Os candidatos a presidente e a vice-presidente da República pelo PSOL, Plínio Sampaio e Hamilton Assis, estiveram 31ª Romaria da Terra e das Águas, realizada em Bom Jesus da Lapa, nas margens do Rio São Francisco, na Bahia. Eles foram a convite do Bispo D. Luiz Cappio que, anteriormente, já havia declarado apoio ao candidato a presidente do PSOL.
A manifestação, realizada no último final de semana, foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra e seus parceiros, como CETA, MST, PJMP, Águas para Vida e outros. Os candidatos a governador e senador do PSOL da Bahia, Marcos Mendes e Luiz França, também acompanharam Plínio. Estiveram presentes entre 30 e 40 mil romeiros da Bahia e de outros estados do Nordeste e Centro-oeste.
O objetivo da visita era participar do lançamento da campanha e do abaixo-assinado nacional proposto pela CNBB, pelo limite das propriedades individuais das terras no campo. Durante o debate, Plínio Sampaio que é presidente da Associação Brasileira pela Reforma Agrária (ABRA), falou que "não é possível continuarmos a manter intocável o limite das propriedades no campo" e que 1.000 hectares por família seria o suficiente para assegurar a produção agrícola. Assegurou ainda que, assim, haveria condições “de se fazer uma verdadeira Reforma Agrária, fundamental para acabar com a pobreza no campo e nas cidades” e propôs que as entidades formassem uma comissão e levasse o abaixo-assinado com a proposta para os presidenciáveis assinarem. Aquele que se recusasse não seria digno do nosso voto.
O candidato a vice-presidente, Hamilton Assis, que é baiano e ligado a movimentos sociais urbanos, acrescentou nos debates que "não haverá solução para os problemas dos grandes centros urbanos se for mantido o atual modelo agrário brasileiro, que provoca a migração para as grandes cidades". Criticou ainda o fato de que "a prioridade dos governos de Lula e de Wagner tem sido os grandes projetos do agronegócio, indo na contramão da Reforma Agrária e dos interesses populares".
Dom Luiz Cappio reafirmou seu apoio à chapa do PSOL uma vez que "Plínio é um batalhador das grandes causas sociais da Nação, que dizem respeito ao povo pobre do nosso país, defende uma verdadeira Reforma Agrária e é contra a Transposição do São Francisco".
Plínio, que já havia participado com Hamilton do cortejo do Dois de Julho em Salvador, disse que as atividades na Bahia com seu novo parceiro de campanha, o militante do Movimento Negro e sindicalista Hamilton Assis, trazia "ainda mais ânimo e energia para a campanha".
1 comentários:
Este candidato do PSOL nem vai pontuar no resultado geral da eleição.
7/7/10 22:47Veja a previsão:
Resultado para outubro(VOTOS VÁLIDOS)
DILMA 52% – SERRA 36% – MARINA 10% – OUTROS 2%
Assinado, Paul o polvo.
Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!