Cerca de 8 mil
pessoas entre trabalhadores diretos e indiretos, incluindo pessoas com
deficiência e 180 jovens aprendizes, estão empregadas na construção da Linha 2
do Metrô de Salvador, que já chegou à região do Aeroporto. São 14 canteiros de
obras implantados para levar os 23 quilômetros do sistema metroviário do Acesso
Norte ao município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador
(RMS), até meados de 2017.
Na última semana,
as obras chegaram ao ponto mais avançado: a região do Aeroporto, onde tapumes
cobrem o início da intervenção urbana que abrigará uma via para veículos. No
local, o metrô será suspenso e passará por um dos viadutos onde hoje trafegam
os carros. O projeto inclui um desvio que está sendo construído para quem segue
de Lauro de Freitas no sentido Salvador, além de outras intervenções que
ajudarão a dar mais fluidez ao trânsito da região.
Sob responsabilidade da
concessionária CCR, que administra o sistema metroviário de Salvador, as obras
da Linha 2 têm 24% de avanço físico e das 12 estações previstas até o
Aeroporto, 10 já estão em construção. A mais avançada delas - a do Acesso Norte
- já tem 92% das obras concluídas e a previsão para inauguração do primeiro
trecho da Linha 2, até o Detran, é em setembro deste ano.
Segundo o gestor de
obras da CCR, Élvio Torres, os canteiros seguem em trabalho intenso, mas as
intervenções foram planejadas levando em conta o bem-estar de quem circula pela
capital.
"Temos uma
preocupação muito grande em minimizar os efeitos, principalmente no trânsito
para a cidade. Porque estamos trabalhando em grandes corredores de tráfegos e
locais de muita circulação de pessoas, como na região da Rodoviária, Rótula do
Abacaxi e na Avenida Paralela".
O gestor explica
ainda que "por conta disso, organizamos muito bem as intervenções para
fazer desvios, por exemplo, mas não interrupções de tráfego. As operações mais
complexas normalmente são feitas à noite, durante a madrugada, para o mínimo de
transtornos possíveis".
Estações-tipo
Quem circula pela
Avenida Paralela já percebeu que as estações de metrô em construção são
diferentes das anteriores e já em funcionamento da Linha 1. Elas são chamadas
de 'estações-tipo', e foram projetadas especialmente para a avenida. Isso
porque a área disponível para a construção possibilita um projeto único e
específico, mais amplo e mais aberto para dar mais comodidade aos usuários do
sistema metroviário.
A estrutura foi
pensada para utilizar o máximo de luz natural possível e ampliar a ventilação
durante a espera pelo metrô. Entre as estruturas em construção na Paralela, a
do Imbuí já tem metade das obras concluídas, enquanto a de Pituaçu, que será a
maior estação da Linha 2, está em fase de instalação da estrutura pré-moldada.
Quando ficar
pronta, até meados de 2017, a Linha 2 vai permitir que o trajeto entre o Acesso
Norte e o município de Lauro de Freitas seja percorrido em 27 minutos, passando
pelas 13 estações que compõem o trecho.
Destas, seis terão integração com os
terminais de ônibus: Acesso Norte (já em operação), Rodoviária, Pituaçu,
Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas
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