Pesquisar no blog!




Programa Garantia Safra bate recorde de adesões no Território Velho Chico

2/11/2011

Mais de 12.500 agricultores familiares do Território Velho Chico aderiram ao Programa Garantia Safra, na safra 2010/2011, quase 31% a mais que na safra anterior, quando alcançou 8.755 agricultores. Para a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), isso representa um marco de superação, na região administrativa da Gerência Regional da empresa, em Bom Jesus da Lapa.


O Garantia Safra é um programa do Governo Federal, em parceria com a Seagri, através da EBDA, que, junto aos municípios e unidades familiares, se unem na formação do fundo gerador de recursos voltados para o benefício das unidades familiares.

“Este programa é voltado para a captação de recursos para melhorar a condição de vida dos agricultores familiares e, consequentemente, dos municípios, principalmente em épocas de crise”, afirmou o coordenador do Território Velho Chico, Guarim Ferreira. Ele informou que, em julho do ano passado, a empresa começou o cadastramento dos produtores para emissão das DAPs, e as inscrições acontecem de acordo com o calendário agrícola de cada município. No próximo mês de março, os técnicos da EBDA começam o preenchimento dos laudos para identificar o percentual de perdas nas lavouras.

Como um seguro, este programa garante ao agricultor familiar, que perdeu pelo menos 50% da sua safra, por motivo de seca ou excesso de chuvas, uma renda mínima de R$640, recebida em quatro parcelas mensais de R$160, através da Caixa Econômica Federal, parceira no projeto.

As culturas cobertas pelo programa são: algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou mamona (consorciada com feijão). "O Garantia Safra é fortalecido por um trabalho conjunto entre as prefeituras, através das secretarias de agricultura, e a EBDA, que atuam identificando os agricultores, proporcionando-lhes conhecimento sobre o programa e inscrevendo-os através da DAP”, disse Meire Telma, gerente regional em exercício. A gerente também informou que a EBDA, na prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), trabalha na introdução de novas tecnologias, na capacitação de técnicos e agricultores, no estímulo ao associativismo/cooperativismo, e na orientação para acesso ao crédito.

Na atual safra 2010/2011, todos os 16 municípios do Território Velho Chico participam do programa, tendo alcançado, só na safra de verão, mais de 3.813 adesões de unidades familiares.

“Plante tranquilo” é o tema da atual campanha do programa. Para obter mais informações sobre o Garantia Safra, acesse o site do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA): http://mda.gov.br/portal/saf/programas/garantiasafra.

Fonte: - Assimp/EBDA

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!