Pesquisar no blog!




Além de Xiquexique mais 23 municípios baianos comemoraram suas emancipações políticas

6/14/2012

Nesta quarta-feira, dia 13 de junho, vinte e quatro municípios baianos comemoraram suas emancipações políticas. A cidade de Nova Fátima, situada na região Nordeste, à 220 km de Salvador, comemora seus 21 anos de autonomia política e é uma das maiores produtoras de sisal da região.

 Apuarema que também comemora seus 21 anos é uma cidade de beleza e paisagens naturais como a fonte luminosa da Igreja matriz da cidade, com sua elegância arquitetônica. Outra aniversariante, a cidade de Caturama, situado no Sudoeste baiano, comemora seus 23 anos.

Ainda no dia 13, o município de Bom Jesus da Serra completou seus 23 anos de autonomia. Criado com território desmembrado de Poções em 1989, com a denominação de Bom Jesus da Serra. Os fundadores lotearam áreas e convidaram amigos e parentes à construírem casas na localidade.

Já Xiquexique, que seu nome tem origem no cacto Xiquexique existente na região também comemorou seus 23 anos no mesmo dia. Outra aniversariante é o município de Quixabeira, que festeja seus 23 anos. O nome Quixabeira originou-se da planta do mesmo nome, muito comum na região.

Outro aniversariante que completa 23 anos é Lajedo do Tabocal, a cidade está distante aproximadamente 365 km da capital, no sudoeste da Bahia. Lajedo do Tabocal é conhecido por possuir um clima de frio típico europeu. Conhecida como a Terra da Vaquejada, Lagoa Real, que também comemora seus 23 anos, situa-se na região sudoeste da Bahia.

Nova Ibiá completou seus 23 anos de emancipação política. Nova Ibiá antes de ter este nome, já foi Pé de Serra do Gundu, Tabuleiro e, por um breve período, Vila Lisboa. Outro município que completa seus 23 anos de autonomia é o município de Muquem do São Francisco. A cidade tem um dos melhores solos e maiores rebanhos de bovinos da região Oeste do Estado.

­­­Mais informações - site UPB

2 comentários:

Anônimo disse...

Na região Xique-Xique foi quem mais gastou com a festa.
Decretou estado de emergência duas vezes e mesmo assim gasou meio milhão.
A Barra e Irecê por exemplo, duas outras cidades da região que fazem festas, reduziram suas festas por conta da seca.
Xique-Xique é pão e circo e o povo aplaudindo.

14/6/12 11:06
Anônimo disse...

GAL, no blog do Prefeito tem algumas fotos de RENAN, nas inauguraçoes.Seria muito bom você tirá-las do blog e aguardasse-me em xiquexique, para entrarmoas na Justiça, por propagada antecipada.

14/6/12 11:15

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!