Pesquisar no blog!




Bahia registra cerca de 91 mil empregos com carteira assinada em 2010

10/20/2010

Em setembro de 2010, a Bahia gerou 10.287 novos empregos com carteira de trabalho assinada. O saldo do mês colaborou para o acúmulo de 90.965 novas vagas, este ano, com destaque para os setores da Construção civil e os Serviços. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), divulgadas com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

O secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, vê com otimismo o resultado. “Os números confirmam a tendência de sustentabilidade do processo de crescimento da economia e também o acerto das diretrizes governamentais no sentido de abrir novas oportunidades de trabalho no estado”. Ele lembra ainda que o número de empregos gerados este ano já supera o de todo o ano de 2009 em quase 20 mil postos de trabalho.

No acumulado do ano, o desempenho do estado, com quase 91 mil novos postos formais, coloca a Bahia na melhor posição na Região Nordeste. Comparativamente aos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, a Bahia ocupou a 7ª posição em termos de saldo mais expressivo de empregos criados no período de janeiro a setembro de 2010. Ficou abaixo apenas dos estados de São Paulo (752.445 vagas), Minas Gerais (283.627), Rio de Janeiro (149.247), Paraná (149.146), Rio Grande do Sul (141.137) e Santa Catarina (98.176).

O secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, credita o desempenho ao bom momento que a política macroeconômica brasileira vive e a atração de grandes investimentos públicos e privados no estado como o 'Programa Minha Casa, Minha Vida', o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Arena Fonte Nova e o aquecimento do mercado imobiliário.

A necessidade de ações complementares para a geração de empregos por parte dos estados é também ressaltada pelo secretário. “A intermediação para o trabalho por parte do governo do Estado é uma ferramenta significativa na geração de empregos. Temos o SineBahia, que é modelo nesta ação e que a cada mês bate recordes no número de colocações no mercado de trabalho”.

O secretário observa ainda que o número de postos criados foi distribuído pelas diversas regiões do estado. “Isso demonstra o fortalecimento da economia em toda a extensão territorial da Bahia”. O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, diz que o resultado aponta para a superação das projeções iniciais do Ipea para este ano, sendo possível um novo recorde, com a criação de mais de 100 mil empregos”.

Jornal da Mídia

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!