Pesquisar no blog!




XIQUEXIQUE: E A CASA CAIU....

10/01/2013

01/10/2913

Velho HJV, seduzido, usado e abndonado...

Neste fim de semana, parte do teto do Hospital Julieta Viana desabou, felizmente sem vítimas. A experiência demonstra que esse tipo de fato é decorrente do enfraquecimento do madeiramento (tesouras, caibros e ripas) que sustentam o telhado, e esse processo é lento e leva muitos anos. 

Como sempre, a preocupação de alguns, é descobrir um culpado, para imputar-lhe a responsabilidade pelo fato, como se isso resolvesse a questão. 

O Judas eleito agora foi o governador Jaques Wagner, e a canhestra e desastrada política de saúde da presidente Dilma/PT. 

Não é verdade. Senão vejamos...

Nesses muitos anos passados, o HJV e sua mantenedora, a SAXXE, sempre foram controlados pela família Braga, que durante muitos anos, navegou galhardamente nas águas do Carlismo, de braços dados com os governantes ACM, Cesar Borges, Otto Alencar, Paulo Souto, foi parte do governo Waldir Pires, de quem o deputado Reinaldo Braga foi Secretário da Agricultura, e aliado nos primeiros 3 anos e neste último ano do governo Jaques Wagner. 

Também devemos lembrar que num certo tempo desse mesmos anos passados, o desembargador Robério Braga presidia o Tribunal de Justiça e o deputado Reinaldo Braga, a Assembléia Estadual. 

Dos três poderes, que compõe o tripé que sustenta a nossa estrutura política-administrativa estadual, Executvo, Legislativo e Judiciário, os Bragas comandavam dois deles. 

Aqui, o HJV sempre foi dirigido por outro Braga, Dr. Renan, médico renomado, vice-prefeito nos últimos quatro anos. 

No plano municipal, direto ou indiretamente, os Bragas controlaram o executivo municipal, durante vários períodos, com destaque para os últimos 8 anos do prefeito Reinaldo Filho, que escudado na tese de que saúde hospitalar era assunto exclusivo do governo estadual, se recusou a fazer mais pelo HJV, embora tivesse autorização da Câmara de Vereadores para fazer muito mais. 


Porque todo esse prestígio, toda essa proximidade com o poder, não foi usada para trazer recursos substanciais para o HJV? 


Porque durante todo esse mesmo tempo, nem o HJV nem sua mantenedora SAXXE, se movimentou adequadamente no sentido de arrecadar um mínimo de fundos, que permitisse ao menos uma correta manutenção do seu prédio, evitando o acontecido?

Foi exatamente nesse longo período de tempo, que a estrutura física do HJV foi se deteriorando. 

Aqui no BZ, desde março deste ano, em seu "CANTINHO DA COBRANÇA" (confira), vem, sem sucesso até este momento, cobrando dos vereadores da atual oposição, ultimamente, grandes defensores da questão hospitalar em nossa cidade, uma posição mais proativa a favor do HJV. Nada foi feito de concreto, preferindo-se culpar os governos estadual e federal, e a atual administração municipal. 

Finalmente a casa caiu...De quem é a culpa?

2 comentários:

Anônimo disse...

se a csa caiu a Prefeitura de Xiquexique mandará pegar os escombros.Dr. Ricardo taí, como prefeito.é pra isso

1/10/13 19:04
Geraldo Bitencurt disse...

O SANTO E O DEMÔNIO

Caro diretores do A VOZ.

Como não posso divulgar como matéria o que aqui posto, sugiro e ficaria feliz se o fizessem.
Xique-Xique entre o apogeu e penúria sempre a teve a família Braga no poder.
De sorte, os mesmo sempre tiveram de alguma forma participação e culpa em tudo que aconteceu e acontece neste de fim de mundo chamado Xique-Xique.
No entanto nos dias atuais com a derrocada e da monarquia e desejo de voltar ao poder, os mesmos não medem esforços e tão pouco estão preocupados com a verdade e moralidade do que pregam.
Tudo que acontece hoje em Xique-Xique se é bom eles pregam como sendo os artífices, se for mau arrumam um culpado.
Vejam o caso do Julieta Viana que caiu por culpa do governo do estado. Ignoram que passaram quatro décadas comandando aquela de saúde, onde serviu de instrumento para a manutenção do poder.
A Creche de Santa Marta, está inacabada e mesmo assim inauguraram, mas pregam que não abre por culpa do atual prefeito.
O mercado de Frutas foi outra obra que não terminaram, também inauguraram, mas culpam o atual prefeito por não estar funcionando.
Como estes, tantos outras obras estão na mesma situação e os "Santos" não têm culpa alguma.
No que dá certo, ele continuam como se fossem os bem feitores, esquecendo que muitas das obras são federais, onde a prefeitura independente de que é o prefeito virão, bastando apenas este assinarem os convênios.
Na realidade, esta família se apresente como sendo os imaculados e perfeitos, quando todos os outros que não compartilhas das suas ideias são "demônios".
E viva a dinastia!!

2/10/13 17:58

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!