Pesquisar no blog!




A educação será melhor o dia em que houver valorização do professor

6/07/2011

Professor considerado um dos profissionais mais esforçado, que passa anos estudando, dedicando-se ao aprendizado para exercer da melhor maneira o seu papel dentro da sala de aula.
Como é visto hoje, as Universidades estaduais da Bahia estão em greve, paralisaram suas atividades a fim de reivindicar ajustes salariais, não é a primeira vez e nem será a ultima, que esse grupo de trabalhadores se levantará em busca de melhores condições financeiras.
Diante dessa situação percebe-se como o professor é desvalorizado, por ser ele o responsável pelo papel mais importante na sociedade, como agente da educação, preparando o aluno não só no mundo intelectual como também contribui na formação do caráter individual do cidadão.
O professor por ter essa função merecia no mínimo melhores condições, para atuar sempre com muita dedicação e qualidade. Segundo o Inep/Mec, o nordeste é uma das regiões que pior paga o professor, seja do ensino base como do ensino superior, e essa variação vai de estado pra estado. Sendo que o Brasil esta em 3º lugar de pior salário do professor, o que favorece para uma educação sem qualidade.
Acredito que o dia que houver valorização do professor em todos os sentidos, ocasionará numa revolução educacional, onde a qualidade do ensino subirá consecutivamente, atingindo o profissional preparado e consciente de sua função, pois com o incentivo vem o crédito de que a educação é transformadora, e que pode sim mudar o mundo e receber a vidas futuras com uma estrutura de qualidade.
Mas para isso acontecer à educação tem que sair de planos teóricos e começar a ser praticada com responsabilidade, pois ela quem move um país para o desenvolvimento. Enquanto houver restrições para valorização desse profissional a educação não melhorará qualitativamente estagnando esse desenvolvimento.
As paralisações dos docentes trazem alguns transtornos para os estudantes porque perdem tempo e ficam desmotivados. A necessidade hoje é de lutar para que a educação tome sua posição seguindo o país para o progresso. E isso depende não só de políticas educacionais como também de facilitar na capacitação do profissional. Essa é uma das condições de termos um país melhor e mais justo.
Kedma da Costa

19 comentários:

Anônimo disse...

Até que enfim alguém a favor dos professores, esses trabalhadores esquecido pelo governo.

7/6/11 09:55
Anônimo disse...

Com o Secretario de Educação que Xique Xique tem a vaca já foi para o brejo a muito tempo, não valoriza o docente a brutalidade e a arrogáncia dele esta acabando com o Prefeito todos os professores sabem disso mais ninguén denuncia com medo de perder o cargo. acorda Prefeito!

7/6/11 12:45
Anônimo disse...

O prefessor é desvalorizado no setor público, mas convenhamos que muitos não tem responsabilidade com o que faz.
Mas a maior culpa são do gestores que pega todo mundo que não sabe fazer nada na vida e empurra na educação.
Em Xique-Xique por exemplo o que tem de gente na educação que sabe fazer um O com um copo.
Aí a verba que deveria pagar melhor os profissionais serve para sustentar os contratados para fazer campanha para o prefeito.

7/6/11 12:51
Anônimo disse...

O MAIS ENGRAÇADO É QUE A OPOSIÇÃO SE ESQUECE QUE OS PROFESSORES NÃO TEM VALORIZAÇÃO ALGUMA POR PARTE DO ESTADO E DO GOVERNO FEDERAL!!
QUE DIGA OS PROFESSORES DA UNEB!! MAIS É CLARO QUE A OPOSIÇÃO NÃO VAI CRITICAR OS SEUS ALIADOS!!! AGORA ELES QUEREM QUE OS ALIADOS DO PREFEITO FALEM MAL DO MUNICIPIO!! ACHO DIFICIL!! OU SEJA CADA UM PUXA A BRASA PARA SEU PEIXE!! É CLARO.

7/6/11 14:24
kedma disse...

Quando eu falo de valorização, penso no geral e naum apenas numa parcela, independente de oposição ou situação.

7/6/11 14:28
Anônimo disse...

Parece-me que a nota fala de desvalorização da educação e não de Xique-Xique.
O que mostra que não a ver com oposição situação etc.
A a matéria até cita a questão da Uneb o que mostra que não faz uma crítica direcionada.
Por tanto é infundado o comentario do anônimo das 14:24.
Mas é como diz o ditado, quem fala de mais da bom dia a cavalo.

7/6/11 17:24
Anônimo disse...

LEIAM OS TODOS COMENTÁRIOS ACIMA!! QUE FICA BEM CLARO!! QUE A OPOSIÇÃO SÓ ESTÁ FALANDO SOBRE XIQUE-XIQUE!! NÃO ME REFIRO A KEDMA!! E SIM AOS COMENTÁRIOS!!

