A sucessiva multiplicação de palavras de ordem, faixas e cartazes
contrários ao Grupo Globo nas manifestações populares a favor da democracia e a
rejeição estampada nas redes sociais - inclusive expressada por artistas
contratados - começa a preocupar anunciantes. O temor de algumas companhias é
que este movimento possa crescer e expor ao risco as suas marcas e o consumo
dos seus produtos.
A sistemática cobertura a favor do impedimento da presidente Dilma
Rousseff e o noticiário envolvendo o ex-presidente Lula acenderam o sinal de
alerta nas direções de marketing de grandes empresas.
Numa reunião fechada realizada ontem no fim da tarde, em São Paulo, e
que o SRZD teve acesso ao resultado final, dois presidentes
que representam os interesses de companhias que estão entre os 30 maiores
anunciantes do Brasil, seis vice-presidentes de empresas de áreas diversas que
atuam em higiene e limpeza, setor automotivo e varejo decidiram encomendar uma
análise a uma agência internacional de acompanhamento de postagens na internet
para avaliar os humores dos consumidores em relação aos produtos e serviços dos
patrocinadores.
A ideia é que o estudo seja concluído em até 90 dias. E o parecer se
restringirá às marcas que já anunciam nos veículos do Grupo Globo.
Um dos executivos chegou a desabafar: "Todos respeitamos a Globo
pelo seu profissionalismo e pela larga vantagem sobre os demais órgãos de
comunicação, mas o jornalismo está manipulando de forma criminosa e já há
movimentos nas redes sociais pressionando nossos consumidores a não comprarem
os produtos que produzimos. Assim não dá. Isso não pode crescer".
A fala
causou um certo mal estar no ambiente. O silêncio enigmático dos demais
sinalizou concordância com a análise e a preocupação de como criar uma
alternativa publicitária ao maior meio de comunicação do Brasil.
A Globo, por sua vez, já se manifestou oficialmente, várias vezes, no
sentido de que apenas informa os fatos políticos com isenção. E que não é
geradora dos acontecimentos políticos e econômicos que noticia.
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