Pesquisar no blog!




Xiquexique - Entrevista com o novo diretor do SAAE

2/06/2013

"É um dever de todo homem público ser transparente quando na direção de qualquer função que envolva o erário público. Buscaremos periodicamente levar ao conhecimento da sociedade as contas do SAAE em audiências públicas, entrevistas..."




Pagina Revista – Edgardo Pessoa Filho ‘Gal’, nas últimas eleições você foi eleito vereador pelo o município de Xique-Xique, sendo um dos candidatos mais bem votados. Mas – segundo o blog A Voz – o vereador foi convidado pelo o prefeito Ricardo Bessa Magalhães para ocupar a direção do SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgoto do Município. Por quais razões você acredita ter sido escolhido pelo prefeito para o cargo acima referido?  Edgardo Pessoa Filho ‘Gal’ – As reais razões somente o próprio prefeito poderia dizer, porém, tenho mostrado seriedade e compromisso com as causas que tenho abraçado, e acredito que, por esta postura e experiência que tenho como administrador, Dr. Ricardo me escolheu para diagnosticar os reais problemas que afetam o Serviço de Água e Esgoto de Xique-Xique, para que o mesmo possa encontrar uma alternativa junto com a sociedade, para que o povo não sofra mais com a falta de água e, quando a tenha, que seja de qualidade. 

Pagina Revista – Como diretor, você está ciente de que administrar uma autarquia como o SAAE não é uma das tarefas mais fáceis. Diante das primeiras análises, como se dará o processo inicial dessa administração? Mas antes, diga para o leitor em que condições o novo diretor encontrou o SAAE. Gal – Sem dúvidas, está em minhas mãos um dos maiores problemas do serviço público do Município. Mas acredito que Dr. Ricardo confiou a mim esta tarefa, por perceber que eu posso ajudá-lo a resolver. “Quando o trabalhador está pronto, o serviço aparece...”. É muito cedo para apontarmos como administraremos o SAAE diante de tantos problemas. Mas o ponto base será a transparência, dialogando com a sociedade, para que mesma tenha ciência da real situação desta autarquia, entendendo os desafios e nos ajudando com a paciência e compreensão, pois os problemas do SAAE só serão resolvidos em médio prazo e longo prazo, envolvendo estudo, planejamento e grandes investimentos para modernizar toda sua infra estrutura do Sistema de Água, que ora se encontra sucateado.
Assim que possível levaremos ao conhecimento do Prefeito, Vereadores e sociedade, a real situação que encontramos o SAAE. 


Pagina Revista – Falta de água nas torneiras, água com alta turvação têm sido as principais queixas nos últimos 12 meses. É possível resolver o problema, e quanto tempo será necessário para que a população receba, de fato, água de qualidade? Gal – Como já disse anteriormente, só resolveremos a falta de água definitiva e com qualidade, em médio prazo e longo prazo, uma vez que a estrutura do SAAE é precária para que se garanta este serviço com total qualidade em curto espaço de tempo.  

Pagina Revista – Durante as administrações anteriores, você – como oposição – pedia transparência na prestação de contas do SAAE. Hoje, como diretor, você será transparente? De que forma essa transparência será apresentada ao cidadão comum, aquele que participa indiretamente da política do Município? Gal – É um dever de todo homem público ser transparente quando na direção de qualquer função que envolva o erário público. Buscaremos periodicamente levar ao conhecimento da sociedade as contas do SAAE em audiências públicas, entrevistas através dos meios de comunicação e, quando estruturada toda parte administrativa, poderemos pensar em deixar as contas disponíveis na internet, lembrando que temos que equilibrar as contas, pois temos necessidades urgentes a serem resolvidas.  

Pagina Revista – Mesmo antes de findar a gestão passada o SAAE disponibilizou aos usuários, o pagamento de suas contas de água na agência do Banco Bradesco e correspondentes. A iniciativa, de acordo com sua ótica foi boa? Em quais pontos favorece ou desfavorece ao povo e ao SAAE?
Gal – É preciso evoluir sempre, e vejo com bons olhos o pagamento das contas via banco, trazendo mais transparência e dificultando os desfalques; o serviço público precisa ser levado a sério e não ser tratado com uma extensão da nossa casa. De inicio toda mudança traz alguns transtornos e dificuldade de aceitação, mas temos mais pontos de recebimento de contas, com possibilidade de abertura de outros, trazendo mais comodidade à sociedade. 

