Cabe aos gestores aproveitar as potencialidades artísticas do município promovendo políticas públicas culturais, dando condições para o desenvolvimento de ações que promovam a cultura, podendo ser utilizado como forma de atrair turistas para o município.
Um exemplo que investimentos na cultura gera desenvolvimento no município pode ser visto como o que acontece em Vitória da Conquista, o município, é o primeiro na Bahia a ter um Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCNBB). A cidade baiana recebe o centro, tendo em sua história um potencial artístico e cultural, com representação tanto no estado quanto no Brasil. Glauber Rocha, Xangai, são alguns dos nomes pertencentes ao município que representam com sua arte o potencial do povo conquistense.
Mas nem toda iniciativa em promoção cultural precisa ter um caráter de investimento vindo de fora do município. Juazeiro, 500 km de Salvador, transformou o dia de sexta-feira nas escolas municipais em dia de leitura. A Leitura na Sexta mudou o hábito dos alunos diminuindo a evasão escolar. Criado pela coordenadora pedagógica Rita de Cássia Ferreira dos Santos foi implantado no Colégio Paulo VI para atrair os alunos no último dia letivo da semana, através de um programa de leitura.
Carinhanha, no Médio São Francisco, 901 km de Salvador, em uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) formou oficinas que possibilitou não só a alfabetização de agricultores e pescadores, como também originou a série de livros publicados pela prefeitura. A primeira edição Carinhanha: Entre Rosas e Veredas, e no ano passado, Carinhanha: Entre Sabor e os Saberes, uma coletânea de histórias sobre a culinária local.
Já em Areias, Arembepe, Jauá, Catu, Vila de Abrantes e da orla de Camaçari, o Programa Educação para o Milênio, oferece reforço escolar em matemática, física, química e redação. O programa mantém o Clube de Leitura na Biblioteca Pública de Areias, criando um espaço para o gosto da leitura e outras atividades educacionais e culturais.
O projeto Milênio, ainda realiza cursos profissionalizantes em parceria com a Prefeitura de Camaçari, e são oferecidas cinco bolsas de estudo para universidades e escalas técnicas.
UPB
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!