Pesquisar no blog!




Secretaria da Educação acompanha ações desenvolvidas em 410 municípios

9/01/2010

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia visita, até 15 de setembro, 410 municípios para acompanhamento da execução do Plano de Ações Articuladas (PAR). Ao todo, 45 técnicos acompanham as ações desenvolvidas nos municípios e as melhorias proporcionadas pelo Plano, como a formação de professores e a aquisição de ônibus escolares. Esta é mais uma etapa do projeto de monitoramento do PAR, com o objetivo de fortalecer a parceria entre Estado e municípios.

Para o prefeito de Tremedal, José Carlos Bahia, esta parceria já beneficiou o município com diferentes ações. “O PAR chegou a Tremedal em março deste ano. Hoje, já são 116 ações em desenvolvimento, como o projeto Escola Ativa, que está formando professores de 68 escolas da zona rural, e o Proinfo, que vai fornecer computadores a 18 escolas. Além disso, nosso PME está em fase de elaboração e vamos receber três ônibus para o transporte escolar”, enumera.


No período de visitas, os técnicos realizam reuniões com os gestores municipais e representantes do comitê local, fomentam as discussões sobre a execução das ações do PAR no município e acompanham os programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE): Formação pela Escola, Gestar II, PDE Escola, Levantamento da Situação Escolar (LSE), Escola Ativa, ProInfo, Escola Acessível, Sala de Recursos Multifuncionais e Brasil Alfabetizado.


Durante os seminários que aconteceram em 11 polos regionais, os representantes dos municípios (secretários de Educação e membros do comitê local) apresentaram as ações já desenvolvidas desde a implantação do PAR. Aquisição de ônibus, formação continuada de professores e elaboração do PME são algumas das ações comuns aos municípios. “Nós tínhamos as ações, mas não sabíamos como captar os projetos. O PAR veio aliviar nossos anseios e nos ajudou a alcançar a melhoria no Ideb”, afirma Sirlene Oliveira, secretária de Educação de Cândido Sales.


Revisão – Em agosto, os municípios iniciaram a revisão do PAR, por meio de um sistema disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Nesta etapa, as necessidades diagnosticadas em 2008 podem ser modificadas de acordo com a realidade atual de cada município. “Esta é uma segunda oportunidade de captar recursos e projetos para o município”, ressalta Olinda Ribeiro, integrante da equipe da Secretaria da Educação que coordena do PAR.


Sec

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!