Pesquisar no blog!




Prefeito dá entrevista e fala sobre desentendimento em reunião

5/08/2010

Deu no Página Revista:

Reinaldo Braga Filho, prefeito de Xiquexique concede entrevista ao Pagina Revista. O prefeito fala do que pensa sobre os blogs do Município, dos internautas anônimos etc.


Ainda nesta entrevista, Reinado Braga Filho fala dos do seu desentendimento com um político da região, durante reunião sobre projeto de beneficiamento da cera da carnaubeira. “O evento era técnico e o ex-prefeito quis aparecer, caiu de ‘gaiato’ num evento querendo fazer discurso político. Acostumado a gritar com os seus e vê-los baixar a cabeça, encontrou um Xiquexiquense que não se acovarda e que o respondeu a altura e com firmeza”.

Pagina Revista – Prefeito, Xiquexique conta hoje com vários blogs, na maioria deles o assunto principal é sobre política. O prefeito acessa estes blogs? Qual é a sua opinião sobre o conteúdo e perfis destes blogs?

Prefeito – Leio tudo sobre Xiquexique, sites, blogs, jornais, absolutamente tudo, mas é claro que sei o que é sério e o que tem apelo apenas político partidário. Acho que quanto mais blogs melhor; entretanto, tem alguns blogs que servem apenas para expressar a opinião de uma única pessoa, justamente o dono do blog. Não divulgam nada de importante, mas, vale ressaltar que existem blogs locais muito bons.

Pagina Revista – E quanto à participação dos internautas nestes blogs (a maioria dos participantes está no anonimato), linguagem usada etc.?

Prefeito – Creio que muitas das participações anônimas são postadas pelos próprios donos dos blogs com o intuito de promover os seus blogs. Isso fica evidente em determinadas situações. Quanto aos internautas, esses na sua maioria, escolhem o anonimato para se preservarem, isso é um direito deles. Quanto à linguagem, eu particularmente nunca postei nenhuma mensagem agressiva, nem deixei nenhum internauta postar algo ofensivo no meu Blog, mas em alguns blogs podemos ver mensagens agressivas, com ofensas envolvendo até nome de pessoas inocentes que nada tem a ver com política.

Pagina Revista – Em um destes blogs foi postado que a sua administração foi beneficiada com o engavetamento de um processo pelos juízes locais e a recusa destes de julgá-lo. É verdade essa afirmação?

Prefeito – Acho que você poderia perguntar isso aos Juízes da Cidade. Em minha opinião todos os Juízes que estão em Xiquexique, ou já passaram por aqui são seres humanos de bem, são pessoas sérias, mas a oposição acha que não. Acha que eles estão beneficiando ao prefeito ‘Reinaldinho’. Em minha opinião, gostaria que todos os processos, contra todos os políticos de Xiquexique fossem julgados, todos!

Pagina Revista – É verdade que o prefeito procurou o Bahia Noticias para se explicar sobre os processos contra a sua administração, inclusive afirmando que existem mais de 40 processos de outras administrações que também não foram julgados?

Prefeito – É verdade que falei com o Bahia Noticias, que é um site correto e conceituado. É verdade também que existem dezenas de processos contra outros políticos de Xiquexique, acho que todos os processos deveriam ser julgados. Isso seria ótimo. Têm processos contra políticos por improbidade administrativa, tem por crimes eleitorais, tem até por roubo de carga, bom seria se todos fossem julgados, mas sei que a Justiça está abarrotada de processos, não é fácil julgar todos em pouco tempo, infelizmente.

Pagina Revista - O prefeito era aliado do atual governador e o seu partido lança o seu próprio candidato. Como ficam as promessas do governador das obras prometidas para o Município?

Prefeito – As promessas do Governador Wagner não foram com o prefeito Reinaldinho, foram com o povo, foram com Xiquexique. Nunca pedi nada de pessoal para o Governador. Portanto, acho que todas as promessas devem ser cumpridas: a reconstrução da estrada Xiquexique / Irecê, a verba para a segunda etapa da entrada da cidade, a reforma do Hospital Julieta Viana etc.

Pagina Revista – O prefeito foi ou é aliado dos três principais candidatos ao governo da Bahia. Faça uma análise política de Jaques Wagner, Paulo Souto e Geddel?

