Como dito, passaremos a apreciar o desempenho do Poder judiciário de Xiquexique. Assim, em pesquisa no site do TJBA (Tribunal de Justiça da Bahia),
http://www5.tjba.jus.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=77599&Itemid=279
O Xiquexiquense descobriu, com dados do ano de 2010, que infelizmente os juízes que servem em nossa cidade são menos produtivos do que aqueles de comarcas próximas, como Barra e Irecê.
Para se ter uma idéia, em Xiquexique, o Juiz Nunisvaldo prolatou 330 decisões e despachos e presidiu 246 audiências, já o juiz Sérgio Humberto contou com 622 decisões e despachos e presidiu 456 audiências; na Barra, a Juíza Fernanda prolatou 1.236 decisões e despachos e presidiu 171 audiências; finalmente, em Irecê, o juiz Ulysses contou com 928 decisões e despachos e presidiu 304 audiências, o juiz Arnaldo prolatou 761 decisões e despachos e presidiu 231 audiências, já o juiz Gustavo contou com 656 decisões e despachos e presidiu 307 audiências.
O fato é preocupante, especialmente porque no final de fevereiro de 2011 a Vara criminal da nossa cidade tinha 1.791 processos, enquanto que na cível existiam 4.386 causas. Os dados são do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e podem ser obtidos aqui:
http://www.cnj.jus.br/corregedoria/justica_aberta/d=consulta&a=consulta&f=formPrincipal
A demora de julgamento de processos pelos nossos juízes pode ser explicada em parte pela falta de aparato logístico, composto principalmente por servidores e computadores. Porém, a justificativa perde um pouco o sentido quando se observa que a Comarca de Barra tem menos servidores do que a de Xiquexique. Lá são 6 para a Vara criminal e 3 para a cível, enquanto que aqui temos 4 para a criminal e 6 para a cível.
Uma das soluções para o problema da baixa produtividade dos julgadores de Xiquexique será a aplicação da decisão do CNJ sobre o novo horário de funcionamento do nosso Fórum. O Conselho determinou que em todo o país a Justiça passe a funcionar das 9h às 18h, no mínimo, e sem intervalo do meio-dia.
O Xiquexiquense, então, espera que nossos juízes dêem uma resposta para imprensa por meio de melhoria dos resultados, como bem sugeriu a Corregedora do CNJ ministra baiana Eliana Calmon. Não custa lembrar, finalmente, que a Justiça do nosso Estado foi a pior avaliada no último relatório do CNJ, o que entristece todos os baianos.
Mais informações no Blog “O Xiquexiquense”
3 comentários:
Larga de mania de perseguição. Primeiro Xique-Xique não tem juiz titular da vara civil desde da saida de Dr Ronaldo, ou seja, desde agosto de 2009. Dr Nunisvaldo nessa época era juiz titular de gentio do ouro e auxiliar em Xique-Xique. Dr Sergio é juiz titular da vara crime e substituto da vara civil. Ja Irece tinha juízes titulares em todas suas varas e barra tinha Dr Fernanda. Agora pergunto, Barra tem juiz hoje? Gentio do Ouro? Pq os advogados de barra estão aqui direto em xique-xique.
5/4/11 07:55Cada cidade tem a justiça que melhor lhe convém.
5/4/11 10:03Quem não sabe chupar cana, morde a lingua.
5/4/11 19:05Postar um comentário
Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!