Pagina Revista – Gal, como novo diretor, você tem algo a acrescentar, a esclarecer à população?
Gal – Quero apenas pedir a paciência e compreensão de todos, pois não vamos resolver os problemas de anos e anos em poucos meses, mas estaremos fazendo um diagnóstico dos problemas do SAAE, na tentativa de trazer solução definitiva, para que o povo possa ter água de qualidade em suas residências. Dizer também que muitos dos nossos problemas serão resolvidos quando todos nós tivermos a consciência de que deveremos usar a água com responsabilidade, evitando o desperdício; não é porque pagamos uma taxa fixa, por não ter um hidrômetro, que devemos usar água sem qualquer controle. Uma das nossas metas será colocar hidrômetros em todas as residências, e começarmos a economizar. Medidas assim facilitarão nossa adaptação que deverá pesar no bolso dos que fazem uso desregrado da água, dos que acreditam que podem usurpar do poder público sem qualquer punição.

11 comentários:

Anônimo disse...


Bom dia, Gal.

Voce fala em transparência mas ainda não explicou porque na primeira conta de agua relacionada a sua administração houve um AUMENTO ABUSIVO. Estamos muito chateado pois voce não deu nenhuma satisfação ao povo sobre isso. Por favor explique pelo menos a motivação do aumento.É para construir o novo decantador?
Espero que voce nos esclareça.

6/2/13 11:51
SEDENTO disse...

Gal, deixa de querer se aparecer na mídia! Cumpra com seu dever!
Há 2 dias faltam água para os bairros e quem mora em sobrado.
Queremos água e não blá blá blá.
QUEREMOS ÁGUA E DEIXE DE BLÁ BLÁ BLÁ.

6/2/13 12:34
Anônimo disse...

Edilson Rocha hoje, dia 06/02/2013, na rádio Cactus deu um show. Botou Gal, Zeca de Custódio e Jota Enne no Bolso. Gostei de Edilson que é muito mais inteligente do que os três citados.

6/2/13 14:02
Anônimo disse...

Bom!! almenos falar como politico se ver que ele sabe, só que são apenas palavras, não de um administrador ou de um técnico, mai sim de um politico que quiser que tire suas conclusões.

6/2/13 16:43
Anônimo disse...

Eta Gal, pancada vai ser a partir de março qdo comeca de verdade a oposiçao entrar em campo. AGUARDE.

6/2/13 22:49
Anônimo disse...

Gente de Xique-Xique, antes das críticas partidárias e muitos sabem da real situação do SAAE quando foi construída a caixa reservatório de distribuição foi programada para uma determinada vazão de m³para atender uma população, a qual aumentou,e não houve nenhuma construção de outra ou de qualquer tipo de investimento neste sentido, e tb como é do conhecimento de todos, as péssimas administrações que esta autarquia passou.
Agora desejar que em apenas 30 dias problemas de décadas sejam solucionados, fazer oposição é facil!!!

7/2/13 20:49
Anônimo disse...

A água de Xiquexique já foi batizada por: MinerGal.
Será que é boa?

8/2/13 20:54
Anônimo disse...

Muito facil fazer piadinhas, criticas e puxar saco de Reinaldinho. O problema é que muito de xique-xique não pensa em inovação,em conhecer alguem que faça a diferença. Não estou aqui a favor de Dr. Ricardo, e sim a favor de UMA NOVA ADMINISTRAÇÃO, administração essa que eu e muitas pessoas tem a esperança de melhorar a cidade, melhorar a saúde, educação, saneamento básico, eles não fazem isso porque eles são bons, e sim porque é obrigação de TODOS OS municipios. Enfim vamos dar um voto de confiança, e ter paciência, e não querer que um problema de anos se resolva em pequenos meses.

9/2/13 18:54
Anônimo disse...

Ninguem nunca disse que o problemas do SAAE era sério!! o unico que dizia na campanha que as coisas eram facil era o Proprio GAL. Agora que ele pegou o abacaxi tem que descascar!!

22/2/13 22:15
Anônimo disse...

Estou muito triste com a escolha do nosso prefeito, tbm sou treze, mas veja inspetora sem ter pedagogia, nunca trabalhou na educação. mesmo que seje em zona rural,seu nome que vai pra lama.

20/3/13 22:38
Anônimo disse...

È verdade que vossa Excelencia não sabe qunado vai fazer outro concurso, para nós do treze estudarmos e passarmos. a creche federal não vai ser outro concurso não, ou só era o outro prefeito que ia fazer pra colocar os puxasacos dele.

20/3/13 22:41

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!