Prefeito – Sou do PMDB. Irei votar em Geddel. Acho que a Bahia está bem servida de candidatos. São todos homens sérios e de bem. Paulo Souto já foi Governador da Bahia duas vezes e teve a sua chance de trabalhar, mas acabou perdendo a reeleição. Wagner ganhou uma eleição história com o apoio do PT, PCdoB, PSB, PMDB, PTB, PSC e até do PSDB; teve a chance de trabalhar e fazer o que achava importante. Hoje, partidos como o PMDB, PTB, PSC e PSDB já não o apoiam. Já o Geddel foi um excelente Ministro de Lula, trouxe vários investimentos para a Bahia e está credenciado para ser Governador da Bahia. Tem o apoio de 11 partidos, tem competência comprovada e tem coragem para enfrentar os desafios e fazer a Bahia retomar a liderança do desenvolvimento do Nordeste.

Pagina Revista – E no cenário nacional, o que o prefeito diria sobre os concorrentes José Serra e Dilma Rousseff?

Prefeito – O Brasil está hoje num rumo de desenvolvimento, tanto Serra quanto Dilma ou Marina irão continuar a trilhar pelo caminho que foi aberto por Fernando Henrique e que foi mantido e aprimorado por Lula. O Brasil está muito bem servido de candidatos. O Brasil hoje é forte, tem responsabilidade fiscal e social, esses avanços irão continuar.

Pagina Revista – Quais foram e quais realizações estão sendo planejadas para o ano de 2010 da sua administração?

Prefeito– Muita coisa. Vamos marcar uma tarde, você vai a Prefeitura e poderá ver tudo que estamos fazendo e planejando, graças a Deus são muitas as obras: calçamento de Marreca Velha, Secretaria de Educação, Escolas, Postos de Saúde, Centros de Informática, e muito mais.

Pagina Revista – O secretário de Estado Edmon Lucas apresentou no auditório do colégio Luis Eduardo Magalhães o projeto do governo do Estado para a exploração e beneficiamento da CARNAÚBA. Qual é a importância deste projeto para a nossa cidade e região?

Prefeito – Muito importante, foi uma excelente reunião, foi uma reunião institucional, técnica e muito proveitosa. O secretário Edmon Lucas já havia vindo a Xiquexique dois meses atrás junto com deputado Reinaldo Braga conhecer o nosso potencial de carnaúba. Portanto, essa era a segunda viagem do secretário a Xiquexique. O projeto da Carnaúba pode vir a gerar milhares de empregos e muita renda em Xiquexique, Barra, Itaguaçú e Gentio. Para tanto, o Governo do Estado deverá apoiar o projeto em conjunto com a iniciativa privada, os proprietários de áreas com carnaubais e as Prefeituras locais. Edmon Lucas e a sua equipe estão interessados no projeto, e nós vamos apoiar em tudo que for possível.

Pagina Revista – Na referida reunião (colégio Luis Eduardo) participaram também um representante do prefeito da cidade da Barra, além do ex-prefeito de Irecê, Joaci Dourado. No encontro aconteceu um desentendimento. O que de fato houve? O encontro era político ou técnico?

Prefeito – O evento era técnico e institucional, pode ouvir a minha fala, e as falas do secretário Edmon Lucas, do dr. Herbert, assessor da Secretaria, de Joelson, da EBDA de Irecê, de Edson do PT, de Sérgio Nogueira que estava participando pela Secretaria de Agricultura do Estado. Ninguém falou em política, muito pelo contrário, todos só falaram do projeto.


Entretanto, o ex-prefeito, que pouco ouviu da reunião porque estava lá fora cuidando de outros assuntos, chegou ao final das falas pegou o microfone e começou a falar só em política, em eventos políticos de Irecê, em candidaturas. Começou a citar nomes de políticos que são candidatos, só faltou pedir voto. Neste momento eu reagi com firmeza, com veemência, mas com verdade, e com o coração. Relatei que a reunião era técnica e institucional e que ele não tinha autoridade moral para comparecer a essa reunião para falar besteira políticas. Eleição é no segundo semestre, e não agora.

Pagina Revista – Este desentendimento ocorrido pode inviabilizar o projeto para o Município?

Prefeito - Claro que não. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, esse fato foi no finalzinho da reunião, aos 45 do segundo tempo. O evento era técnico e o ex-prefeito quis aparecer, caiu de gaiato num evento querendo fazer discurso político. Acostumado a gritar com os seus e vê-los baixar a cabeça, encontrou um Xiquexiquense que não se acovarda e que o respondeu a altura e com firmeza. O Projeto da Carnaúba é uma realidade, vamos apoiar, o Secretário Edmon vai levar adiante esse projeto e tenho certeza de que ele sairá do papel. Não acredito que um Governo mude os seus planos por causa de um ex-prefeito que não sabe que eleição é só no segundo semestre. Xiquexique, Itaguaçú, Gentio do Ouro e Barra querem o projeto.

