Pesquisar no blog!




Xiquexique:Em audiência o diretor da Uneb esclarece a suspensão do curso de letras

8/31/2011


Aconteceu ontem as 19:00 no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, a 1ª Audiência Publica Unificada Estudantil da Uneb. Com a presença do diretor do campus João Rocha Filho, docentes, discentes e aberta a toda a comunidade acadêmica e civil de Xiquexique.
O evento teve como objetivo principal esclarecer o motivo que levou a suspensão do curso de letras em Xiquexique. O Diretor João Rocha, trouxe dados levantados pelo campus, e pela PROGRAD- Pró-reitora de ensino de graduação/UNEB, que mostrou que os índices de aprovação no vestibular de Letras, veio caindo consecutivamente desde 2006.
Com isso a PROGRAD juntamente com o conselho departamental do campus XXIV/Xiquexique, foram diminuindo as vagas para o curso, sendo que em 2004 eram disponibilizadas para Xiquexique 100 vagas, formando 2 turmas, uma no vespertino e outra no noturno, como a demanda foi caindo hoje em 2011 apenas foram 40 vagas, e só no turno noturno.
Nessa perspectiva está sendo quase impossível pra UNEB, manter o curso em Xiquexique, pois a dificuldade é muito grande em formar uma turma e por isso foi decidido, suspender o curso por tempo indeterminado. E essa situação não foi só em Xiquexique, em Brumado e Itaberaba estava acontecendo à mesma coisa e também o curso foi suspenso.
O curso só está suspenso para o vestibular de 2012, mas tem possibilidade de retornar em 2013, basta à demanda aumentar, e para isso será feito mobilizações e pesquisas em toda comunidade a fim de deixar vivo um curso que tem enaltecido tanto a cidade de Xiquexique.
É importante ressaltar que o Campus de Xiquexique é considerado um dos melhores da Bahia, servindo de referência para todos os outros. Mesmo sem o curso de letras a Uneb continuará funcionando normal com o curso de Engenharia de Pesca, que também estará em avaliação, porque um curso só se mantém vivo se tiver alunos.

21 comentários:

Nathalia disse...

É, assim fica complicado, as pessoas naum passam no vestibular pq o ensino de XX é uma porcaria, vamos ver se com essas mobilizações os professores das redes estaduais e municipais melhorem suas metodologia, para os alunos alcançar a aprovação no vestibular, e trazer novamente o curso de letras para XX, torço por isso.

31/8/11 09:45
Anônimo disse...

É verdade Nathalia. Observando a sua escrita percebe-se que você é fruto desta porcaria a qual está se referindo. "Naum! - o que é isso?" "Melhorem suas metodologia - metodologia tem que concordar com melhorem suas, ou não?" E quantas redes estaduais a Bahia tem? e quantas redes municipais Xique-Xique tem? Alunos alcançar?
VAI ESTUDAR TAMBÉM...

31/8/11 10:32
OLIVEIRA disse...

xIQUE-xIQUE é uma cidade que valoriza muito a politicagem e não a política. Os caras que estão aí no poder só olham pru próprio umbigo, XiqueXique não tem quem represente o munícipio pra diminuir a pobreza e os anseios do seu povo. A ignorãncia do povo é que faz alguns deles se elegerem por anos a fio para benefeciarem eles próprios e as respectivas famílias.
ACORDA POVO DE XIQUEXIQUE!

31/8/11 11:15
Anônimo disse...

Só uma pergunta: a UNEB faz propaganda do seu vestibular em Xique-xique???????? O povo tem que saber que um curso superior, qualquer que seja o tipo (letras, engenharia etc), abre mtas portas, seja pelo próprio enriquecimento do estudo ou pela possibilidade de concursos públicos, aumento de salário etc. Acho que falta divulgação das vantagens de se ter diploma de nível superior.

A PMXX tb não incentiva o jovem a estudar: contrata qualquer um e não faz concurso para selecionar os mais preparados..... ai é fogo, né prefeito!

31/8/11 12:32
Anti-PT disse...

A PMXX não incentiva, só se pegar os alunos na marra e levar para a escola, porque consegue onibus novos, constroi escolas em todos os cantos da cidade e zona rural, creches novas modalidades esportivas como volei, se isso não é incentivar ninguem digam ai o que é incentivo ?

31/8/11 13:48
ANDRÉIA CURVELO disse...

O prefeito fez concurso incentiva de todas as formas e os professores sabem disso FTC, e outros cursos, agora quando ele chegou já encontrou muitos professores concursados e efetivos vai fazer o que com eles. E não falando com todos mais os do estado também esses são piores, pois como o dr.Lula que é professor que nem na sala de aula pisa, assim fica difícil.

31/8/11 14:09
Anônimo disse...

ontem lá na reunião uma moça questionou de que que adiantava ter uma faculdade e agora um ifet em nossa cidade, se o prefeito vai na contramão e contrata pessoas sem qualificação para ensinar. disse que o concurso público seria a saída. pena que sobre isso joão rocha não comentou

31/8/11 14:17
Anônimo disse...

OLha anônimo das 12:32, a Uneb faz divulgação sim em toda as escolas, radios e por toda micro-região. Inclusive ao se perceber essa dificuldade nos alunos não passarem nos vestibular que se criou inumeros cursos de extensão nas areas que haviam mais dificuldade, o problema é que os proprios estudantes não se inscreve nos minicursos, não dão sequer o minimo de credibilidade. O povo tem preguiça de pensar, e é onde se torna muito mais dificil conseguir passar em alguma coisa.
Se a mentalidade dos estudante não melhorar será muito dificil retornar o curso de letras, e manter engenharia de pesca também.

