Pesquisar no blog!




Joaquim Barbosa exige que Genoino volte à prisão mesmo doente

5/01/2014



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou na quarta-feira (30) o "imediato retorno" do ex-deputado José Genoino à prisão, onde também cumpre pena o ex-ministro José Dirceu. O ex-deputado estava em prisão domiciliar provisória desde novembro do ano passado em razão de problemas de saúde, depois que passou mal no presídio. A defesa pleitea a prisão domiciliar definitiva.

De nada adiantou o apelo público da filha Miruna. José Genoino, ex-guerrilheiro, deputado federal por quatro mandatos, ex-presidente do PT, cardíaco e em convalescença, teve que voltar à cela de onde saiu, no Presídio da Papuda, no qual o próprio Estado reconhece não ter condições para prover um tratamento digno de saúde para os internos do sistema penitenciário. “Estão veiculando mentiras de que saiu um laudo que afirma que meu pai pode voltar ao presídio. É mentira! Ele precisa de cuidados médicos!”, escreveu Miruna Genoino.


Na defesa apresentada ao Supremo, o advogado Luiz Fernando Pacheco argumenta que Genoino é portador de cardiopatia grave e não tem condições de cumprir a pena em um presídio, por ser "paciente idoso, vítima de dissecção da aorta".

Segundo o presidente do STF, Genoino deve voltar a cumprir a pena no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), pois dois laudos, feitos por uma junta médica, teriam concluído que o "quadro clínico do condenado não apresenta a gravidade alegada". O advogado Luiz Fernando Pacheco quer ouvir o plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.

Na terça-feira (29), deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDH) visitaram o Presídio da Papuda, para averiguar supostos privilégios ao ex-ministro José Dirceu. "A partir das informações que circulam, de privilégio de tratamento diferenciado, nós arguimos horas a fio [a direção do presídio] e não se comprovou que exista favorecimento", disse a deputada Luiza Erundina (PSB/SP).

Apesar de condenado a regime semiaberto, o ex-ministro cumpre pena em regime fechado e teve o pedido para trabalhar fora negado.

Os advogados do ex-ministro entraram na quarta-feira (30) com pedido no Tribunal de Justiça de indenização por danos morais contra a "Veja". Na semana de 19 de março, a revista dedicou o espaço da capa para uma foto "roubada" de Dirceu dentro da prisão. A reportagem, com todas as "fontes" escondidas, insinuava que Dirceu desfrutava de regalias no presídio. 

Pelo visto, se Dirceu fosse condenado à forca, "Veja" e outros sanguinolentos iriam "denunciar" que usar corda para enforcar é regalia. Caso fosse na guilhotina, diriam que a lâmina brilha demais e, portanto, um regalia. Não demora muito e vão pedir para retirar o ar respirado pelo ex-ministro, pois é uma regalia para eles. Para esses vampiros, contra Dirceu vale tudo.

Dirceu quer o direito de responder no mesmo espaço da revista dedicado à matéria e mais R$ 100 mil de indenização.

Com informações da Hora do Povo

1 comentários:

Anônimo disse...

Crítica contundente que tem sido feita a respeito da junta médica que elaborou, pela segunda vez, o laudo com avaliação do ex-deputado federal Genoino. Com exceção da médica Hilda Barros, que não integrou a segunda junta por estar de licença, os demais profissionais são os mesmos designados anteriormente. Embora não tenha sido questionada a credibilidade destes médicos – detentores de currículo renomado – alguns se destacam por já terem apresentado preferências políticas contrárias ao PT e favoráveis ao julgamento do mensalão, motivo pelo qual a escolha tem sido questionada quanto à isenção.

Dos integrantes da junta designada para examinar a situação de Genoino, ao menos três médicos chegaram a se manifestar explicitamente favoráveis à prisão dos réus da AP-470. Paulo Machado Ribeiro Junior costuma publicar, em sua página no Facebook, várias críticas ao PT e à vinda de médicos cubanos ao país. Ele também elogia o resultado do julgamento da AP-470 constantemente nas redes sociais. Fernando Antibas Atik, outro dos médicos, festejou, em comentários diversos no Twitter, a condenação dos réus da ação, pelo STF, em novembro passado.

3/5/14 21:51

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!