Pagina Revista – E quanto à festa da cidade este ano, como estão os preparativos? Quais são suas expectativas?

Prefeito – Estamos terminando os preparativos, em poucas semanas lançaremos a programação.

Pagina Revista – Suas considerações finais.

Prefeito - Só agradeço a oportunidade. Muito obrigado!

7 comentários:

Anônimo disse...

Porra Gal sua democracia é de lascar. Você traz pra cá notícias do diário ficial do prefeito. Este página revista não tem opinião, até as perguntas efitas na entrevista são feitas pelo prefeito.
Se eu fosse você não faria a propaganda desse jornal, pois ele só tem credibilidade e serve apenas ao preefito, a câmara e ao saae.

8/5/10 09:07
Erasmo Deterra disse...

Como é prepotente e pequeno o anônimo acima! Achar que só Gal ou outros sabem e tem capacidade pra elaborar entrevistas; eu, Erasmo Deterra sou um dos pioneiros - queira ou não vc aceitar - na área da imprensa escrita aqui em Xiquexique.
1- A entrevista foi elaborada pelo Pagina Revista, não pelo prefeito – sem cabimento, só em mente tão limitada como a sua - não vejo dificuldade alguma em fazer isso; talvez seja difícil pra vc, que tem cabeça pequena;
2- O Pagina Revista não é diário de político algum, então vc concorda que o Blog de Gal, que em sua maioria publica notas oposicionistas poderia ser chamado de Diário da Oposição, Diário do PT etc - até sou filado ao PT, mas prefiro não pertencer a partido ou metade alguma -; presta serviço a comunidade, é claro que veiculamos notas favoráveis e às vezes, que desagradam a alguns. O Pagina Revista não tem o objetivo de falar mal, perseguir a um ou outro – com isso não estou dizendo que alguém, ou outro meio de comunicação o faça. Já publiquei notas pesadas, já fui perseguido, processado por delegado, sofri represálias covardes e ninguém, ou poucos sabem disso, nem foram defender-me!
3- Não sou inimigo de ninguém, muito menos de Gal, com o qual tenho uma boa relação. Não vejo mal algum quando ele faz uso em seu blog de uma notícia veiculada em meu jornal, ou outro meio de comunicação escrita ou falada. Ele, ao menos é educado, e não tem medo de mostrar seu nome;
4- Queira vc ou não, o Pagina Revista tem credibilidade – não a credibilidade de lhe conceder espaço pra falar e mal dos outros, escondido no anonimato -, tem seus leitores, é elogiado por órgãos da mídia escrita na Bahia e noutros estados;
5- Quer falar e fazer o que bem entender? Faça um blog, um site... Mas nem isso vc sabe fazer, né?

8/5/10 12:52
Leitor do avoz disse...

Entao senhor erasmo mostra ai quando foi que você publicou uma matéria contra o prefeito, a camara ou o saae?
Ou eles são todos certinhos que não tem nada pra falar?
Chupa o dedo pra ver se sai leite!

Veja que só o jornal a voz desde quando circulava colocava notas a favor contra, seja a seja b. Acho que inclusive ninguem tem esta postura aqui. se é de um lado so fala bem, se é contra so fala mal.
O avoz não, pode ver que buclica aqui o que o prefeito coloca no blog dele, tem o endereco do blog tambem.

É por isso que a voz todo dia tem um monte de acesso. Gal tem lado mas da pra perceber que ele faz o jornal sem opiniao pessoal.
Sua entrevista acredito que ja foi mais lida aqui do no seu site e quem vai é porque tem endereco aqui.

8/5/10 14:28
ex-funcionário de gal disse...

responde erasmo , ao que o propio gal colocou aí emcima, ele só é seu amigo nos interesses dele, seu besta.

8/5/10 15:16
Anônimo disse...

Como vcs gostam de intriga e de colocar uns contra os outros.
Esta terra nao vai pra frente nunca.
So Erasmo e Gal sabem a relacao que existe entre eles.
Agora fica um monte de gente levantando falso testemunho para prevalecer o ódio entre as pessoas.
Credo, é por isso que muita gente vai embora deste lugar, outros silenciam.

8/5/10 15:57
Anônimo disse...

Duvido que Gal tenha escrito isso. Tem gente que só quer plantar a discordia. Cuidado que pode voltar.

8/5/10 18:37
Anônimo disse...

Deterra não, dos Bragas.

10/5/10 21:36

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!