Em muitos municípios o desconto oferecido chega a 20%. Implantação de placa solar, coleta seletiva, captação de água de chuva, reaproveitamento da água, plantio de árvores. Camaçari, 41 km de Salvador, foi o primeiro município baiano a aderir o IPTU verde, seguindo o exemplo das demais cidades brasileiras que já tem o desconto oferece 20% para os moradores que praticam qualquer iniciativa sustentável.
De acordo com Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, o município de Mata de São João, 63 km da capital, já assinou o protocolo de intenções e está em processo de elaboração da legislação municipal do IPTU Verde para que seja implantado em 2013. Os municípios de, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Salvador também avaliam a possibilidade de implantar os benefícios para os seus contribuintes.
Estas iniciativas privilegiam a preservação do meio ambiente e lança na sociedade uma nova condição de vida. É preciso ter consciência que apenas a lei de incentivo não garante a formação educacional na população. Cada vez mais aparecem projetos que visam à construção desta consciência ecológica na população. Um exemplo vem do município de Carinhanha, 798 km de Salvador, nas margens do Velho Chico.
O programa Horta Escolar implantado nas escolas municipais, forma nos alunos a conscientização ecológica e de uma boa alimentação. Os alunos recolhem sacos de açúcar, café e arroz do lixo e leva para a sala de aula para serem reutilizados como sacos para plantar as mudas nativas. No lugar da prefeitura gastar dinheiro para comprar aquele saquinho preto para colocar as mudas, cada escola guarda e realiza a campanha com os alunos. Uma aula de economia e sustentabilidade.
UPB
1 comentários:
PARABENS AO MUNICIPIO DE CAMAÇARI-BA, PELO PIONERISMO OXALA.OUTROS MUNICIPIO NAO SO DA BAHIA SEGUISSEM ESTE EXEMPLO , ASSIM COMO O BRASIL TODO.
9/8/12 17:32Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!