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Equipamentos para usinas de energia eólica chegam a Brotas de Macaúbas

3/18/2011

Confeccionada em metal e fibra de vidro, cada hélice mede 47 metros de cumprimento e pesa 6,5 toneladas. O transporte do CIA até o interior está sendo realizado com escolta da Polícia Rodoviária Federal
Cinquenta pás (hélices) que vão compor os aerogeradores do primeiro parque eólico da Bahia já estão em Brotas de Macaúbas. Ao todo, serão 171 pás que farão parte das três usinas para aproveitamento da energia do vento, que estão em fase de construção no município baiano.
Os equipamentos chegaram ao Terminal de Contêiner (Tecon), no fim do ano passado, e em janeiro último começaram a ser levados para o município localizado no Território de Identidade Velho Chico. Na manhã de ontem, outras duas hélices foram levadas para Brotas de Macaúbas, onde serão montadas. Seis, no máximo, são transportadas por dia.
Em cumprimento à Resolução 11/2004, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as carretas foram escoltadas por batedores credenciados (particulares) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Centro Industrial de Aratu (CIA) até o destino.
O controle rigoroso no transporte se deve ao fato de a carga ser especial. Confeccionada em metal e fibra de vidro, cada hélice possui 47 metros de cumprimento e pesa 6,5 toneladas – a ponta do equipamento ultrapassa a extensão da carreta em oito metros. Cinquenta e sete nacellis (motores) também estão a caminho de Brotas de Macaúbas, mas por serem bem menores, os batedores foram dispensados.
Segundo o inspetor da PRF Amaro Martins todo o trajeto tem mais de 500 quilômetros. "Partimos do Viaduto do CIA pela BR-324, passamos pelo Anel de Contorno de Feira de Santana, seguindo em direção ao sudoeste da Bahia, até o Paraguaçu. De lá, nosdeslocamos para a BR-242, em direção ao oeste baiano, até o destino final."
Ele informou que há uma preocupação com os veículos de pequeno e grande porte, sobretudo os menores. "Em alguns pontos, é necessário criarmos obstáculos para permitir que os veículos escoltados passem com segurança e não causem transtorno aos demais condutores na via."
Velocidade – A velocidade das carretas na estrada varia entre 50 e 60 quilômetros por hora. Por causa das paradas, o comboio pode levar mais de dez horas entre Salvador e Brotas de Macaúbas.
Thiago Maciel, 27 anos, é um dos motoristas da transportadora contratada pela Desenvix, uma das empresas vencedoras do leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dezembro de 2009, para executar os projetos de energia eólica em Brotas de Macaúbas.
Além da inspeção minuciosa nos caminhões, ele disse que fez treinamento para se tornar apto a conduzir a carga. "Passamos por uma capacitação com instruções que vão desde a velocidade até como fazer manobras para evitar colisões."
Impacto positivo na economia da região
O impacto na economia da região onde o parque eólico está sendo implantado já pode ser sentido. Quatrocentos trabalhadores já estão no canteiro de obras. Conforme o diretor de implantação da Desenvix, Paulo Zuch, cerca de R$ 400 milhões serão viabilizados para a construção do complexo.
"Recebemos apoio institucional do Estado, por meio das secretarias da Indústria e Comércio, do Meio Ambiente e da Casa Civil na agilização dos licenciamentos de modo que pudéssemos cumprir as formalidades para execução do projeto", disse. Paulo Zuch referiu-se também aos incentivos fiscais aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Em junho, o primeiro parque (Novo Horizonte), com capacidade para produzir 30 meagawatt, deverá entrar em operação. Quando estiver em pleno funcionamento, previsto para o segundo semestre, o complexo de Brotas de Macaúbas - que inclui os parques Macaúbas e Seabra - será responsável pela produção de 90 Mega Watts de energia limpa.
Esse processo de geração de energia, além de oferecer baixo impacto ambiental, não libera carbono na atmosfera e dispensa desapropriação de terras.

Seagri

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