVELINO,BENJAMIN CORREIA E O POLICIAL ARISTÓFONES,SÓ ESTES SIM É DE CONFIANÇA , DO CONTRÁRIO É TUDO DESONESTOS.

12/5/12 11:48
Anônimo disse...

ACHO INTERESSANTE QUE O PREFEITO SANCIONOU A LEI DO SILÊNCIO, NO ENTANTO NEM ELE MESMO RESPEITA. TENHO DITO.

12/5/12 14:20
Presbítero João disse...

Pessoal de Xique-Xique.
Abandonem o vício da política e da bebida.
O Senhor Jesus vai salvar todos vocês!

12/5/12 15:16
Anônimo disse...

E agora Jacó o bixo vai pegar? Agora vc vai ver onde a porca torce o rabo. Noticias Jornal Atarde.

12/5/12 15:35
Anônimo disse...

O Marqueteiro do prefeito é fraco viu, criou um slogan e acabou virando pra si próprio.JÁ PEGOOOOOUUUUUUUUU!!!!!!!!

13/5/12 14:50

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!