Av. J. J. Seabra Xiquexique-BA |
É preciso pensar sobre os nossos desejos como cidadãos, sobre o que queremos para a sociedade e o que podem fazer os candidatos eleitos que aparecem no período eleitoral.
Assim, é preciso ser responsável também no momento do voto.
Votar nestas eleições de 2012 é mais uma oportunidade que temos de dizer qual o futuro que queremos para o nosso município. É fundamental, portanto, que saibamos escolher o prefeito e os vereadores que vão nos representar.
Raciocinemos, então: Se abrirmos mão do direito de votar, votando nulo ou em branco, deixaremos que outras pessoas decidam nosso futuro. Votar em branco não faz diferença nas eleições. Esses votos não são considerados válidos na contagem final. São simplesmente descartados. É o mesmo destino dos votos anulados.
É como se não tivéssemos ido votar. Ou seja, mesmo se a maioria dos xiquexiquenses anular esse direito ou votar em branco, a decisão fica por conta da minoria que fez a opção nas urnas e a eleição continuará valendo.
O resultado prático disso acaba sendo entregar a outra pessoa o poder de escolher em nosso lugar. Lembre-se que a política está em todos nós e tem tudo a ver com cidadania. Todos somos cidadãos-políticos e por isso temos os mesmos direitos e deveres frente à sociedade em que vivemos.
nilsonazevedo@globo.com
2 comentários:
Não concordo com o texto acima. Se eu acho que os candidatos não tem o perfil para administrar ou legislar, porque tenho que escolher qualquer ou o menos ruim. Outra coisa, se teiver mais de 50% dos votos anulados haverá outa eleição. Não uma boa alternativa????
30/9/12 21:18Eu concordo com o comentário, mas a parte final está errada. Se houver mais de 50% do votos nulos não haverá outra eleição. Decisão do TSE. Mas eu também voto nulo. Essa democracia é falha.
6/10/12 04:22Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!