O Campus XXIV da UNEB, em Xiquexique, inaugura hoje dia 31 , às 10h, o teatro da unidade. Entre os convidados para o evento estão o reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, a vice-reitora, Adriana Marmori, e demais membros do grupo gestor da instituição, além de políticos, autoridades e comunidades local e acadêmica.
O teatro, que conta com capacidade para 300 pessoas, demandou recursos de R$ 1 milhão, oriundos do departamento e da administração central.
“É uma obra muito importante para toda a região. Agora a nossa cidade vai poder receber grandes espetáculos e entrar no circuito artístico baiano”, destaca João Rocha, diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da unidade.
Além do novo espaço cultural, o campus vai inaugurar também um pavilhão de aulas com cinco novas salas e uma área de convivência com três quiosques.
Investimentos futuros
Entre as obras anunciadas pelo departamento está a ampliação da biblioteca local, que terá sua capacidade de usuários aumentada em 150%.
“Serão construídos novos gabinetes para estudo individual, saltando de 200 para 500 o número de pessoas que poderão utilizar as instalações diariamente”, pontuou João Rocha.
João prevê ainda a construção da primeira residência universitária do campus, que vai beneficiar diretamente cerca de 60 estudantes de baixa-renda.
O departamento planeja também para este ano a criação de duas novas graduações: o bacharelado em engenharia ambiental e a licenciatura em ciências da natureza.
Os projetos dos cursos já foram encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB para avaliação e devem ser apreciados pelo Conselho Universitário (Consu) da universidade ainda neste semestre.
O campus, que conta com 500 estudantes matriculados e dispõe de uma infraestrutura com 11 salas de aula, sete laboratórios e biblioteca com acervo de quatro mil exemplares, oferece atualmente as licenciaturas em letras com língua portuguesa e literaturas, pedagogia, geografia e história, além do bacharelado em engenharia de pesca.
UNEB
12 comentários:
Para bens a UNEB-XX!!!! Como entusiasta do teatro quero-lhes todo o sucesso com o projeto e as produções dramáticas. A gente xiquexiqense precisa de tal progresso na frente cultural educativa. Só quero corrogir uma coisa: não é o primeiro "teatro" de Xiquexique, no sentido de palcos, pois já existiram vários, incluindo o palco do Ginãsio do Senhor do Bom Fim que desinhei a maqueta e assisti à construção do palco dirigido pelo Dr. Hélio. Também Nilson, Cici, Carlitos e muitos outros podem testamunhar a história de teatro xiqiexiquense. Mas todo um teatro!!!wow!!! Bobby
22/8/12 10:48PARABENS A UNEB, VAI AQUI UMA SUGESTAO QUE TAL UM CURSO LIGADO AO TURISMO.QUE IRIA AJUDAR A DIVULGAÇAO DOS LOCAIS TURISTICOS DA REGIAO.
22/8/12 16:43É impressionante a vaidade de alguns Xiquexiquenses. O Internauta acima perdeu uma grande oportunidade de não ter se manifestado. Vai ser inaugurado o 1º teatro de Xique-Xique e não palco. Vc sabe o que é teatro? Vá lá no dia 30 para conhecer. Parabéns a UNEB por este presente para Xique-xique e ao professor João Rocha. Internauta vamos deixar a vaidade de lado e reconhecer quem trás cultura e benefícios para a nossa cidade. Aproveitando a oportunidade convido o internauta a tomar umas aulas de português na UNEB.
22/8/12 21:04E para nossa alegria o auditorio vai receber o nome de Reinaldo Filho.
23/8/12 23:22Pelos campos, garimpos e rios,
25/8/12 10:38Nos distritos e nos povoados,
Os teus filhos cultivam teus brios
Por seus feitos, no amor, sublimados.
Glória a ti entre cactos e flores
Sempre amando e servindo ao Brasil!
Glória a ti que a Deus canta louvores!
Glória a ti Chique-Chique gentil!
Como pretendemos em 1964, que o teatro celebre a beleza da gente xiquexiquense, a sua natureza, história, e grandeza. amores do Bobby
A História não muda na Bahia....lamentavelmente.
27/8/12 13:23Que Grande feito fez Reinaldo filho para que o teatro tenha o seu nome? fala sério.... Cias de ACM (câncer da política brasileira).
Crus credo!!!!!
Parabens ao Prefeito: td em sua gestão, X.X. mudou p/ melhor.
30/8/12 23:33Grande conquista para Xiquexique, agora os alunos da Uneb não precisam ficar implorando o colégio Modelo toda vez que precisar.
31/8/12 10:21Ficou lindo e orçado em 1 milhão é pra ser perfeito.
Quem poderia responder duas importantes perguntas: 1) A prefeitura patrocinou quanto para a construção deste teatro? 2) O que o prefeito fez para ser homenageado com o seu nome para o teatro?
31/8/12 17:37Moço soube de 100 mil injetado diretamente no auditório, e mais reforma e construção de salas para organizar o departamento para ficar equipado para o curso de engenharia de pesca e outros que virão.
31/8/12 17:50A universidade é estadual, portanto a competencioa para colocar o nome no auditorio é da ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. eSSE NOME VAI CAIR NO FUTURO...
31/8/12 20:48O que percebo nisso tudo é que a cidade só regride. Como uma pessoa que está viva pode ser homenageada assim? É contra lei. Mas como tudo aqui pode...
14/9/12 10:24Na verdade, o Diretor do Campus recebe uma fortuna paga pela prefeitura, quando ministra as jornadas pedagógicas da vida.
Queremos saber de forma transparente: Quanto a prefeitura gastou nesta obra? Como foi empregado?? Chega de falcatruas! O povo não quer mais ser enganado!
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!