Vinte agricultores familiares e donas de casas de Irecê concluem, sexta-feira (18), o XII Curso de Pintura em Tecido que, em uma carga horária de 40 horas, aprendem a arte da pintura, sob a orientação da instrutora Rosilene da Silva Dourado, que utiliza a técnica “mão livre”. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), sob a coordenação do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê – Centrefértil, e tem como objetivo gerar mais uma opção de fonte de renda para as novas artesãs.
Segundo o chefe do Centrefértil, Raimundo Rocha, com dez edições do curso, mais de 234 pessoas foram beneficiadas, sendo 60% de agricultoras familiares preparadas a produzir e comercializar seus produtos. “O curso ensina a arte da pintura em tecidos, que logo se transformam em belos panos de prato, barra de lençol, panos de bandeja, roupas infantis, capas para cobrir botijões de gás e vasilhames de água mineral, todos pintados artesanalmente”, disse Rocha, assegurando ainda que algumas ex-participantes já obtêm uma renda extra vendendo seus trabalhos, e até mesmo fazendo o papel de multiplicadoras da técnica em comunidades rurais próximas.
Distribuídos de forma estratégica, de acordo com a realidade econômica de cada região, a EBDA possui atualmente dez centros intensivos de profissionalização de agricultores familiares. Para maiores informações sobres os cursos oferecidos pela EBDA em seu centros profissionalizantes, os interessados devem procurar o centro mais próximo de sua localidade, acessar o endereço eletrônico www.ebda.ba.gov.br ou ligar para o telefone (71) 3116-1800.
Fonte:
Assimp/EBDA
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!