Acordem estudantes não deixem que os outros tomem suas vagas!!!

31/8/11 15:16
Anônimo disse...

Não adiante só divulgar, tem que envolver a sociedade.
É isso que precisa ser feito e não somente promover o evento e colocar um anúncio.

31/8/11 16:18
Anônimo disse...

Concordo com o comentarista das 16:18. Tem que envolver a sociedade e quem é responsável por isso, me desculpem os partidários do prefeito, é o poder público de nossa cidade (prefeitura e câmara de vereadores), porque são as entidades ORGANIZADAS de nossa cidade. 70% das escolas, responsáveis pela FORMAÇÃO dos nosso jovens, é da Prefeitura. Logo, se os jovens são desinteressados é responsabilidade dos funcionários da Prefeitura, ou seja, do Prefeito até o Professor.

Todo mundo que entende um pouco de educação sabe que se uma turma vai mal a culpa é do professor. Não tem como não ser, já que ele é o mais experiente e responsável pela turma. Ali só tem crianças e adolescentes. Os adultos (Prefeito, Diretor e Professores) é que estão no poder, no comando, e devem responder por ter FORMADO mal os alunos. Não tem como escapar disso. E não é porque os adultos de ontem foram irresponsáveis que os de agora PODEM também ser!

Vamos deixar de ser apaixonados e ver a realidade como ela é: Xique-xique é uma cidade pobre porque seu povo é pobre DE ESTUDO!

31/8/11 17:59
PROFESSOR disse...

Aqui o que prevalece é um sistema educacional montado para manter o povo no cabresto dos mandantes de plantão…O resto é conversa fiada.

31/8/11 18:55
Anônimo disse...

A Prefeitura oferece gratuitamente a todos os professores que cursam faculdades de licenciatura!!! Isso vocês não divulgam!!! O ideb de Xique-Xique é 4,1!!! O que mais cresceu na região.

31/8/11 19:42
Leitor disse...

Tem os xiquexiquenses que moram em outras cidades, estudaram aqui e fazem sucesso por aí afora. Aqui mesmo no a voz tem gente que escreve para o blog. Tem Gal, Zeca de Custódio..............Uau!!

31/8/11 21:51
Anônimo disse...

ideb é o que mais cresceu, mas não é o maior da região. além disso, os outros indices são baixo. veja a prova brasil, que analisa a prova de português e matemática. ideb conta até tinta laranja na parede!!!!!!!!!!! isso faz um aluno ser melhor???????????

1/9/11 08:08
Anônimo disse...

os que estudaram aqui, se fazem sucesso fora é por mérito próprio e não das escolas de xique-xique! todos os que fazem sucesso fora se esforçaram muito mais do que a média dos alunos de xique-xique. graças a seus pais se dedicaram aos estudos.

1/9/11 08:10
Anônimo disse...

Discordo. Os xiquexiquenses que hoje em dia fazem sucesso profissionalmente, na sua maioria estudaram no Colégio Senhor do BomFim. Pergunte aos mais velhos.

1/9/11 09:09
LARISSA ALEQRIN disse...

Nunca na história de XX, um prefeito incentiva tanto professores como Reinaldinho, pois com recurso da prefeitura muitos professores já fizeram as suas faculdades como FTC, UNOPAR, a gora não culpem o prefeito se muita gente não querem nada com os estudos. E outra coisa, não há incentivo maior que receber em dia ou antecipado, desafio qualquer prefeitura da região que pague em dia, para mim esse é o maior incentivo.

1/9/11 15:36
Anônimo disse...

Aqui em Xique-Xique pode abrir mil cursos, UNEB, UFBA, IFET, que só vai servir o pessoal de fora! porque os pessoal de Xique-Xique não estuda. agora se for curso virtual assim vai tar cheio de gente daqui!! porque não tem avaliação para entrar!! quando´tem é só não zerar a prova tá aprovado.

1/9/11 19:54
Maria Bokuda disse...

A comunidade precisa estar mais atenta a tudo o que acontece na cidade.
A Universidade precisa abrir suas portas para que o povo faça parte dela e não que apenas saiba que a mesma existe.
No que tange à aprendizagem, o problema é mais sério. É necessário que a prefeitura deixe de ser cabide de emprego, que deixe de dar empreguinhos para quem não é professor e está sendo um.
Essa deficiência vem da base. As séries iniciais, quando bem preparadas, são de suma importância para a construção de uma boa aprendizagem.Os alunos não são preparados adequadamente.
Enquanto for feito politicagem na educação, veremos esses problemas tornarem-se cada fez mais agravantes.

1/9/11 20:20
Anônimo disse...

dinheiro não é tudo. professor quer é reconhecimento!

1/9/11 22:26
Anônimo disse...

É incrível como as pessoas falam, falam as vezes sem conhecimento de causa, muito professores de Xique-Xique buscaram uma qualificação profissional, e outros deixam muito a desejar, pra quem não sabe nós temos cursos da Plataforma Freire oferecidos pela UNEB, cursos excelentes com professores-formadores que são mestres e doutores, que funcionam durante os finais de semana e por incrível que pareça tem turmas que tiveram alunos 40 matriculados e hoje tem 16 cursando.
Dai fica a pergunta será que o povo de Xique-Xique tem mesmo vontade de ter uma educação de qualidade?
Não estão abrindo mais turmas na Plataforma Freire, se não tem mais vestibular para o curso de Letras é por que não tem procura a realidade tem que ser vista.

4/9/11 11:14

Postar um comentário

Os comentários serão de responsabilidade dos autores. podendo responder peço conteúdo postado!