E lá se foi (sem deixar saudades), mais uma edição da FESTA DA CIDADE, uma réplica das antecessoras, e o que é pior, nem sempre uma réplica melhorada. As bandas, Calcinha Preta, Psirico, Chicana, Silvano Sales, Amor de Cinema, Black Style, Saiddy Bamba, Edson Gomes, Schake City, Patrícia, Swingeira, Flor do Ketu, Dubiram mais que manjadas, e na sua maioria esmagadora, com um repertório prá lá de “batido”, de baixa qualidade lírica, melódica e rítmica. Muito barulho, e pouca música.
Ao redor dessas “atrações”, grupelhos de adolescentes, com as meninas remexendo freneticamente o “bumbum”, imaginando-se a loura ou a morena do TCHAN. Que horizonte reduzido e medíocre para nossos jovens.
Não sabemos o porque, mas não se inclui nos festejos oficiais, nenhuma atividade intelectual/artísitica (festivais de música, poesia, teatro, danças, etc...) nem atividades esportivas, em terra ou na água, aproveitando e divulgando a beleza da nossa Ipueira, este lago maravilhoso que a natureza nos concedeu, e que se bem utilizado, representaria um diferencial vantajoso em relação às cidades vizinhas, (nenhuma destas tem ou poderá ter algo igual), como Gentio do Ouro, Itaguaçu, Irecê, Central, Presidente Dutra, Jussara, Central, etc...
Pois é a festa da cidade é de uma mesmice que dói, de uma evidente falta de criatividade, decorrente de um secretariado municipal (com raras e honrosas exceções) de baixa qualidade, nomeado por critérios exclusivamente políticos, ocupados por pessoas sem nenhuma vocação, conhecimento ou disposição para o cargo.
PRECISAMOS E VAMOS MUDAR ISSO!
14 comentários:
O prefeito faz a festa pra ele e não para o povo.
15/6/12 10:18Um vergonha e uma descaração usar todos os artista para debochar com a sociedade.
Os problemas politicos é problemas de quem é politico e nao do povo.
Ja pegou, deixou de pegar ou vai pegar de nada tem a ver com uma festa.
O que se viu o desrespeito total do prefeito que não tem compostura e usa as bandas e locuros pra fazer piadinha com o povo.
A resposta vem ai dia 07.
É, ja dizia meu amigo Ailton Marçal, Xique-Xique A TERRA DO JÁ TEVE. E agora inclui Itaguaçu, também terra do já teve. Ambas já tiveram até Prefeitos...
15/6/12 10:56Uma coisa ficou claro na festa da cidade e o prefeito nao deve ter gostado nada nada.
15/6/12 11:04É QUE JA PEGOU como disse Marcio Vitor do Psicirico.
Psirico arasou no palco, foi a melhor banda que da festa da cidade.
15/6/12 11:26Parabens prefeito.
Parabéns pela brilhante reflexão sobre a festa da cidade. Temos que repensá-la, pois a maneira como a festa tem sido feita é de uma falta de imaginação absurda ou será que é de propósito? Repete a mesma formula das outras cidades vizinhas para alienar os nossos jovens: Musicas barulhenta de mau gosto, jovens sendo induzidos ao consumo exagerado de álcool e ao sexo precoce, ao exibicionismo através de roupas e celulares, enfim, tudo que leva a nada. SUGESTÕES: Resgatar a semana cultural, olimpíadas escolares, competições abertas de ciclismo, corrida de rua, gincanas, bailes e diminuir a contratação de bandas e “artistas” que não tem compromisso com cultura.
15/6/12 19:25A melhor festa de tds os tempos. PARABENS PREFEITO por todas as obras nesses 8 anos. É por isso q vc é um dos melhores prefeitos da BA.
15/6/12 22:44Zeca voces vão mudar mesmo, que mem respeitar o prato da casa vcs não sabem, chamar as bandas da terra de manjadas. Se vc não gosta pelo menos respeite!
16/6/12 18:30Festa da Cidade Ótima!!! Adorei.
16/6/12 19:40Moro fora de Xique-Xique, mas me orgulho de ser filho dessa maravilhosa terra. Tinha plano de ir para a festa da cidade, quado vi a programação desanimei. Quando haverá uma progamação genuinamente popular, em sintonia com as aspirações e valores próprios da comunidade. Ano eleitoral, vale o manjado pão (nem isso) e circo. Por falar em eleições só existe a dinastia Braga nessa terra. Pelo amor de Deus, as oligarquias do Brasil estão acabando. Xique-Xique será o último reduto?
17/6/12 01:55A festa foi maravilhosa, desculpe-me os retrogrados que esperavam para a animação da festa a Orquestra Sinfonica da Bahia, Roberto Carlos ou Luciano Pavarotti....mas festa de rua tem que agradar o povão que gosta de se divertir e nao os velhos que esqueceram de acompanhar a evolução musical do mundo contemporaneo. E como disse Márcio Vitor " até JÀ PEGOU...mas como estamos vendo, será impossível PEGAR novamente"
17/6/12 13:13A festa da cidade de xiquexique, nos impoôs uma cultura que não veio de agora e sim de longo prazo, se tivesse nela algo ligado ao teatro as pessoas não iriam gostar, pois não estariam acostumada com atrações desse tipo, então o prefeito atendeu ao gosto da maioria e não de alguns poucos criticos.
17/6/12 13:59Esse anônimo aí de cima menospreza a cultura do xiquexiquense.
18/6/12 10:54Ele afirma que não gostamos de teatro, o que é uma mentira.
Temos também o direito de ouvir boa música e não a breguice sonora imposta pelo prefeito reinaldinho. Temos o direito de ouvir ao vivo, a Orquestra Sinfônica da Bahia, Pavarotti, Chico Buarque, Caetano Veloso, os Titãs. Mas ouvir Limão não sei de quê, Silvano Sales , Psirico e outros lixos é uma tristeza. Essas porcarias musicais são impostas aos jovens de XiqueXique que não tem outra opção. ACORDA MEU POVO!!!!!! Em Outubro vamos dar o troco com juros, juro...
Infelizmente a Festa da cidade de Xique-Xique está acabando. Ora pela falta de compromisso por parte dos governantes que procuram atingir as massas, trazendo atrações que em nada enriquecesse a população no quesito cultura, ora pelo quartel imposto pela obrigatoriedade de consumir Skin...
18/6/12 15:22Costumo repetir a célere frase: " Um povo que desconhece sua história está fadado a repetir os mesmos erros do passado"!
O gestor deveria preocupar-se com o quesito cultura sim, tentar resgatar ou perpetuar a história de Xique-Xique, as tradições ribeirinhas, a cultura local, como faziam antigamente.
Mas...isso tudo é besteira né? Isso tudo não vai fazer com as massas
votem em seus candidatos....como diriam alguns...isso não rende votos..
Enquanto isso...Xique-Xique passa ao posto imbatível de "Terra do já teve"!
Caros conterrâneos! Gostaria de lembrar que a ditadura acabou, vamos sair do anonimato, medo do que e de quem,o problema da nossa terra não é festa.É má administração mesmo,utilizam o meio mais medieval que existe, o de domínio pela necessidade.
3/7/12 22:19Só vamos mudar com coragem,educação,honestidade e fé, um abraço em todos!
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!