Pesquisar no blog!




Secretário estadual de meio ambiente visita município de Santa Rita de Cássia

9/15/2010

Sol forte, seca, queimadas e calor intenso. Esse tem sido o clima da região Oeste nas últimas semanas. Preocupados com a degradação ambiental, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), após um mês de campanha realizada na Chapada Diamantina, decidiu estender a mesma para o oeste Baiano. No último dia 10 de setembro, o município de Santa Rita de Cássia recebeu a visita do secretário estadual de meio ambiente, Eugênio Spengler.

Durante a reunião emergencial ocorrida no município, Eugênio explicou que o motivo da visita foi para discutir as ações de combate aos incêndios florestais que estão acontecendo no oeste da Bahia. Ele falou ainda que existem duas questões centrais: uma que irá acompanhar o trabalho que tem sido desenvolvido pelas equipes da Sema, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais, além de verificar a situação das áreas atingidas pelo fogo. Já o segundo aspecto, foi realizar uma reunião com o Prefeito Romualdo Setubal para identificar as demandas do município que se referem às políticas de gestão ambiental.


Spengler fez questão de explicar quais serão as ações de combate e prevenção de novos incêndios. “Nossa preocupação inicial é com os incêndios florestais, que são emergências. Em seguida, serão intensificadas na região as ações de combate e prevenção de novos incêndios. Vamos viabilizar ações voltadas para educação ambiental, dias de campo junto aos produtores rurais, sensibilização da comunidade para tomar certos cuidados como a exemplo do “toco” de cigarro”, explicou.

Como o município não possui órgãos e profissionais que trabalham nas ações de combate ao fogo, o Sema disponibilizou uma equipe de brigadistas capacitadas e com equipamentos de uso pessoal para ajudar no combate às queimadas.


O prefeito Romualdo Setubal, se comprometeu a disponibilizar recursos materiais, como carros, entre outros, tanto para a Campanha, quanto para o combate ao fogo no município. “Vamos ajudar no que for necessário, inclusive com doações de materiais para os brigadistas para coibir às queimadas. Se for o caso, vamos ceder alguns homens do quadro efetivo para combater o fogo, em caso de emergência”, garantiu o prefeito.


Jornal Novoeste

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!