7/6/11 18:15
Economista disse...

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 480 de 2007, DE AUTORIA DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE , DETERMINA A OBRIGATORIEDADE DE OS AGENTES PÚBLICOS ELEITOS MATRICULAREM SEUS FILHOS E DEMAIS DEPENDENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS.

“No Brasil, os filhos dos dirigentes políticos (vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, governadores e vice-governadores, Presidente e vice-Presidente da República) estudam a educação básica em escolas privadas.

Isto mostra, em primeiro lugar, a má qualidade da escola pública brasileira, e, em segundo lugar, o descaso dos dirigentes para com o ensino público. Talvez não haja maior prova do desapreço para com a educação das crianças do povo, do que ter os filhos dos dirigentes brasileiros estudando em escolas privadas."

7/6/11 18:55
Anti-PT disse...

Este texto deveria chegar ao nosso governador para ver se a greve da UNEB acaba...

7/6/11 19:05
Anônimo disse...

Como se a realidade de Xique-Xique fosse difetente.

7/6/11 19:24
Economista disse...

Só acho que o texto tá "endeusando" muito o professor.

A profissão é muito bonita e importante e merece mais valorização. Certo também que as condições de trabalho são adversas, mas, quase todos os professores são desleixados, descompromissados, acomodados e não se empenham em cumprir seu papel de educador. Alguns apenas cumprem a "triste" obrigação de comparecer as aulas e “suportar” ate o final delas para receber o tão renegado, baixo salário pago no Brasil.

A irresponsabilidade do professor, em sua grande maioria, é tão critica que, quando um exerce seu trabalho com regularidade é considerado como um herói pelos alunos a sua volta.

Olhando pra traz, é essa a impressão que eu tenho dos meus professores que (sofrendo com as mesmas adversidades que todos passam) cumpriam seu papel com lisura, sem fugir da condição de apenas um 'educador publico regular'.

A grande maioria faz jus ao misero salário que recebe. Desempenha seu trabalho com tantas imperfeições, que não tem o direito de reivindicar beneficio algum.

São vitimas, potencializadas pela falta de moral profissional, fazendo mais vitimas. Os alunos.

7/6/11 19:24
Economista disse...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa.

7/6/11 20:33
Anônimo disse...

É a classe mais valorizada em xique-xique,os seus salários base é maior que o do estado.
E outra receberam seus salários no dia 25/05 e hj ja receberam 50% do décimo terceiro salários. Enquanto outros município ainda não pagaram o salário de maio.Dique vão reclamarem?

7/6/11 21:21
Anônimo disse...

Acho muito justo reivindicar, criticar, buscar os direitos de cidadão (ã), pois, devemos saber lidar com adversidades de idéias e ideais, conversando é que se entende! Agora o comentário das 14:24min. está gritando (com essa letra em caixa alta), gritando como os ditadores que simplesmente gritam em som bem alto, claro e imponente de um DITADOR. Vamos ser mais educados sem gritar e nem ofender o nosso próximo! Afinal o próximo pode ser você... Considerando a possibilidade de que eleições são uma incógnita. (???)

7/6/11 23:13
Professora do estado disse...

Existem os professores que fazem sua parte independente de seu salário, mas existem outros que naum se preocupam nenhum pouco com a situação, naum se esforçam pra dar o melhor de si, e passa os alunos sem saber de nada.
MAs o texto esta muito bom, gostei

8/6/11 11:30
Professor municipal disse...

Se aqui no município está tão ruim assim seus contras tudo porque os mesmos não realizam greve ? Não digam que é por medo da perseguição não porque vocês não estão no poder...

8/6/11 16:47
Anônimo disse...

O nosso municipio está muito bem obragado. Professores satisfeitos, concluiram o curso de pedagogia dia 05.05 e dia 23/05, ja receberam seus salário como graduadas. Ja foi mais de 200,00 reais nos seus proventos.

8/6/11 17:46
Anônimo disse...

A família cada vez mais joga sua responsabilidade pra escola e culpa os professores pelos filhos maus educados, sem cultura e sem valores!!!Hoje é muito normal alunos se agredirem e agredirem professores em sala de aula,pois são acostumados a bater nos próprios pais...são tantos os problemas que dificultam o trabalho desse profissional que é muito mais fácil OS CULPAREM pela péssima educação do PAÍS ... o GOVERNO não quer BRASILEIROS instruídos, com senso crítico e principalmente capazes de mudar!!! E QUE VENHAM MAIS CARTÕES BOLSA ESMOLA

10/6/11 14:14
PROFESSORA MARIA disse...

Os professores do municipio estão sendo valorizados e muito, estão ganhando mais que os do Estado, graças a deus e ao prefeito Reinaldinho não temos nada a reclamar.

10/6/11 15:54

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!