O Marketing Eleitoral representa hoje o que de mais eficiente pode se levar a termo em uma campanha eleitoral. É inconcebível a realização de qualquer ação eleitoral que queira ser transparente e qualificada, que não passe atualmente pelo estudo e técnicas do Marketing Eleitoral. Ferramenta mundialmente utilizada em processos eletivos demonstrou em várias ocasiões sua eficiência. Seu poder, se utilizado por amadores, pode levar o candidato a erros crassos que prejudicam ou até levam a derrotas, campanhas com chances de vitoria.
O Marketing Político é utilizado nas gestões políticas ou administrações públicas, para garantir a eficiência do uso das ferramentas adequadas para a comunicação com a população, preservando ou requalificando a imagem do homem público, garantindo assim a correta avaliação popular das ações sociais impetradas pelos atores, e facilitando o processo de reeleição ou eleição futura a outros cargos. O Prefeito carece de um sistema de marketing político condizente com as mudanças.
O marketing político, conduzido por um especialista da área, vai ajudá-lo a Administração Municipal a ampliar as pontes de comunicação com as comunidades, a prestar contas periódicas, a criar climas de aproximação e simpatia, a abrir fluxos de acesso, a identificar pontos de estrangulamento nas estruturas burocráticas, a identificar anseios, expectativas e demandas sócias e, sobre tudo, estabelecer um clima de confiança e credibilidade, fator importante, porém cada vez mais raros.
O Prefeito, por sua vez, carece de um sistema de marketing político para alimentar as bases eleitorais, reforçar a identidade e ampliar os espaços políticos. O que é marketing político para o Governo Municipal e como ele pode ser estruturado? Essa tipologia compreende um conjunto de meios, formas, recursos e ações de pesquisa, comunicação, articulação e mobilização, quatro eixos que sustenta as atividades de Marketing Político.
O principal papel do marketing político é criar a imagem positiva do governante, e da administração, fortalecer seus pontos fortes e minimizar suas fragilidades. A imagem do gestor é seu maior bem. E se você não trabalhar a construção de sua imagem, seus adversários farão isso por você, mas de forma negativa. Um dos grandes erros de alguns Prefeitos é acreditar que apenas um bom mandato vai lhe garantir a reeleição. Tem que ter comunicação com seus eleitores e a população! De nada adianta fazer um excelente mandato e não comunicar ao seu eleitorado o que está sendo feito.
O fato de um Prefeito desenvolver boas ações e se destacar em sua gestão não implicam dizer que o eleitor está ciente desse bom desempenho. O Prefeito precisa criar canais de diálogo com a massa que o elegeu, e acima de tudo, desenvolver uma comunicação eficiente.
Portanto, podemos considerar a pesquisa não apenas um termômetro de situação, mas também um meio pelo qual o povo pode expressar seus anseios, suas demandas, seus desejos, suas frustrações e expectativas. A pesquisa indica ainda o grau de aceitação ou rejeição Du um político e de suas ações entre a população.
Selvino Malfatti
1 comentários:
Então R13 tá é bem acessorado pq o negócio está bom...
5/8/12 07:52Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!